top of page

6ª A, 6ª B e 6ªC - ARTE - 2º Bimestre – Atividade 4 - Revisão e Recuperação - MAZÉ


Postado por Mazé 
E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei ”
Séries: 6ª A, 6ª B e 6ªC
Disciplina: Arte
 - Por favor, no assunto do e-mail coloquem uma identificação com o nome e a série.😉
  - As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta (para possibilitar a minha leitura).

Revisão Final das aulas do 2º Bimestre



Orientação – Arte

Nesse bimestre trabalhamos a linguagem da Dança - A dança faz parte da nossa história desde os primórdios, onde podemos encontrá-la em pinturas rupestres, ou mesmo na Idade Antiga, representando a caça, a colheita, presente nas cerimônias, independente da cultura ou religião. Nestas aulas vamos introduzir as danças folclóricas, que trazem uma bagagem cultural incrível, e você poderá identificar que até as danças que você já conhece ou está acostumado a dançar, têm características dessas danças folclóricas - Fonte de pesquisa: caderno do aluno – Página07.

Aula 1 e 2 - DANÇAS FOLCLÓRICAS

Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração. No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira. Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.

 A cultura do Brasil tem, entre suas inúmeras representações, as danças folclóricas características de cada região.
 O Brasil é um país de cultura tão rica e vasta quanto sua própria extensão territorial. As manifestações de todo esse conhecimento e experiência popular são inúmeras, incluindo arte, festas, música e dança.

Tanta variedade é resultado da miscigenação de nosso povo, oriundo de diversas partes do mundo. Indígenas, negros e conquistadores europeus se misturaram, criando os hábitos e costumes que conhecemos hoje.

Os componentes da cultura brasileira estão, em muito, baseadas no folclore, conjunto de tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração. Pode-se dizer que mitos, lendas, danças e provérbios constituem o folclore de um país.

Notou que mencionamos a dança mais de uma vez? Isso tem um motivo! As danças folclóricas são parte de nossa cultura, expressando as características marcantes de cada região. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

As principais danças folclóricas brasileiras

a- Samba de Roda

b- Frevo

c- Chula

d- Ciranda

e- Baião

f- Jongo

g- Carimbó

h- Bumba meu Boi

i- Maracatu

j- Quadrilha

k- Xaxado

Aula 3 e 4 – Revisão - Linguagem da Dança


A dança sempre esteve presente na vida das pessoas, tendo seus primeiros registros ainda como uma forma de culto, seja na colheita, casamento ou nascimento. De certa forma, a dança representa a união entre as pessoas e/ou a celebração de algum acontecimento. Algumas danças tiveram mudanças significativas com o passar dos anos, pois grande parte delas sofreu influências da sociedade e do seu entorno, como é o caso da catira, que como já foi apresentado, era uma dança exclusiva dos homens e atualmente, vemos grupos formados apenas por mulheres. Assim como o ballet, que inicialmente era dançado apenas por homens, e com as mudanças sociais as mulheres foram incluídas, até passarmos pela inversão de valores (de algumas pessoas) que hoje em dia considerarem essa dança exclusivamente para o público feminino, gerando até mesmo preconceito com esses bailarinos. Fonte de pesquisa: caderno do aluno - página 15.

Aula 5 e 6 - Linguagem da Dança


Bumba meu boi


O Festival Folclórico de Parintins é um evento que acontece anualmente na última semana do mês de junho, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O festejo ocorre desde 1.965 e é muito popular na região, atraindo também, pessoas de todo Brasil e de outros países. Tradicionalmente é realizada no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, em Parintins. O local mais conhecido como Bumbódromo, possui o formato de cabeça de boi e tem capacidade de reunir 35 mil pessoas.

O público fica na arquibancada apreciando os desfiles e torcendo pelos seus candidatos favoritos. Os concorrentes são dois bois, o boi Caprichoso e o boi Garantido. São bois alegóricos, confeccionados com riqueza de detalhes e graciosidade.

Cada boi já possui uma cor definida, ou seja, o Caprichoso sempre se destacando com a cor azul e o Garantido, com a cor vermelha. Os bois são acompanhados por seus grupos, que reúnem cerca de 4 mil integrantes cada.

As apresentações são realizadas durante três noites seguidas (sexta-feira, sábado e domingo), podendo cada uma delas ter no máximo 2h30 e no mínimo 2h. A equipe que não cumprir este tempo estabelecido, é punida com perda de pontuação.

O festival remete à lembrança de escolas de samba em época de carnaval, pois os processos são semelhantes. Os desfiles abrangem fantasias, adereços, temáticas com alas e alegorias, mestre de cerimônias (apresentador) que narra o enredo, músicas e entre outros aspectos. Os destaques são a porta-estandarte (carrega o símbolo do boi) e a cunhã poranga (representa a índia mais bonita da tribo). Texto completo no link abaixo

Vamos revisar os objetos de conhecimentos e os elementos da linguagem criados por Rudolf Laban.

Foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos exemplificar com imagens na sequência.

● Fatores do movimento da dança: tempo, peso, fluência e espaço. Dos 4 fatores vamos destacar o tempo:

Atividade 3 completa no link –


Bom Estudo!











✔Atenção aluno - Segue abaixo o arquivo da aula de Arte - Baixe o PDF se preferir.

Professora Mazé

 


50 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page