Avaliação diagnostica 1
Série: 9A, 9B, 9C, 9D
Disciplina: História
1º bimestre
Professor: João
1. Uma das diferenças essenciais entre a Independência da América Espanhola e a Independência Brasileira está no:
a) modelo político adotado, haja vista que na América Hispânica predominou o modelo republicano, enquanto no Brasil adotou-se o modelo monárquico.
b) modelo de guerra adotado, já que no Brasil a guerrilha foi o modelo de combate adotado no processo de independência.
c) modelo econômico, haja vista que o Brasil, ao contrário da América Espanhola, sofreu um grave transtorno na produção agrícola, levando a política colonial ao colapso.
d) carisma do líder, já que Bolívar tinha menos impacto na consciência da população do que Dom Pedro I.
e) papel do exército, já que, no caso brasileiro, o exército precisou impedir que Portugal retomasse o Brasil como sua colônia.
2. “Criollos” e “Chapettones” eram respectivamente:
a) Os espanhóis e os mestiços.
b) Os naturais da América e os espanhóis.
c) Os mestiços e os precursores da independência.
d) Nenhuma delas é correta.
3. Relaciona-se com o processo de Independência da América Espanhol:
a) a marginalização econômica dos criollos devido às discriminações metropolitanas. b) o apoio da Santa Aliança às lutas emancipadoras dos colonos americanos. c) a aliança da Inglaterra com a Espanha e Portugal para refrear os movimentos de libertação das colônias ibero-americanas.
d) a difusão das teorias anarquistas e socialistas a luta contra a exploração colonialista. e) a influência das ideias liberais presentes na Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.
4. Entre os anos de 1780-1781 Tupac-Amaru liderou a maior rebelião indígena da América. Hoje ele é considerado o herói nacional e precursor da independência do
a) Haiti.
b) Peru.
c) Brasil
d) Canadá
5. Marque (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas. Depois, corrija as afirmativas falsas de modo que se tornem verdadeiras.
a) O processo de independência dos países da América espanhola possuiu apenas causas internas, não tendo relação com o que ocorria na Europa. ( )
b) O processo de independência da América espanhola contou com lideranças criollas, e esses líderes foram chamados de “libertadores da América”. ( )
c) Os altos cargos da administração espanhola na América, assim como altos cargos eclesiásticos e militares, poderiam ser ocupados por qualquer cidadão das colônias espanholas. ( )
d) Brasil, México e Argentina são países da América espanhola. ( )
6.Um dos fatos que fizeram o processo de independência do Brasil ser diferente das demais nações da América hispânica foi:
a) A vinda Família Real portuguesa para o Brasil.
b) As guerras napoleônicas na Europa.
c) As ideias iluministas surgidas na França.
d) A crise do sistema colonial
7.Durante as discussões pela independência do Brasil, o iluminismo foi uma das correntes filosóficas que influenciou este processo.
Assinale a alternativa que expresse a influência do Iluminismo na independência do Brasil.
a) O iluminismo não teve muita influência no Brasil, pois imperava uma forte censura na colônia portuguesa.
b) O movimento ilustrado foi essencial para a elaboração da Constituição de 1824 que previa um poder exclusivo para o Imperador, o Poder Moderador.
c) As ideias iluministas serviram de ponto de partida para a abolição da escravidão ocorrida logo após a independência.
d) A defesa das noções de liberdade entre os seres humanos e igualdade entre todas as pessoas e nações.
8.Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil”.
O projeto industrializante de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?
a) A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas. b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.
c) A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa. d) O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição dúbia assumida por Portugal no comércio internacional.
e) O atraso industrial da colônia provocado pela perda de mercados para as indústrias portuguesas.
Objetivo: identificar o nível de conhecimento que o aluno tem sobre os processos de independências nas Américas.
Enviar a devolutiva para o e-mail: joao.historia.zanei@gmail.com
Corpo do e-mail:
Nome do aluno, número, série e qual aula se trata.
Exemplo: Joaquim, nº 100, 1º D ou E.
Todas as repostas a caneta
Podem também enviar as respostas no gabarito.
Comments