A PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL.
O desenvolvimento industrial acelerou a urbanização, embora a maior parte da população continuasse vivendo no campo, o Brasil ainda era um país rural. A classe dominante nas cidades era formada pela burguesia industrial e banqueiros. Alguns eram imigrantes estrangeiros, que começaram com pequenas oficinas e enriqueciam, outros eram cafeicultores que investiam na indústria. A classe média urbana era formada por funcionários públicos, profissionais liberais, militares, pequenos comerciantes e artesãos. Defendia o voto secreto e almejava maior participação política.
O operariado era composto de imigrantes estrangeiros e trabalhadores brasileiros que deixavam o campo. O operário trabalhava de 10 a 11 horas por dia. Não tinha direito a férias, nem a indenização por acidentes de trabalho. Os salários eram baixos e, por isso, o operário alimentava-se mal e morava em habitações precárias.
A rápida modernização e o crescimento urbano e populacional causaram muitos problemas sociais, tanto nas cidades como no campo, onde os trabalhadores viviam em estado de extrema pobreza, sem-terra, fora do mercado de trabalho, excluídos das decisões políticas e dos direitos trabalhistas. Os trabalhadores enfrentavam a situação de opressão e responderam com rebeliões. Essas rebeliões sociais ocorreram no Brasil tanto no meio urbano- as Revoltas da Chibata e da Vacina- quanto no meio rural- os movimentos messiânicos de Canudos e do Contestado. Movimento messiânico eram aqueles em que o protesto à injustiça social estava mesclado com a religiosidade popular.
Os trabalhadores urbanos se revoltavam contra as péssimas condições de vida, geralmente em cortiços, onde não havia saneamento básico, coleta regular de lixo, rede de esgotos e condições mínimas de higiene e alimentação. Outro problema grave era a falta de trabalho.
Com base no texto respondas as perguntas.
1. Como era a vida dos operários no Brasil, na Primeira República?
2. Como a classe dominante enriqueceu no começo do século XX no Brasil?
3. Quem compunha o operariado na Primeira República no Brasil?
4. Explique por que ocorreram rebeliões populares e de trabalhadores nas cidades e no campo?
5. O eram messiânicos na Primeira República no Brasil.
Enviar a devolutiva para o e-mail: joao.historia.zanei@gmail.com
Corpo do e-mail:
Nome do aluno, número, série e qual aula se trata.
Exemplo: Joaquim, nº 100, 9º A,9ºB, 9ºC, 9ºD
Todas as repostas a caneta
Commentaires