top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

Série-1ºD, 1ºE- História- Atividade2-Professor: João- 1º Bimestre 2021




AULA DE HISTÓRIA. ATIVIDADE 2. Professor: João 1D, 1E EM.

O NOVO COLONIALISMO

No século XIX, ocorreu significativa expansão dos Estados capitalistas europeus, particularmente da Inglaterra, e da França. Os governos, aliados às grandes empresas desses países, partiram para conquista de colônias, disputando território e poder. Os alvos principais foram a África e a Ásia.

Em primeiro lugar, essas nações europeias queriam novos mercados consumidores para seus produtos industrializados e área para investimentos. Também precisavam de matéria-prima industrial (ferro, carvão, manganês, etc.) e mão de obra suficiente e barata. Ambas poderiam ser encontradas nas colônias. Além disso, o aumento populacional levou os governos a incentivar a emigração.

As nações imperialistas do século XIX procuram justificar o novo colonialismo desenvolvendo teorias religiosas e pretensamente técnico-cientificas, mas de fundo racista. O imperialismo disseminou a ideologia da superioridade racial do branco, do europeu, em relação ao africano.

A Igreja Católica colaborou bastante para a dominação europeia na África e na Ásia, afirmando que as conquistas tinham a missão de salvar as almas dos infiéis para o cristianismo.

A Partilha da África.

A África era um continente pouco povoado, com riquezas ainda inexploradas. A ocupação iniciou-se pelo litoral e, a partir daí, penetrou para o interior. Ocorreram inúmeras disputas entre os países industrializados. Inglaterra e França formavam os principais impérios coloniais na África.

A Guerra dos Bôeres (1899-1902). Os bôeres eram descendentes de holandeses, que dominavam a região aurífera de Transvaal e Orange, na África.

A Inglaterra, com a finalidade de explorar o ouro do sul da África, invadiu a região e impôs, após três anos de guerra, a sua dominação sobre os bôeres.

Com a corrida do ouro na África do Sul, grandes companhias mineradoras ali se instalaram. Ocorreram novos conflitos, estimulados pela Inglaterra. A British South África Company, fundada por Cecil Rhodes, em 1899, teve papel fundamental nas rebeliões. A guerra começou no fim de 1899 e durou três anos. Em 1902, foi estabelecida a paz e, em 1903 surgiu a República Sul-Africana.

Com base no texto acima responda as perguntas.

1. Quem eram o povo bôeres que vivam no continente africano?

2. O que levou a Igreja Católica atuar no colonialismo do século XIX?

3. Que regiões foram objeto do colonialismo do século XIX?

4. Qual país africano surgiu no final da Guerra dos Bôeres?

5. Que fatores levaram as nações europeias a conquistar colônias no século XIX?


Enviar a devolutiva para o e-mail: joao.historia.zanei@gmail.com

Corpo do e-mail:

Nome do aluno, número, série e qual aula se trata.

Exemplo: Joaquim, nº 100, 1º D ou E.

Todas as repostas a caneta

64 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page