A Antiguidade Oriental: Mesopotâmia
No Oriente Médio, onde hoje se localiza o Iraque, desenvolveu-se na Antiguidade, uma brilhante civilização, a mesopotâmia, contemporânea à civilização egípcia. Como lá a pedra era rara, os monumentos foram construídos com tijolos e não resistiram ao tempo. A denominação Mesopotâmia para a região compreendida entre os rios Tigres e Eufrates foi dada pelos gregos antigos e significa “terra entre rios”. O território da Mesopotâmia é cortado, no sentido norte-sul, por um extenso vale no qual correm os rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da Armênia e desembocam no Golfo Pérsico. A leste, ficam os montes Zagros, que separam a Mesopotâmia do Irã, e a oeste encontra-se o deserto da Arábia.
Os antigos povos da Mesopotâmia davam nomes as regiões em que habitavam: a Suméria correspondia ao sul, próximo ao Golfo Pérsico; o País de Acad ficava no centro, no curso médio dos rios; a Assíria localizava-se ao norte, próximo das nascentes dos rios. A primeira civilização a se instalar na Mesopotâmia foi a dos sumérios, por volta de 3500 a.C. a eles é atribuída a criação de um sistema de escrita, denominada cuneiforme, usado pelos outros povos que denominaram a região. Tempos depois, foi a vez dos acádios, povos vindos do deserto da Arábia e que se estabeleceu no curso médio dos rios e assim passaram vários povos, assírios, caldeus.
Os mesopotâmicos tinham uma religião politeísta. Os sumérios tinham deuses de origem cósmica – Anu (rei do céu), Enhol (rei da terra) e Ea (rei do oceano) – e deuses astrais – Shamash (o Sol), Sin (a Lua) e Ishtar (0 planeta Vênus). Marduque, deus do comércio e protetor da cidade da Babilônia, quando do apogeu do Império Babilônico, foi elevado a condição de principal deus da Mesopotâmia. Os assírios adotaram os deuses sumérios, mas praticavam sacrifícios humanos, principalmente de crianças, pois acreditavam que o mundo era habitado por demônios e, com essa prática podiam acalmá-los.
Os caldeus acreditavam que a vida das pessoas era influenciada pelos astros. Por isso, os sacerdotes estudavam astrologias e elaboravam horóscopos. As artes e as ciências da Mesopotâmia foram fortemente influenciadas pela religião. A arte mais desenvolvida foi arquitetura, que era grandiosa e luxuosa. Na escultura, destacaram-se os baixos relevos assírios. Sua temática eram cenas de guerra, de caça e atividades sagradas. A escultura era usada como decoração dos tempos e palácios, como uso do baixo-relevo e estátuas. Nas ciências, destacaram-se na matemática e na astronomia. Dividiram o ano em 12 meses, a semana em 7 dias, a hora em 60 minutos e o minuto em 60 segundos, previram eclipses e dividiram o círculo em 360 graus.
Com base no texto responda às perguntas.
1. O que significava o termo usado Mesopotâmia?
2. Qual era o sistema de escrita usado na Mesopotâmia?
3. Qual era a religião praticada pelos povos mesopotâmicos?
4. Qual foi a criação matemática usada até hoje, que surgiu com os mesopotâmicos?
5. Qual foi a arte mais desenvolvida pelos mesopotâmicos?
Enviar a devolutiva para o e-mail: joao.historia.zanei@gmail.com
Corpo do e-mail:
Nome do aluno, número, série e qual aula se trata.
Exemplo: Joaquim, nº 100, 1º D ou E.
Todas às repostas a caneta.
Comentários