top of page

7°B-L. Portuguesa- Atividade 5- Profª Kátia - 2ºBimestre 2021

Updated: May 4, 2021

Escola estadual Professora Clothilde Martins Zanei


Santo André,3 de maio de 2021

Professora: Katia

Disciplina: língua portuguesa

Devolutivas através do Whatsapp 959213709


Atividade

Leitura e interpretação


O brincador

Quando for grande não quero ser médico, engenheiro ou professor. Não quero trabalhar de manhã a noite, seja no que for. Quando for grande quero ser um brincador.

Fica portanto, a saber: não vou para a escola aprender a ser médico, engenheiro, ou professor. Tenho mais o que pensar e muito mais que fazer. Tenho que brincar, como brinca um brincador, muito mais o que sonhar, como sonha um sonhador, e também o que imaginar, como imagina um imaginador.

A minha mãe diz que não pode ser , que não é profissão de gente crescido. E depois, a suspirar, assim a vida. Custa tanto a acreditar. Pessoas que são capazes , que um dia também foram raparigas e rapazes, mas já não podem brincar.

A vida é assim. Não para mim . Quando for grande, quero ser um brincador. Brincar e crescer, crescer e brincar, até a morte vir bater na minha porta. Na minha sepultura , vão escrever aqui jaz um brincador. Era um homem simples e dedicado muito dado, que levantava cedo todas as manhãs para ir brincar com as palavras.

Autor:

Alvares de Magalhães


Interpretação do texto

1-Qual o título do texto?

2- Quem são os personagens do texto?

3- Quantos parágrafos tem o texto?

4-Qual profissão o menino queria ter?

5- E você o que quer ser quando crescer?

6-Se a profissão de brincador existisse, em sua opinião daria para trabalhar dia e noite? Justifique sua resposta.


18 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page