top of page

7A - CIENCIAS - ATIVIDADE 9 - PROF. JOSE ANTONIO - 2º BIMESTRE 2021

POSTADO EM 21/06/21 POR JAM

DEVOLUTIVA - 02/07/21 - WHATTSAP (11) 99470-4477


LEIA O TEXTO ABAIXO,RESPONDA AS QUESTOES E ENVIE AO SEU PROFESSOR PELO WATTSAP ACIMA


Sistema Locomotor

O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre o Sistema Esquelético e o Sistema Muscular.

O sistema locomotor responsável pela sustentação, locomoção e movimentação do corpo.

Vamos aprender sobre os dois sistemas que compõem o Sistema Locomotor:

Sistema Esquelético

O sistema esquelético tem como função a sustentação do corpo, a proteção de órgãos internos, armazenamento de minerais e íons e produção de células sanguíneas.

Esqueleto

O esqueleto é constituído por diversos ossos e estruturas associadas, como as cartilagens, tendões e ligamentos.

O crânio é a estrutura mais complexa do esqueleto.

A coluna vertebral dá a sustentação ao corpo. É formada pelas vértebras, que se alternam com discos intervertebrais.

O esqueleto é dividido em dois grandes conjuntos ósseos:

· Esqueleto Axial: constituído pelos ossos da cabeça e da coluna vertebral;

· Esqueleto Apendicular: constituído pelos ossos dos braços e pernas.

Os ossos podem se unir uns aos outros através das articulações.

As articulações consistem na área de contato entre dois ossos distintos, mediados por diferentes tipos de tecido conjuntivo.

Podem ser do tipo: Imóveis, Semimóveis ou Móveis.

Em uma articulação móvel, os ossos mantêm-se no lugar, devido aos ligamentos, cordões resistentes, constituídos por tecido conjuntivo fibroso.

Sistema Muscular

O sistema muscular é representado pelos músculos.

O sistema muscular é responsável pela estabilidade corporal, produção de movimentos, manutenção da temperatura corporal e sustentação do corpo.

Músculos e Contração Muscular

Os músculos são constituídos por tecido muscular, cujas células possuem capacidade de contração.

Uma das principais propriedades dos músculos é a capacidade de se contrair. É isso, que possibilita os movimentos.

A contração muscular pode ser do tipo isotônica ou isométrica. A isotônica ocorre quando o músculo se encurta durante a contração. Se não ocorrer encurtamento, a contração é isométrica.

Tipos de Músculos

Os músculos podem ser de três tipos: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.

O músculo estriado esquelético constitui grande parte da massa muscular do corpo humano.

As suas extremidades costumam ser afiadas e terminam em cordões fibrosos de tecido conjuntivo denso modelado, os tendões.

Esse músculo possui contração voluntária e vigorosa.

O músculo estriado cardíaco, é o músculo do coração. Possui contração involuntária e rítmica.

O músculo liso encontra-se nos órgãos viscerais, como estômago, intestino, bexiga, útero, entre outros. Possui contração involuntária e lenta.


Ecossistemas Brasileiros

No Brasil encontramos uma megadiversidade biológica, que abrange diferentes ecossistemas em que se destacam os ecossistemas costeiros, a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e a Amazônia.

A Floresta Amazônica também pode ser denominada equatorial, tropical, pluvial e hileia. Ocupa as áreas de clima equatorial, que apresentam temperaturas altas o ano todo e elevados índices pluviométricos.

É uma floresta formada por espécies vegetais adaptadas a elevada umidade (ombrófila), que apresentam folhas largas (latifoliadas) e que não caem totalmente durante o ano (perenes).

Trata-se de uma formação vegetal densa ou fechada, com árvores de grande porte, cujas copas se entrelaçam continuamente. Apresenta enorme diversidade de espécies vegetais e animais, rica em lianas (cipós) e epífitas (plantas que sobrevivem sobre outras plantas como orquídeas e bromélias).

A formação vegetal original estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, recobrindo principalmente os Mares de Morros. Em alguns trechos ocupava extensas áreas dos planaltos e chapadas da bacia do Paraná (500 km do litoral).

Por estender-se para a zona temperada sul (clima subtropical), é denominada azonal, isto é, não ocupa uma zona específica ou definida.

Suas principais características são semelhantes às da Floresta Amazônica.

É a formação vegetal típica dos planaltos e serras onde predomina o clima subtropical úmido, na Região Sul do Brasil. Na Região Sudeste (SP, RJ, MG e ES), o fator determinante para a sua presença é a altitude (acima de 1 200 m), em decorrência da menor latitude.

Seu nome é derivado da Araucaria angustifolia (pinheiro). A vegetação com folhas em forma de agulha faz com que ela seja classificada como floresta aciculifoliada. Dessa formação vegetal, era extraída a erva-mate, que atualmente é cultivada, abaste- cendo as famílias que têm o hábito de tomar chimarrão.

Está localizada entre a Caatinga a leste, a Floresta Amazônica a oeste e o Cerrado ao sul. Estende-se por vários estados nordestinos, com destaque para o Maranhão e o Piauí. Nela, predominam palmáceas, em especial o babaçu e a carnaúba.

Os Cerrados pertencem ao bioma da Savana e são encontrados principalmente no Brasil Central.

Apresentam árvores de pequeno porte, espaçadas, com troncos e ramos tortuosos (escleromorfismo oligotrófico), casca grossa, raízes profundas e um estrato arbustivo herbáceo.

Durante o período seco (inverno), são frequentes, nesse bioma, as queimadas e incêndios. Os solos, bastante ácidos, são profundos e predominantemente arenosos e argilo-arenosos.

Nos campos, predomina a vegetação herbácea contínua, formada por gramíneas e entremeada por matas galerias. Ocupam principalmente a região de relevo com topos arredondados (coxilhas) na porção meridional do Rio Grande do Sul (pampa, campanha gaúcha, estância).

Na Região Norte, os campos são denominados campos de hileia ou campos inundáveis e são encontrados nos estados de Roraima, Amapá e Pará (Ilha de Marajó).

A principal atividade econômica desenvolvida nos campos é a pecuária extensiva.

São típicas do Sertão nordestino. Formadas basicamente por espécies vegetais adaptadas a longos períodos de estiagem (seca), conhecidas como plantas xerófilas. Em geral, as plantas da Caatinga perdem suas folhas durante a seca para evitar a perda de água. Outras armazenam água. São encontradas plantas arbóreas, mas predominam as arbustivas e herbáceas.

O Pantanal é considerado a maior planície alagável do mundo. São as cheias e as vazantes dos rios da região, como o Paraguai, São Lourenço, Taquari entre outros, que conduzem a vida da região. É formado por um mosaico de formações vegetais: matas, cerrados, campos, palmáceas, vegetação flutuante (vitó- ria-régia) e xerófilas, daí a denominação Complexo do Pantanal.

Ecossistemas costeiros

Estendem-se de maneira descontínua do litoral do Amapá, onde são expressivos, até Santa Catarina.

Nos bosques de mangues, existem árvores de médio porte e troncos finos, halófilos, ou seja, que se adaptam à grande quantidade de sal, e higrófilos, que se adaptam a ambientes úmidos. Apresentam raízes aéreas, como os pneumatóforos (raízes respiratórias). A riqueza em matéria orgânica favorece a procriação de peixes e crustáceos.

Por todo litoral brasileiro surgem cordões arenosos cobertos por sedimentos marinhos, denominados restingas. Quando estão junto a linha da praia, são recobertas por uma vegetação rasteira com um amplo sistema de raízes. Após essa faixa há uma tendência de adensamento da vegetação, aumentando a proliferação de bromélias, chegando a se formar uma floresta um pouco menos exuberante do que a Mata Atlântica.

RESPONDA

1 - O QUE E SISTEMA LOCOMOTOR?

2 - O QUE E SISTEMA MUSCULAR?

3 - O QUE E SISTEMA ESQUELETICO?

4 - O QUEE SAO ECOSSISTEMAS?

5 - QUAIS OS PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS?


153 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page