top of page

(EJA) II Termos A e B – LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª. EVELIN – ATIVIDADE 3 - 1º BIMESTRE 2021

Updated: May 5, 2021

Leitura e interpretação. Leia a notícia a seguir e responda as perguntas:


Pazuello altera previsão de novo e diz que Brasil terá, no fim de março, entre 25 e 28 milhões de doses de vacina

Previsão já chegou a 46 milhões e foi alterada para 30 milhões no último sábado.

Por G1 Rio

08/03/2021 14h27 Atualizado há uma hora



O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira (8) que o Brasil deve ter até o fim de março entre 25 e 28 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

É o quarto prazo diferente dado pelo ministério ou pelo ministro. Em fevereiro, a previsão era ter 46 milhões de doses até o final de março; depois, a estimativa foi reduzida para 38 milhões de doses. No sábado, o número caiu para 30 milhões.

"Nosso objetivo é ter em março, próximo aí a 25 milhões, 28 milhões de doses já realmente entregues para que a gente cumpra o Plano Nacional de Imunização", disse Pazuello nesta segunda, em cerimônia na Fiocruz.

Nesta segunda, Pazuello explicou os ajustes na previsão e afirmou que o laboratório Serum, da Índia, vem atrasando a entrega.

"Não foi entregue o quantitativo de IFA contratado para a produção de 15 milhões de doses em janeiro. Então a Astrazeneca nos forneceu a entrega de 12 milhões de doses prontas, que seriam do laboratório indiano Serum. E esse laboratório vem fazendo uma postergação da entrega. Então, até agora vieram quatro milhões - ainda faltam oito. Nessa negociação, vamos ter que fazer uma pressão política, diplomática e até pessoal nossa com a Astrazeneca cobre do Laboratório Serum, para que ele cumpra a entrega dos oito milhões que faltam".

"Neste momento, a Índia, como país, dificultou o processo porque ela proibiu a exportação", acrescentou.

"Vamos ter que fazer uma pressão política, diplomática e até pessoal nossa para que a Astrazeneca cobre do Laboratório Serum, para que ele cumpra a entrega dos oito milhões que faltam. Os país no mundo estão variando com suas posições diplomáticas e posições comerciais porque o troço ele realmente é instável", disse o ministro.

"Então, é por isso que nós estamos falando de produção nacional, porque se nós não tivermos uma produção nacional como temos hoje no Butantan e na Fiocruz, nós não vamos ter condição de vacinar em massa o nosso país".

Wellington Dias, governador do Piauí e representante do Fórum Nacional dos Governadores, afirmou que um novo calendário "de regras, segurança e eficiência" de vacinas está sendo elaborado com a Avnisa.

"Já está em andamento. Amanhã teremos uma nova agenda com a Fiocruz e a Anvisa. E temos esperança de liberar essa semana uma autorização, não mais uma autorização emergencial, mas um procedimento que permite o registro definitivo da AstraZeneca desse processo aqui na Fiocruz.”



Questões:

1. O título da matéria faz referência ao texto?

2. Qual a mudança que o ministro da saúde fez em relação a previsão para a entrega de doses?

3. Escreva com suas palavras o que entendeu da reportagem.


Qualquer dúvida estou a disposição!


Professora Evelin


Para retorno, favor enviar no e-mail: evelinlais@prof.educacao.sp.gov.br

Recent Posts

See All

3 comentários


Verailda Bueno
Verailda Bueno
19 de mar. de 2021

Verailda bueno da silva


Curtir

Raiza Santos Veiga
Raiza Santos Veiga
09 de mar. de 2021


Curtir

ZILDA Silva de lima
ZILDA Silva de lima
09 de mar. de 2021


Curtir
Post: Blog2_Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

(11) 4451-2556

Av. Loreto, 215 - Jardim Santo André, Santo André - SP

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 by Escola- Clothilde M. Zanei. Proudly created with Wix.com

bottom of page