Postado por Elaine
Roteiro de estudos
- As respostas podem ser digitadas ou escritas no caderno.
- A cópia do texto e os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente o texto.
- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com.
- Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou tel 951041803
OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem o número da atividade realizada.
Entrega até 11/06/2021
Saúde e qualidade de vida das populações
Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida vida de um ser humano . Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, hebitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida
Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados. A saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde.
Indicadores de qualidade de vida: esperança de vida, mortalidade infantil, acesso a serviços de saúde, saneamento, educação, cultura e lazer, bem como índices de violência e criminalidade do local onde vive a população.
Os principais fatores que contribuíram para o aumento da esperança de vida dos brasileiros foram a melhoria no acesso da população aos serviços de saúde, as campanhas de vacinação, o aumento da escolaridade, saneamento básico, alimentação adequada, a prevenção de doenças e os avanços da medicina.
Outro indicador de saúde pública que mudou no Brasil é o da mortalidade infantil, que reduziu nas últimas décadas. Os avanços são resultado, principalmente, da ampliação da imunização, do uso de terapias de reidratação oral durante diarréias, do uso de mosquiteiros e inseticidas e da melhoria nas condições de saneamento, entre outros fatores. O resultado de tudo isso é um aumento sensível na quantidade de idosos na população. No Brasil, os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) representam 8,6% da população total. O País tem hoje cerca de 20 milhões de idosos. Em 2025, esse número deve passar para 32 milhões de pessoas.
Para evitar doenças e ter uma boa qualidade de vida é preciso ter uma alimentação adequada, como frutas, verduras, leite, etc. O exercício físico está diretamente relacionado à saúde do idoso. A chance de ter um melhor envelhecimento está ligado a hábitos saudáveis. Outro aspecto, não direcionado a doenças, mas que garante uma boa qualidade de vida ao idoso é o suporte social. As relações pessoais que ele conseguiu manter, o trabalho e as condições financeiras vão ser diretamente ligados ao envelhecimento.
Um idoso saudável tem a autonomia preservada, tanto a física como a psíquica.
Cada indivíduo deve ser capaz de compreender que a saúde é produzida – identificar fatores de risco, adotar hábitos de auto cuidado e prevenção. C
Questões
1- Explique qual a relação entre saúde e qualidade de vida.
2- Enumere cinco atitudes que devemos ter para manter a saúde e melhorar a qualidade de vida.
3- Analise a charge e responda
A qualidade de vida de vida está relacionada com:
a) Questões de higiene, não mexer no lixo para não contaminar os alimentos
b) Alimentação saudável. Os alimentos são a fonte de energia de que precisamos para realizar nossas atividades diárias e abastecer a demanda nutricional exigida por nosso corpo c) Qualidade de vida é uma escolha já que o Brasil está no todo o menino fez a sua opção d) Qualidade de vida é um conjunto de fatores econômicos e que interferem apenas nos aspectos alimentares das crianças
4- A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando:
I. a diminuição das taxas de natalidade.
II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.
III. o aumento da expectativa de vida.
IV. o aumento das taxas de fecundidade.
Estão corretos SOMENTE os itens
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.
Comments