Postado por Elaine
Roteiro de estudos
- As respostas podem ser digitadas ou escritas no caderno.
- A cópia do texto e os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente o texto.
- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com.
- Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou tel 951041803
OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem o número da atividade realizada.
Entrega até 11/06
Evolução Humana
A evolução humana corresponde ao processo de mudanças que originou os seres humanos e os diferenciou como uma espécie.
As características próprias da espécie humana foram construídas ao longo de milhares de anos, com a evolução dos primatas. Charles Darwin foi o primeiro a propor a relação de parentesco da espécie humana com os grandes macacos, os antropoides.
Atualmente, os cientistas acreditam que esses antropoides e a espécie humana tiveram um ancestral comum, cerca de 8 a 5 milhões de anos atrás. A evidência desse fato é a grande semelhança entre os humanos e os macacos antropoides, como o chimpanzé.
A evolução da espécie humana foi iniciada há pelo menos 6 milhões de anos. Nesse período, uma população de primatas do noroeste da África se dividiu em duas linhagens que passaram a evoluir independentemente. O primeiro grupo permaneceu no ambiente da floresta tropical e originou os chimpanzés. O segundo grupo se adaptou a ambientes mais abertos, como as savanas africanas, dando origem ao Homo sapiens. Por isso, o continente africano é chamado de berço da humanidade.
Evolução cultural
É a transformação ao longo do tempo dos elementos culturais de uma sociedade, os quais também afetam e mudam as pessoas. O desenvolvimento cultural do homem acha-se intimamente associado à sua evolução psicobiológica, o que lhe permitiu conquistas, cada vez mais aperfeiçoada e complexas, no mundo cultural. Analisando a cultura como mecanismo primário de adaptação humana, a mais singular característica do ser humano é a sua capacidade para partilhar da experiência acumulada e transmitida pelos seus semelhantes. Esta deve, portanto, ser considerada a mais importante forma de adaptação do homem. Segundo Lewis Morgan as condições básicas que se pode analisar em cada estágio da história humana são, por um lado, as invenções e descobertas e, por outro lado, o surgimento das primeiras instituições. De forma geral, Morgan designou três grandes períodos étnicos da humanidade: a Selvageria, a Barbárie e a Civilização. Vejamos como ocorreram:
-Selvageria iniciou-se com o surgimento da raça humana, adquirindo uma dieta à base de peixes e também desenvolvendo o conhecimento e uso do fogo, chegando, por fim, à invenção do arco e flecha.
-Barbárie é a fase imediatamente posterior à selvageria, tendo como característica distintiva a invenção da arte da cerâmica. É também caracterizada pela domesticação de animais, bem como do cultivo de plantas através de um sistema de irrigação. O uso de tijolos de adobe e pedras na construção de moradias também fez parte deste período. Por fim, a invenção do processo de fundição do minério de ferro e o uso de ferramentas deste metal.
-Civilização, período ao qual pertencemos, tem início, conforme Morgan, com a invenção do alfabeto fonético e o uso da escrita e estende-se, como dito, até a atualidade.
Em cada uma dessas etapas, as invenções passaram por um processo de adaptação progressiva.
Questões
1- À luz do conhecimento atual, observe a ilustração abaixo e aponte a alternativa que melhor responde a pergunta: o homem é originário do macaco?
a) A espécie Homo sapiens se distingue de outros hominídeos e, portanto, não se originou dos macacos, que são primatas.
b) Os gêneros Homo e Australopithecus representam o homem moderno e conviveram na mesma época com os macacos; assim, não são seus descendentes.
c) Chimpanzés são bípedes e parecidos morfologicamente com o homem; portanto, os chimpanzés deram origem ao homem.
d) Os seres humanos e chimpanzés possuíam um ancestral em comum e divergiram ao longo da evolução.
2- O que se observa com relação ao volume da caixa craniana, quando se estudam fósseis de primatas dos mais antigos aos mais recentes? Reveja a tabela e cite alguns dados.
3- “O desenvolvimento das capacidades comunicativas permitiu que a humanidade se organizasse mais e cooperasse melhor com os seus semelhantes, estabelecendo condições mais adequadas para aprimorar o raciocínio, o pensamento, a linguagem e a cultura. Todo esse lento processo começou há cerca de dois milhões de anos, quando ele foi capaz de transformar as pedras em instrumentos para cortar, raspar e construir abrigos, o que o tornou mais apto para a atividade da caça e, ao compartilhar alimentos com o seu grupo, acelerou a sua socialização. A agricultura contribuiu para o sedentarismo e formação de grupos cada vez maiores.” Essas são características de qual período étnico? Justifique.
4- Nossa espécie, como as demais, está sujeita à seleção natural. O surgimento e o desenvolvimento da civilização, no entanto, conseguiram “amenizar” algumas pressões evolutivas, ao mesmo tempo que criaram outras. Liste exemplos e discuta as vantagens adaptativas que a civilização nos proporcionou assim como as desvantagens provocadas por ela.
Comments