Postado por Elaine
Roteiro de estudos
- As respostas podem ser digitadas ou escritas no caderno.
- A cópia do texto e os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente o texto.
- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com.
- Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou tel 951041803
OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem o número da atividade realizada.
Entrega até 28/05
Argumentos do Evolucionismo
As teorias evolutivas sugerem que os organismos sofreram modificações desde o seu surgimento no planeta até os dias atuais e que alguns não foram capazes de sobreviver às pressões exercidas pelo meio e acabaram sendo extintos. Diante disso, é fácil perceber que os seres vivos que hoje habitam o planeta não são os mesmos que habitavam milhares de anos atrás.
As teorias evolutivas são bem-aceitas nos dias atuais e é possível enumerar algumas evidências que as sustentam. A seguir destacaremos alguns pontos importantes que nos ajudam a perceber que os organismos realmente sofreram mudanças ao longo dos anos:
-Fósseis: Os fósseis são partes petrificadas ou vestígios de seres vivos que viveram há bastante tempo (ossos, dentes, pegadas impressas em rochas, fezes petrificadas, animais conservados no gelo ou em âmbar (resina), etc.). São estudados pela paleontologia que realiza pesquisas e comparações com outros fósseis.
-Proteínas: As proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos e tem sua produção determinada pelo material genético (DNA). Indivíduos próximos na evolução têm suas proteínas mais semelhantes. Por exemplo, os aminoácidos da hemoglobina são os mesmos no homem e no chimpanzé.
-Evidências embriológicas: Foi verificado que embriões de animais distintos podem ser parecidos durante o seu desenvolvimento.
-Órgãos homólogos: São órgãos que surgiram da mesma forma embrionária, porém, realizam funções distintas. Ex. asa do morcego e nadadeira peitoral do golfinho. Essa diversificação de órgãos homólogos, decorrente da adaptação a modos de vida diferentes, é denominada divergência evolutiva ou irradiação adaptativa.
-Órgãos análogos: São órgãos que têm a origem embrionária diferente, mas que realizam a mesma função. Ex. asas de aves e de insetos. As analogias mostram a ocorrência de adaptações convergentes ou convergência evolutiva.
-Órgãos vestigiais: São órgãos com estruturas primárias que não são utilizadas por algum ser vivo, mas que podem ser importantes para outros. Essa pode ser a evidência de ancestralidade entre esses seres. Ex. Os homens possuem o apêndice, mas não o utilizam. Para os herbívoros, ao contrário, é um órgão importante e bem mais desenvolvido, pois desempenha a digestão de celulose.
Questões
1- Complete os espaços da segunda coluna com as estruturas
órgãos análogos órgãos homólogos órgãos vestigiais
a) A teoria da Evolução, apesar de apresentar uma grande quantidade de evidências que afirmam sua veracidade, ainda é alvo de muitas discussões. Um dos fatos que confirmam a evolução diz respeito à presença de estruturas atrofiadas, que recebem o nome de_____________________.
b) As asas de um morcego e as asas de um inseto apresentam a mesma função, entretanto, não possuem a mesma origem embrionária. Sendo assim, essas estruturas podem ser consideradas _______________________.
c) A evolução é uma teoria que afirma que os seres vivos sofreram modificações ao longo do tempo. Essa teoria é sustentada por algumas evidências, como a presença de estruturas que apresentam origem embrionária semelhante, mas nem sempre a mesma função. Essas estruturas são chamadas de_____________________.
2- Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:
a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.
b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.
c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.
d) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.
3 - Os fósseis são evidências importantes para a evolução. Tanto os fósseis como as evidências anatômicas indicaram que aves, tartarugas, crocodilianos, lagartos e cobras estão relacionados evolutivamente de forma diferente da classificação tradicional. O cladograma a seguir ilustra as relações evolutivas entre esses grupos.
Analisando o cladograma, pode-se concluir que:
a) A seria o ancestral comum de aves, tartarugas e lagartos.
b) B seria o ancestral comum de lagartos, serpentes e crocodilianos.
c) C seria o ancestral comum de todos os animais citados
d) A seria o ancestral mais aparentado com lagartos do que o ancestral B.
4 - Qual a importância da genética para o estudo da evolução?
Comments