top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

(EJA) III TERMOS A e B - ARTE – ATIVIDADE 7 – PROFESSORA MAZÉ – 2º BIMESTRE 2021

Postado por Mazé

E.E. “Prof.ª Clothilde Martins Zanei”

Série: III Termo

Disciplina: Arte

- Devolutivas das atividades por e-mail para: professoramaze2020arte@gmail.com

- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.

- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta.

- Data de Entrega: 11/06/2021

Orientação de estudo: a organização do seu caderno, portfólio ou pasta (digital) é fundamental para o sucesso do andamento dos seus estudos durante o ano 2021.


Linguagem híbrida


A linguagem híbrida na Arte é um assunto muito discutido hoje no que chamamos de Arte Contemporânea.

A cada nova experiência, Otávio Donasci destila o seu processo e avança na direção da síntese do teatro com as novas tecnologias.

Performances Multimídias - As últimas invenções de Donasci são as chamadas performances multimídias, que possibilitam o videoteatro avançar ainda mais um passo.


O MUSEU COMO PERFORMANCE


DE 19 SET 2015 A 20 SET 2015


Primeira edição de um novo eixo de programação do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, intitulado "O Museu como Performance”, e que consiste num programa de performances que acontecerá anualmente nos seus espaços.

Este programa vem reconhecer a importância crescente da performance na arte contemporânea e contribuir para sedimentar a história de Serralves enquanto museu pioneiro na transdisciplinaridade, caracterizado pelo constante cruzamento entre as artes visuais e as artes performativas, e pela presença regular de nomes aclamados internacionalmente nos domínios da dança, da performance e da música contemporâneas. O convite a artistas para ativarem os espaços do museu, também reflete o interesse de Serralves em trabalhar com artistas cujo trabalho responda ao seu contexto arquitetônico e ao seu entorno natural.

Este programa pretende ser um espelho da diversidade de perspectivas atuais sobre aquilo que a performance significa hoje – desde o trabalho sobre a linguagem, a exploração da relação com o teatro (através da atenção à palavra dita, mas também da incorporação de adereços), as ligações e tensões entre a ação física e o desenho ou a escultura, o questionamento da autonomia dos despojos de uma performance enquanto instalação e memória e a construção duracional de relações com o espaço arquitetônico e acústico.

"O Museu como Performance” é comissariado por Cristina Grande, Ricardo Nicolau e Pedro Rocha, respetivamente programadores de dança e performance, artes visuais e música do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. (Fonte ­– Link: https://www.serralves.pt/pt/actividades/o-museu-como-performance/)



Kata Kovács e Tom O'Doherty trabalham como uma dupla colaborativa desde 2011


Seu trabalho combina elementos de arte duracional e baseada no tempo, movimento minimalista e música e som eletroacústicos. Eles estão interessados ​​em processos, sons e movimentos que se aproximam da imperceptibilidade e nas maneiras pelas quais esse material pode ser transformado através da repetição, padronização, camadas e arquivamento.

Eles exibiram e apresentaram trabalhos no Museu de Arte do Condado de Los Angeles, Califórnia; Museu de Serralves, Porto; Museu Nacional de Arte Contemporânea (Chiado), Lisboa; Kunstquartier Bethanien, Berlim; Kunstkraftwerk, Leipzig; e Digital na série Kiezsalon de Berlim, Berlim, entre outros. Eles receberam o LACMA Art + Technology Lab Award e o Tanzstipendium do Berlin Senatsverwaltung für Kultur und Europa. Eles vivem e trabalham em Berlim, Alemanha.



ATIVIDADE 7


Abaixo, temos uma lista de artistas que trabalharam com a performance e o corpo de alguma forma.

Você vai escolher APENAS 02 dos artistas e fará uma pesquisa escrita e visual sobre o trabalho deles.

a. Michel Groissman

b. Carmen Beuchat

c. Companhia Artesãos do Corpo.


Responda:

1.Como é desenvolvido o trabalho performático desse artista?

2. Selecione 03 imagens ilustrando o trabalho do artista escolhido.


1.Ilustração - Carmen Beuchat




















2.Ilustração - Carmen Beuchat




RELEMBRANDO!


Performance. A performance em Arte (também conhecida como performance artística) surgiu por volta da década de 1960 e consiste numa forma de expressão artística que pode incluir várias disciplinas diferentes como a música, poesia, vídeo ou teatro. Este tipo de evento poderia ser improvisado pelos artistas, e podia ter ou não um público.

_________________________________________________________________________

1.Ilustração - (Fonte: https://www.cultura.gob.cl/agendacultural/estructuras-de-carmen-beuchat-se-presentara-en-el-teatro-municipal-de-ovalle/)

2.Ilustração - (Fonte: http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-336537.html)

86 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page