top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

(EJA) III TERMOS A e B - ARTE - ATIVIDADE 2 – PROFESSORA MAZÉ – 1º BIMESTRE 2021

Updated: May 3, 2021

Postado por Mazé


E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”

Séries: III TERMOS A e B

Disciplina: Arte

Devolutivas das atividades por e-mail para: professoramaze2020arte@gmail.com

Observação - Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.

- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta.

Data de Entrega: 03/03/2021


A sociedade contemporânea, a arte conceitual e o uso da tecnologia

A Arte, desde a Pré-História, sempre foi um refúgio utilizado pelas pessoas como forma de expressão de sentimentos, de comunicação e de atividades ritualísticas. As primeiras expressões artísticas foram registradas pelos homens das cavernas, que pintavam as paredes com elementos ilustrativos para representar os sentimentos, as ações e a vivência da época. Com o passar dos anos, novas formas de Arte foram surgindo e passaram a ser cada vez mais difundidas, estudadas e ensinadas, constituindo-se em manifestações artísticas de ampla divulgação e como disciplina escolar.

Percebe-se que, ao longo dos anos, assim como as tecnologias se desenvolveram, a Arte acompanha esse percurso e também se transforma e se renova conforme as possibilidades criativas que surgem.


LEIA COM MUITA ATENÇÃO sobre a Arte conceitual!


A Arte Conceitual é um movimento que compreende que a ideia por traz de uma obra é mais importante que sua aparência ou as ferramentas que a compõem.


Jbw:1613587779970&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi6isHzyvHuAhVhHrkGHeSrDVIQ_AUoAXoECAQQAw&biw=1366&bih=625#imgrc=sKFwOOkpQKJoEM&imgdii=cldQ8AlxVaV_cM



O conceitualismo defende que uma obra de arte deve, antes de tudo, causar reflexões, provocações e questionamentos no espectador.



A característica comum de toda a obra chamada e vista como conceitual


Não é ver o objeto, sua plástica, mas sim seu recado, a discussão de um assunto, a comunicação, passar a ideia, a interação entre o artista e o espectador. Levantar discussões e reflexões.

O Artista Marcel Duchamp foi o precursor da Arte Conceitual.

As obras conceitualistas trazem em sua composição ferramentas e objetos comuns e variados. Além disso, trazem componentes diversificados como fotos, vídeos, instalações artísticas, performances, entre outros.


Exemplo de obra conceitual


A obra Fonte, é um urinol porcelana branco que Marcel Duchamp mandou para o Salão dos Independentes, em Nova York (1917), está completando 104 anos e foi eleita a obra mais importante de tudo o que se produziu em artes visuais no século XX.


Na verdade QUAL FOI OCONCEITO DA OBRA:


O urinol de parede, que Duchamp intitulou de “Fonte” e assinou como sendo de R. Mutt, produzido pela J. L. Motta Iron Works Company, nem chegou a ser exibido naquele salão, porque foi censurado e a peça original, relegada, desapareceu.

A obra é considerada fundadora da contemporaneidade, portanto, não existiu, foi uma simples ideia e que permaneceu “in absentia” até os anos 1940, quando Duchamp começou a fazer réplicas dela para vários museus. Em 1990, a Tate Galery pagou um milhão de libras por uma dessas cópias.


Resumindo

O artista Marcel Duchamp trouxe um conceito, uma ideia com a sua obra e questionamentos ao júri daquele Salão de Arte na época: quem valida uma obra de arte? Quem diz o que é uma obra de arte? Como se sabe o valor de uma obra de Arte?




ATIVIDADE 2


ATIVIDADE 2

1- Tema - MEIO AMBIENTE

a - Sugestões de ideias para realização da sua atividade. Escolha um desses subtemas: Desmatamento Florestal no Brasil; Poluição ambiental; A importância da preservação do Meio Ambiente; Reflorestamento; Animais em Extinção; Reciclagem e Meio Ambiente.

Pense em uma ideia em Arte sobre o assunto que você escolheu. O que pode ser feito?

b- Utilize um desses recursos no seu trabalho: fotografias

vídeos

instalações artísticas

performances

Música

teatro ou dança.



Imagem Google.


Sejam Criativos!

79 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page