top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

(EJA) II Termos A e B - QUÍMICA - ATIVIDADE 7 - PROFESSOR ALEXANDRE - 2º BIMESTRE 2021

POSTADO POR ALEXANDRE - Prof de QUÍMICA

Oi car@ alun@, espero que você e sua família estejam bem.

DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: quimicaalexandre2020@gmail.com

Prazo: 11/06/2021

Você pode mandar as questões e respostas digitadas ou se preferir faça no caderno, tire foto (legível) e envie para o email acima, sempre com seu nome, número e série, para eu saber quem é você.

Também peço que repasse essa atividade a demais colegas que não estejam conseguindo ter acesso. Obrigado.


Modelos Atômicos de Dalton e Thomson

A concepção (ideia) da existência de átomos é bem mais antiga do que se pensa, aproximadamente em 450 a.C.

Os primeiros pensadores filosóficos propuseram pela primeira vez que toda a matéria (os materiais) seria formada de partículas indivisíveis, chamadas átomos.

Mas demoraria muitos séculos para que as ideias sobre átomos fossem retomadas. Apenas com a revolução industrial, o desenvolvimento das pesquisas e da ciência levaram ao surgimento da Química como ramo do conhecimento. E novas ideias surgiram. Como não era possível ver os átomos a olho nú, então os cientistas elaboravam modelos mentais para tentar explicar como eles seriam.


Modelo Atômico de Dalton (1.808) O químico inglês John Dalton (1766-1825), afirmava que o átomo era a menor partícula que constituía a matéria. Em 1.808, Dalton apresentou seu modelo atômico: o átomo como uma minúscula esfera maciça, indivisível, impenetrável, indestrutível e sem cargas elétricas. Para ele, todos os átomos de um mesmo elemento químico são iguais, até mesmo em suas massas. Seu modelo atômico também é conhecido como "modelo bola de bilhar".

Modelo Atômico de Dalton: "bola de bilhar". Para Dalton, o átomo seria uma esfera (partícula) maciça, indivisível e sem cargas elétricas. Cada elemento químico seria composto por tipos de átomos de tamanhos diferentes

Modelo Atômico de Thomson (1.897)

Fenômenos elétricos como os relâmpagos, raios e também a condução de cargas elétricas nos materiais levaram os cientistas a imaginar que os átomos pudessem ser um pouco diferentes do que Dalton imaginava. Se a eletricidade vinha da matéria (dos materiais), então de alguma forma as cargas elétricas tinham que estar dentro dos átomos.

O físico inglês J. Thomson, pesquisando os raios catódicos (iguais aos raios de um tubo de TV ou os raios que provocam a iluminação dentro de uma lâmpada fluorescente), demonstrou que os mesmos podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas elétricas, as quais foram chamadas de elétrons.

Com base em suas conclusões, Thomson aperfeiçoou o modelo de átomo de Dalton (que era sem cargas elétricas) e apresentou seu modelo, em que as cargas elétricas estariam dentro dos átomos.

Veja abaixo:

Modelo de Thomsom: "pudim com passas".

O “pudim” seria toda a esfera maciça positiva do átomo (em laranja) e as “passas” seriam os elétrons (em azul), com carga negativa. Essas cargas poderiam ser forçadas e saírem da esfera maciça, formando então o fluxo de elétrons, ou corrente elétrica.

Questões:

1) Desenhe e explique o modelo atômico de Dalton

2) Que fatos e observações levaram os cientistas a questionarem o modelo atômico de Dalton e tentar elaborar um outro modelo para explicar como seriam os átomos?

3) Desenhe e explique o modelo atômico de Thomson

156 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page