• habilidade: identificar diferentes concepções de indivíduo
TEMA: INTRODUÇÃO À TEORIA DO INDIVÍDUO – JOHN LOCKE, JEREMY BENTHAM E STUART MILL
No cotidiano, desempenhamos alguns papéis, como por exemplo: somos filhos, irmãos, amigos, estudantes, entre outros. Com o passar do tempo, mudamos nossas atitudes, gostos e até as nossas manifestações de afeto. Ainda assim, podemos afirmar que somos os mesmos? A partir destes diferentes papéis que desempenhamos e da passagem do tempo, relate, em folha avulsa, quais condições nos permitem afirmar que ainda somos o mesmo indivíduo de uma década atrás.
Ainda no processo de sensibilização, sugerimos que os estudantes reflitam e expressem quais papéis desempenham no seu cotidiano: filho, irmão, amigo, estudante, entre outros. A partir destes diferentes papéis, eles podem ser questionados sobre se, apesar dos diferentes papéis, entendem que se mantém certa unidade individual. Para essa reflexão, os alunos devem ter condições de pensar, refletir e registrar, assim como socializar suas impressões sobre as próprias mudanças.
Como podemos nos reconhecer como indivíduos?
• Distinção e relação (é único, mas guarda condições de semelhança que permite aos outros reconhecê-lo como o mesmo ainda que mude algumas características e por isso é capaz de manter relações pessoais e sociais com outros);
• Memória de si mesmo (sempre é capaz de lembrar do que foi, como pensava, o que queria)
• Unidade de consciência (é capaz de reconhecer-se como o mesmo ainda que tenha mudado fisicamente e alterado seus gostos e costumes).
Para aprofundar o assunto, sugerimos que os estudantes realizem pesquisas sobre os filósofos que se debruçaram sobre a questão do indivíduo no contexto da sociedade liberal. Portanto, é importante que sejam abordados os trabalhos de John Locke, Jeremy Bentham e John Stuart Mill, e o significado que esses autores atribuem para as palavras “utilitarismo”.
Considerando as determinações históricas, pesquise os filósofos que, no século XIX, refletiram sobre a condição dos indivíduos no contexto de uma sociedade liberal.
• John Locke
• Jeremy Benthan
• John Stuart Mill
Em seguida os estudantes devem considerar se utilitarismo e “networking” apresentam alguma relação.
No contexto da história da Filosofia, é possível identificar exemplos de diferentes concepções sobre o que é o indivíduo. As mais conhecidas são aquelas defendidas pela filosofia liberal.
As informações a serem reunidas pelos alunos sobre John Locke, Jeremy Bentham e John Stuart Mill podem ser obtidas por meio de diferentes manuais de filosofia e mesmo na internet. As buscas devem ser orientadas para que os estudantes compreendam o liberalismo proposto por esses pensadores e como suas teorias podem ser interpretadas atualmente.
UTILITARISMO: Segundo o Pequeno Dicionário de Filosofia Contemporânea, o utilitarismo é uma corrente filosófica que atribui especial valor à finalidade prática ou ao caráter utilitário de um elemento, fenômeno ou processo, especialmente em sua aptidão ou potencial para produzir o máximo de felicidade, prazer ou utilidade para o maior número de pessoas. (GIACOIA JUNIOR, O. Pequeno dicionário de filosofia contemporânea. São Paulo: Publifolha, p. 170-171, 2006).
NETWORKING: é um termo de origem inglesa relacionado à capacidade de se constituir uma rede de contatos e/ou conexão com algo ou alguém, tendo em vista um sistema de suporte para a troca de serviços e informações entre indivíduos com interesses em comum. O objetivo do networking é aumentar as chances de sucesso profissional. Contudo, a sua efetividade requer reciprocidade, ou seja, a possibilidade de benefício mútuo. (Texto Adaptado de Significados. Networking. Disponível em: https://www.significados.com.br/networking/. Acesso em: 12.mar. 2020)
A partir da pesquisa realizada, os estudantes podem ser orientados para responder as seguintes questões:
1. Segundo os utilitaristas, para que servem as ações?
2. O que é felicidade para Stuart Mill?
3. Qual é a concepção de indivíduo que pode ser identificada a partir das considerações de John Locke?
4. O utilitarismo, pensado no século XIX, ainda é válido nos dias atuais? Explique.
5. O networking pode ser considerado uma forma de utilitarismo? Justifique a sua resposta, utilizando como referência um dos filósofos pesquisados.
DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: rodrigodepaula@ymail.com
Prazo: 15/06/2021.
Bons Estudos!
Comments