POSTADO POR ALBINO MOREIRA
Devolutivas das atividades por e-mail para
Observação - Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.
- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta.
A Vida em Sociedade
A vida em grupo é uma exigência da sociedade humana. O homem necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espécie e se realizar plenamente como pessoa. Por outro lado, quando um ser humano é privado do convívio social, quando ele sofre de um isolamento social, tem prejudicado o desenvolvimento de suas capacidades.
A sociabilidade é a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade. Socialização é o processo pelo qual o indivíduo se integra no grupo onde nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos deste grupo. Participando da vida e sociedade, aprendendo suas normas, seus valores e costumes, o indivíduo está se socializando. O caso abaixo reflete as consequências para o processo de socialização do indivíduo quando ele é privado do contato social.
Um outro conceito, além do de sociabilidade e socialização, importante no estudo da sociedade, é o de contato social. O contato social é a base da vida social. É o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Existem dois tipos de contatos sociais: primários e secundários.
Contato social primário: são os contatos pessoais, diretos e que têm uma forte base emocional, como por exemplo, os contatos sociais que temos com nossos familiares, amigos da escola, da igreja, da vizinhança etc.
Contato social secundário: são os contatos impessoais, formais, como por exemplo, o contato social do passageiro com o cobrador de ônibus, o contato do cliente com o caixa do banco etc.
Além do contato social, podemos falar também em interação social.. O aspecto mais importante da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos, como resultado do contato social e da comunicação que se estabelece entre eles. Assim, não só os contatos sociais, mas também as interações sociais constituem condições indispensáveis para a associação humana. Os indivíduos se socializam por meio dos contatos sociais e da interação social. humanidade.
A interação social assume formas diferentes. A forma que a interação social assume chama-se relação social e determina, em certo sentido, o próprio desenvolvimento da nossa personalidade. Não havendo interação social, o indivíduo não se desenvolve senão insuficientemente, senão do ponto de vista da sua natureza animal.
Podemos facilmente notar que existe uma estreita relação entre contato social e interação social. Qualquer mudança proveniente dos contatos e interações sociais entre os membros de uma sociedade constitui um processo social.
Processo é o nome que se dá à contínua mudança de alguma coisa numa direção definida. Processo social indica interação social, movimento, mudança. Os processos sociais são as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos atuam uns com os outros, a forma, como os indivíduos se relacionam e estabelecem relações sociais.
Os processos sociais podem ser associativos ou dissociativos (na sociedade, os indivíduos se reúnem e se separam, associam-se ou dissociam-se). Os principais processos sociais associativos são: cooperação, acomodação e assimilação. Os principais processos sociais dissociativos são: competição e conflito.
Cooperação: forma de interação social na qual diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim;
Acomodação: processo social em que o indivíduo ou um grupo se ajustam a uma determinada situação, sem que ocorram transformações internas;
Assimilação: processo de ajustamento, dos indivíduos ou grupos, havendo modificações e mudanças na maneira de agir, pensar e sentir.
Competição: é um processo social em que os indivíduos são levados a agir uns contra os outros em busca de uma melhor situação; é inconsciente e impessoal;
Conflito: processo social onde a competição é tão acentuada, que gera mudanças sociais; é consciente e pessoal.
Multidão: suas características são a falta de organização, ou seja, não há um conjunto próprio de normas; o anonimato, as pessoas são desconhecidas, seus nomes, sua profissão, posição social, etc.; apesar disso, tem objetivos comuns, ou seja, estão reunidos com um mesmo objetivo; além da indiferenciação, ou seja, o fraco contato torna os membros da multidão iguais; e a proximidade física. Um exemplo: carnaval;
Público: a integração é mais ou menos intencional; difere da multidão que é uma integração mais ocasional. Mannheim classifica o público, um tipo intermediário entre a multidão e os grupos sociais, pois há um tipo primário de organização, pois as pessoas estão sujeitas a certos regulamentos (compra de ingresso, horário, etc.). Exemplo: jogo de futebol, teatro, show;
Massa: os indivíduos recebem de maneira mais ou menos passiva as opiniões formadas que são veiculadas pelos meios de comunicação de massa.
3. Mecanismos de Sustentação dos Grupos Sociais: toda sociedade tem uma série de forças que mantêm os grupos sociais. As principais são:
Liderança (institucional e pessoal): ação exercida por um líder;
Normas e sanções sociais: o que é permitido ou proibido num grupo social; a toda norma social corresponde uma sanção social que é uma recompensa ou uma punição que o grupo ou a sociedade atribuem ao indivíduo, em função de seu comportamento social;
Símbolos: a cruz, a aliança, a linguagem, são formas de expressão simbólica. Sem os símbolos não haveria cultura;
Valores sociais: o que é bom ou mau, certo e errado... os valores sociais variam em cada cultura e sociedade.
Exercícios
1-Descreva quais são seus contatos sociais primários
2- Quais são os Mecanismos de Sustentação dos grupos sociais?
3- O que é um processo social?
4 -Cite os principais processos sociais existentes na vida em sociedade
5-Desenvolva um breve texto sobre a Interação Social
Comments