top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

(EJA) I TERMO A - ARTE - ATIVIDADE 2 – PROFESSORA MAZÉ – 1º BIMESTRE 2021

Updated: May 3, 2021


Postado por Mazé


E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”

Série: (EJA) I TERMO A

Disciplina: Arte

Devolutivas das atividades por e-mail para: professoramaze2020arte@gmail.com

Observação - Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.

- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta.

Data de Entrega: 03/03/2021


Anotar no caderno - O que é arte contemporânea, afinal? “É uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, que propõe expressões artísticas originais com técnicas inovadoras

O conceito, a atitude e a ideia da obra são mais valorizados na Arte Contemporânea do que, necessariamente, o objeto final. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, compartilham um espírito comum: em suma, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia”. (Fonte https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/arte-contemporanea)


Proposta de Leitura!


Caro estudante, nesta segunda atividade de Arte você aprofundará seus estudos na Linguagem da Dança, mais especificamente da dança moderna, contemporânea e a dança de rua.


A Dança Moderna

Introdução a dança moderna é um estilo de dança característico do período da modernidade, nascido na América, na transição do século XIX para o século XX. Esse estilo é considerado a segunda linguagem clássica da dança, sistematizado como alternativa ao balé clássico, instituído como a primeira linguagem.

A dança moderna surgiu, portanto, com o objetivo de oferecer uma linguagem alternativa para que os bailarinos se expressassem por meio da dança. Desse modo, a estrutura de dança negada foi substituída por uma linguagem mais expressiva, ou seja, voltada à comunicação de sentimentos e emoções relacionadas aos contextos e histórias de vida dos dançarinos e coreógrafos.

Nesse cenário de nascimento da dança moderna, surgem algumas figuras importantes para a sistematização de métodos característicos desse estilo. Entre essas figuras estão, principalmente, Martha Graham, Isadora Duncan e Rudolf Laban. Esses são considerados, portanto, importantes nomes na história dessa linguagem da dança, cujos métodos permitiram aprofundar tanto a filosofia quanto os modos de expressá-la.

A Dança Contemporânea

Fonte https://www.google.com/search?q=pina+bausch+imGENS&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjXysSh8uzuAhVXFrkGHRD4CkYQ_AUoAXoECAUQAw&biw=1366&bih=625#imgrc=qyO1rsq4SaqcnM


É uma vertente da dança criada por volta da década de 60 a partir de pesquisas corporais de companhias de dança, sobretudo nos EUA.

Nessa maneira de dançar, a intenção é trazer movimentos que consigam transmitir sentimentos e questionamentos, ao mesmo tempo em que aproximam a dança da vida cotidiana.

Traz como marca a investigação gestual e a experimentação, não possuindo técnicas próprias e podendo mesclar outras linguagens das artes, como o teatro e a performance.


Características da dança contemporânea

Existem muitas formas de realizar a dança contemporânea. Justamente por ela possibilitar grande libertação corporal, é difícil listar com precisão tipos de dança contemporânea, pois cada companhia acaba por realizar suas pesquisas próprias.


Entretanto, é possível agrupar algumas características frequentes, como:

· Experimentação;

· Possibilidades de movimentos próximos ao chão;

· Quedas e repousos;

· Ausência de técnicas únicas;

· Possibilidade da junção de outras linguagens, como teatro, performance e artes visuais.


Além disso, outra característica é a utilização recorrente da improvisação, ou seja, de gestos criados livremente no momento em que os dançarinos executam a dança. Assim, não é necessário que haja sempre uma coreografia pré-estabelecida.

A alemã também já teve sua história retratada no meio audiovisual. O documentário ‘Pina, dirigido pelo prestigiado cineasta Wim Wenders, descreve sua carreira desde o início, citando os altos e baixos e detalhando a mente e a obra desta bailarina única. (Fonte: https://claudia.abril.com.br/cultura/conheca-pina-bausch-a-bailarina-que-revolucionou-a-danca-contemporanea/)


Anotar no Caderno - Grupos de dança contemporânea

1. Quasar Cia de Dança é um grupo bastante conhecido no Brasil, com trabalhos também no exterior. Surgida em Goiânia na década de 80, a companhia é uma iniciativa de Vera Bicalho e Henrique Rodavalho.

Possui uma linha de pesquisa própria e tem grande apreço por temas do cotidiano, como as relações humanas.

2- O Grupo Corpo possui uma trajetória consolidada no cenário da dança contemporânea brasileira. Criada em 1975 em Minas Gerais, a companhia tem um processo criativo bastante interligado com a música.

Normalmente, a trilha sonora é escolhida como um ponto de partida para a que a coreografia seja criada. A preferência é pela música popular brasileira (MPB).


Proposta de Leitura

A Street Dance ou a Dança de Rua


A street dance, ou dança de rua, é uma forma de dança que teve origem nos anos 30 nos EUA. Surgiu como uma maneira de expressão de artistas de cab

arés que ficaram desempregados por conta da crise de 29, na qual houve a quebra da bolsa de Nova York. Assim, muitos passaram a fazer suas performances nas ruas.

Na década de 60, o músico e dançarino James Brown populariza ainda mais a street dance ao criar uma música (o funk) influenciada pelo movimento desses dançarinos, executando no palco passos desse estilo.

Além disso, o hip hop, movimento negro que surgiu nos EUA nos anos 70, acaba por integrar a dança de rua em suas práticas, fazendo surgir outras vertentes da street dance. Como exemplos temos o breaking, locking, popping, social dances e o freestyle.

Outro artista importante para trazer visibilidade para o estilo foi Micheal Jackson, cantor e dançarino que utilizou muitos passos da street dance e criou outros que se tornaram conhecidos, como o moonwalk.

No clipe da música Thriller é possível apreciá-lo com seus dançarinos em uma performance de street dance.


Atividade 2


1-Conheça mais sobre a Pina Bausch, a bailarina que revolucionou a dança contemporânea:

a- Faça uma breve pesquisa sobre a biografia da artista Pina Bausch.

b- Qual foi a importância da dançarina, coreógrafa e diretora Pina Bausch na dança? Comente sobre a companhia de dança de Pina Bausch.O legado de Pina Bausch e de sua companhia "Tanztheater Wuppertal".

c- Você já assistiu alguma apresentação de dança com efeitos visuais? Quais? Pesquise alguns exemplos.

d- Você já utilizou, em produções escolares, algum recurso tecnológico (software) que produza efeitos visuais ou sonoros? Quais?

4- Quais são as principais características do street dance?

5- Hip Hop – Quais são as principais características do hip hop?


85 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page