Atividade Multidisciplinar 2ª Bimestre 6ºs e 7ºs anos - Ensino Fundamental
Entregar gabarito até dia 30/06
Opção de respostas pelo google forms - acessar o link abaixo:
TEXTO DE ADRIANA GIAMPIETRO
(leia o texto para depois responder as perguntas).
Eu nasci poucos anos depois do fim da última grande guerra, e desde pequena ouço falar que a Terceira Guerra Mundial provavelmente iria dizimar grande parte da raça humana.
Acho que chegamos nela e nem nos demos conta disso.
A diferença é que eu, na minha inocência acreditava que seria uma briga de algum país rico, contra outro país rico, em busca de alguma riqueza maior ainda.
Que esses países inventariam bombas terríveis e com toda força bélica iriam demonstrar quem era o mais forte… errei… errei feio…
Descobri que o país mais forte na terceira guerra mundial, não é o que tem mais armas de fogo. Não é o que investiu em força bélica, ou armamento nuclear.
O país que vai ganhar a guerra é aquele que soube investir na *ciência, na saúde e em sua infraestrutura hospitalar*, porque o inimigo não morre com um tiro, ele é invisível.
Mas, em uma coisa eu estava certa…muitos vão morrer.
Essa guerra está aí para inverter valores.
Veja:
O petróleo, sem consumo, não vale nada, não é mais ouro negro como sempre disseram…
O ouro hoje é em gel, e transparente… E só serve para desinfetar.
Shoppings fechados, lojas desertas. Para que comprar, se ninguém vai ver a bota nova comprada na loja cara logo no lançamento da Coleção outono-inverno?
Carros caros que não saem das garagens. Viagens desmarcadas.
A Disney perdeu o encanto e o Donald, dessa vez o Trump, pede para que os americanos fiquem em casa.
Em todas as línguas a palavra mais falada é esse mesmo “casa” … Que ganha um novo significado, além de morada vira “abrigo”.
A muralha da China não impediu que o vírus se espalhasse. Deixamos todo o trabalho em cima das mesas e de um dia para o outro, tudo parou…
Tenho a sensação de que não me despedi de ninguém… fico imaginando que eu não posso perder ninguém, nem ir embora desse mundo sem me despedir.
Será que abracei o suficiente? Será que disse a todos o quanto eu os amo…
Não sei…
Essa Guerra me deixou sem chão, verdades tão óbvias apareceram e quebraram paradigmas. Precisou que o mundo parasse e o vírus ameaçasse nossa sobrevivência para que os pais percebessem que educação se faz em casa. E que escolas são centros de socialização.
Que ensinar não é fácil e que professores são muito mais heróis do que aqueles que o cinema mostra.
Que os mitos estão nos hospitais, de máscaras e sem condições de trabalho e não no Planalto onde a idiotizarão das pessoas toma forma humana e sem escrúpulos.
Se você aprendeu com a sabedoria dos mais velhos, sorte a sua, o mundo depois desse tsunami será mais jovem, com menos rugas e menos sábio…
Ou talvez a sabedoria apareça nesse tempo, desde que ele sirva para entendermos que viagens foram canceladas porque a grande viagem que deve ser feita é para dentro de nós mesmos.
Para que você entenda que o importante não são os custos, mas os valores.
Que essa guerra sirva para que você reveja seus conceitos, entenda que rico é o trabalhador, sem ele não existe riqueza.
Que sem o homem a natureza é mais feliz e o céu mais azul.
Que amigos usam a tecnologia para se fazer perto, e que não existe distância para aqueles que se amam.
Que vencer uma guerra no sofá é uma bênção, e está em suas mãos. Sua casa é sua trincheira e na terceira guerra mundial a granada mais perigosa é água e sabão.
E quando passar, olhe para essa quarentena e veja que ela foi apenas o tempo de incubação, que você precisou para renascer.
Questões
Português
1- No trecho: “Que os mitos estão nos hospitais, de máscaras e sem condições de trabalho e não no Planalto onde a idiotização das pessoas toma forma humana e sem escrúpulos”, a autora faz inferências a quais tipos de profissionais?
(a) Índios.
(b) Médicos - profissionais da saúde - políticos.
(c) Seres mitológicos gregos.
(d) Super heróis das histórias em quadrinhos.
Matemática
2-A vacina salva vidas e é a única arma eficiente para vencermos esta guerra de forma definitiva”, afirmou o prefeito de Santo André, Paulo Serra.
O município de Santo André segue monitorando a evolução da pandemia e se mantém estruturado, implantando novas estratégias para garantir a vacinação de toda a população.
A Prefeitura de Santo André, aplicou até o momento 363.834 vacinas, sendo 259.219 a primeira dose. Com base nas informações citadas, quantas pessoas ainda não receberam a segunda dose da vacina ?
fonte: https://www2.santoandre.sp.gov.br/Segunda, 21 Junho 2021 10:44Escrito por Rafaela Mazarin-
Texto: Tiago Oliveira
(a) 104.615
(b)103.430
(c) 105.000
(d) 105.115
Inglês
3. Assinale a alternativa que apresenta a correta soletração da palavra “Disney”.
(a) di i es en i ex
(b) di ai es en i uai
(c) di es ai em uai i
(d) ai di es em i uai
Artes
4- Após a leitura do texto, percebemos como a pandemia trouxe diversos desafios: convivência e distanciamento social, perdas, medos, ansiedade, entre outros. Diante de todo o quadro apresentado, a Arte poderá ser utilizada nesta pandemia para:
(a) ocupar nosso tempo com distrações, assim como as redes sociais, youtube e outros aplicativos
(b) poderá nos ajudar através da expressão de sentimentos, emoções, utilizando linguagens como a pintura, a fotografia, a dança, o teatro, transformando as dificuldades que a Pandemia trouxe em grandes ensinamentos e aprendizados.
(c) causando discórdia, brigas entre pensamentos diferentes, aumentando as diferenças sociais entre as pessoas
(d) todas as alternativas acima estão erradas
Ed. Física
5- O texto trata da situação atual da pandemia. A atividade física mesmo com restrições de circulação tem um papel importante nesse período. São tais benefícios?
(a) ganho de força, emagrecimento, felicidade.
(b) ganho de peso, diminuição do apetite, aumento da velocidade
(c) saúde mental, combate ao sedentarismo, emagrecimento
(d) nenhuma das anteriores.
História
6- Ao longo de nossos estudos, temos aprendido sobre a história da África. Na filosofia africana, a sabedoria dos mais velhos é muito valorizada.
Segue um trecho do livro O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França, que trata de princípios importantes na filosofia africana.
[...] Sabedoria é comida que nos alimenta. Existe uma coisa chamada ancestralidade. Antes dessa árvore, existiu outra árvore, antes existiu outra árvore, e mais outra, outra e outra... Antes de mim vieram os meus pais, os meus avós, os meus bisavós, os meus tataravós, os meus ta-ta-taravós... Todos eram reis, rainhas. Como pode existir o hoje, o agora, se você não conhece o seu passado, a sua origem, as suas características? É assim que a gente conhece a nossa ancestralidade. Isso é sabedoria e ancestralidade. (FRANÇA, Rodrigo. O Pequeno Príncipe Preto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020. p.9)
O trecho do texto de Adriana Giampietro que podemos relacionar ao texto de Rodrigo França e aos princípios da filosofia africana tratados nesta questão é:
(a) “O ouro é em gel, e transparente... E só serve para desinfetar.”
(b) “Se você aprendeu com a sabedoria dos mais velhos, sorte a sua [...]”
(c) “E que escolas são centros de socialização.”
(d) “A muralha da China não impediu que o vírus se espalhasse.”
Geografia
7-Ultimamente, vivenciamos no planeta Terra, seja de norte a sul ou de leste a oeste do Globo, um cenário de extrema dificuldade social e psicológica que tristemente se compara a uma Guerra Mundial, porque é uma doença que se espalha por uma grande quantidade de regiões no planeta, ou seja, ela não está restrita a apenas uma localidade geográfica, e causa muitas mortes em qualquer classe social. Esta pandemia que se alastrou é provocada pelo novo coronavírus e recebeu o nome oficial de covid-19, sendo o número 19, o ano que ele começou a se espalhar mundialmente. Para diminuir e até evitar o contágio temos que seguir alguns protocolos; assinale as alternativas corretas que devemos adotar para nos proteger do contágio:
(a) Usar álcool e lavar sempre as mãos, mantendo a higiene;
(b) Usar máscara e manter o distanciamento social;
(c) Sair de casa apenas quando necessário e não aglomerar;
(d) Todas as alternativas são corretas.
Ciências
8- Verificamos no texto que os países que investem em tecnologia levam vantagens, inclusive nos períodos de guerra, realmente grandes invenções e descobertas foram feitas em função disto. Dentre as invenções, tecnologias desenvolvidas para a guerra e usadas hoje em dia em diversas áreas em nosso benefício, podemos citar:
(a) fogão, geladeira e cinema
(b) carro, avião e internet
(c) internet, GPS e câmeras digitais
(d) barco, prédio e carro
Projeto de Vida
9-Assinale a alternativa correta:
A muralha da China não impediu que o vírus se espalhasse. Deixamos todo o trabalho em cima das mesas e de um dia para o outro tudo parou… Por quê ?
(a) viajamos para China para conhecer a muralha e tudo parou.
(b) o vírus veio da China muito rápido e espalhou pelo mundo.
(c) o texto de Adriana refere que todos no mundo parou de trabalhar.
(d) a China pediu para todos entrar em quarentena e deixou o vírus passar a Muralha.
Tecnologia
10- Conforme o texto a tecnologia serve para:
(a) aumentar o distanciamento social.
(b) facilitar a comunicação
(c) encurta a distância
(d) para se fazer perto
Eletiva
11- Dentre a relação de sentimentos e emoções abaixo, marque a alternativa correta que aparece no texto:
(a) ódio – ganância
(b) amor -ódio
(c) raiva- empatia
(d) saudade – amor
Entregar gabarito até dia 30/06
Nome: ________________________________________
Número:__________
Série:_____________
Gabarito:
1- ( )
2- ( )
3- ( )
4- ( )
5- ( )
6- ( )
7- ( )
8- ( )
9- ( )
10- ( )
11- ( )
Oii