Atividade Multidisciplinar 2ª Bimestre 3º Ano C - Ensino Médio Noturno
Gabarito deve ser enviado ate dia 30/06
Opção de respostas pelo Google forms - acessar o link abaixo:
TEXTO DE ADRIANA GIAMPIETRO
(leia o texto para responder as perguntas)
Eu nasci poucos anos depois do fim da última grande guerra, e desde pequena ouço falar que a Terceira Guerra Mundial provavelmente iria dizimar grande parte da raça humana.
Acho que chegamos nela e nem nos demos conta disso.
A diferença é que eu, na minha inocência acreditava que seria uma briga de algum país rico, contra outro país rico, em busca de alguma riqueza maior ainda.
Que esses países inventariam bombas terríveis e com toda força bélica iriam demonstrar quem era o mais forte… errei… errei feio…
Descobri que o país mais forte na terceira guerra mundial, não é o que tem mais armas de fogo. Não é o que investiu em força bélica, ou armamento nuclear.
O país que vai ganhar a guerra é aquele que soube investir na *ciência, na saúde e em sua infraestrutura hospitalar*, porque o inimigo não morre com um tiro, ele é invisível.
Mas, em uma coisa eu estava certa…muitos vão morrer.
Essa guerra está aí para inverter valores.
Veja:
O petróleo, sem consumo, não vale nada, não é mais ouro negro como sempre disseram…
O ouro hoje é em gel, e transparente… E só serve para desinfetar.
Shoppings fechados, lojas desertas. Para que comprar, se ninguém vai ver a bota nova comprada na loja cara logo no lançamento da Coleção outono-inverno?
Carros caros que não saem das garagens. Viagens desmarcadas.
A Disney perdeu o encanto e o Donald, dessa vez o Trump, pede para que os americanos fiquem em casa.
Em todas as línguas a palavra mais falada é esse mesmo “casa” … Que ganha um novo significado, além de morada vira “abrigo”.
A muralha da China não impediu que o vírus se espalhasse. Deixamos todo o trabalho em cima das mesas e de um dia para o outro, tudo parou…
Tenho a sensação de que não me despedi de ninguém… fico imaginando que eu não posso perder ninguém, nem ir embora desse mundo sem me despedir.
Será que abracei o suficiente? Será que disse a todos o quanto eu os amo…
Não sei…
Essa Guerra me deixou sem chão, verdades tão óbvias apareceram e quebraram paradigmas. Precisou que o mundo parasse e o vírus ameaçasse nossa sobrevivência para que os pais percebessem que educação se faz em casa. E que escolas são centros de socialização.
Que ensinar não é fácil e que professores são muito mais heróis do que aqueles que o cinema mostra.
Que os mitos estão nos hospitais, de máscaras e sem condições de trabalho e não no Planalto onde a idiotizarão das pessoas toma forma humana e sem escrúpulos.
Se você aprendeu com a sabedoria dos mais velhos, sorte a sua, o mundo depois desse tsunami será mais jovem, com menos rugas e menos sábio…
Ou talvez a sabedoria apareça nesse tempo, desde que ele sirva para entendermos que viagens foram canceladas porque a grande viagem que deve ser feita é para dentro de nós mesmos.
Para que você entenda que o importante não são os custos, mas os valores.
Que essa guerra sirva para que você reveja seus conceitos, entenda que rico é o trabalhador, sem ele não existe riqueza.
Que sem o homem a natureza é mais feliz e o céu mais azul.
Que amigos usam a tecnologia para se fazer perto, e que não existe distância para aqueles que se amam.
Que vencer uma guerra no sofá é uma bênção, e está em suas mãos. Sua casa é sua trincheira e na terceira guerra mundial a granada mais perigosa é água e sabão.
E quando passar, olhe para essa quarentena e veja que ela foi apenas o tempo de incubação, que você precisou para renascer.
Perguntas
Português
1 - Segundo o texto:
I. A terceira guerra Mundial está acontecendo agora.
II. As melhores armas são água e sabão.
III. É recomendado que não se saia de casa.
IV. O vírus é um inimigo invisível.
V. A viagem que se deve fazer é para o interior de si.
Estão corretas as afirmações:
a) I, II e IV
b) I, II, III apenas
c) I, III e V
d) Todas as afirmações estão corretas
Matemática
2-O Brasil vive uma epidemia de desinformação sobre vacinas. Aproximadamente 67% dos brasileiros acreditam em ao menos uma afirmação imprecisa sobre vacinação. O achado é parte do estudo “As Fake News estão nos deixando doentes?”, feito pela Avaaz em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), com o objetivo de investigar a associação entre a desinformação e a queda nas coberturas vacinais verificadas nos últimos anos. Para chegar ao resultado, as instituições encomendaram ao IBOPE uma pesquisa com cerca de 2 mil pessoas acima de 16 anos, em todos os estados e no Distrito Federal, respeitando as características demográficas do país. FONTE: https://sbim.org.br/noticias/1139-sete-a-cada-dez-brasileiros-acreditam-em-informacoes-falsas-sobre-vacinacao, ACESSO EM 21/06/2021.
Dessa forma, pensando em todo contexto citado acima, é correto afirmar que:
a) das 2 mil pessoas entrevistadas, 1933 acreditam em ao menos uma afirmação imprecisa sobre vacinação.
b) das 2 mil pessoas entrevistadas, 1340 acreditam em ao menos uma afirmação imprecisa sobre vacinação.
c) das 2 mil pessoas entrevistadas, 660 acreditam em ao menos uma afirmação imprecisa sobre vacinação.
d) nenhuma das pessoas entrevistadas souberam opinar sobre o fato exposto.
Inglês
3- Assinale a alternativa em que todas as palavras são cognatas, ou seja, palavras que se assemelham na escrita e no significado em português e Inglês.
a) innocence, rich, human, parents
b) invisible, science, terrible, goodbye
c) transparent, Americans, languages, house
d) force, innocence, difference, Americans
Artes
4-Segundo o trecho da reportagem leia, observe a ilustração e responda a questão abaixo.
Exagero de tecnologia deixa crianças e adolescentes desconectados do mundo real.
O Brasil já conta com 22 milhões dos chamados nativos digitais, nascidos e criados a partir da década 1980, na era dos games e da internet. Contrariando prognósticos de que a tecnologia apenas ajudaria a multiplicar informações e o círculo de amizades, muitas crianças e adolescentes nunca estiveram tão desconectados do mundo. Parecem hipnotizados por seus aparelhos móveis, perdendo a vontade de estudar, de brincar ao ar livre e até de conversar entre si e com os familiares, sem intermediação das telas. É o que mostra a partir de hoje série de reportagens do EM sobre o problema, que tem levado especialistas a alertar pais para o abuso e a falta de controle dos adeptos. Segundo estudiosos, muitos jovens já apresentam sintomas de vício em eletrônicos, como a queda no rendimento escolar, a insônia e o nervosismo sem causa aparente.”
De acordo com a frase - “que amigos usam a tecnologia pra se fazer perto, e que não existe distância para aqueles que se amam”, retirada do texto de Adriana Giampietro, há contradição com a reportagem apresentada acima: “Exagero de tecnologia deixa crianças e adolescentes desconectados do mundo real”? Responda:
a) Não, com a chegada da covid-19 entendemos que a frase a seguir está sem conexão com a realidade em que vivemos.
b) Sim, com a chegada da covid-19 entendemos que a frase a seguir está sem conexão em relação a realidade em que vivemos.
c) Não há contradição, já que estamos desconectados.
d) Depende, já que estamos isolados socialmente.
História / Sociologia
5-A charge remete ao contexto do movimento que ficou conhecido como Diretas Já, ocorrido entre os anos de 1983 e 1984. O elemento histórico evidenciado na imagem é:
a) a insistência dos grupos religiosos em realizar atos ilegais e com poucas chances de serem vitoriosos.
b) o diálogo dos movimentos sociais, com o governo militar interessado em negociar a abertura.
c) a mobilização em torno da luta pela democracia frente ao regime militar.
d) a satisfação popular diante da atuação do regime militar criados no início dos anos 80.
Geografia
6- Ultimamente, vivenciamos no Globo terrestre um cenário de extrema dificuldade social e psicológica que tristemente se compara a uma Guerra Mundial, porque é uma doença que se espalha por uma grande quantidade de regiões no planeta, ou seja, ela não está restrita a apenas uma localidade geográfica, e causa muitas mortes em qualquer classe social. Esta pandemia que se alastrou é provocada pelo novo coronavírus, e recebeu o nome oficial de covid-19, sendo o número 19, o ano que ele começou a se espalhar mundialmente. A globalização, com sua interligação do mundo foi o que facilitou para o vírus se alastrar. Assinale a alternativa correta:
a) O processo de globalização facilitou a proliferação do vírus;
b) Esta guerra pandêmica serve para rever nossos conceitos e dar mais valor a muitos pontos na nossa vivência;
c) Para vencer esta guerra do mundo contemporâneo temos que trabalhar muito o nosso psicológico e ter muita resiliência;
d) Todas as alternativas são corretas.
Biologia
7-Por muito tempo os vírus têm causado um nó na cabeça dos cientistas. Há quem diga que eles são seres vivos, há quem diga que não. Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas delas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe etc.
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
Física
8-Sobre o trecho do texto
“Que amigos usam a tecnologia pra se fazer perto, e que não existe distância para aqueles que se amam.”
Seria correto afirmar:
a) Que a tecnologia utilizada em prol da ciência pode trazer a informação e a segurança para situações de prevenções em relação a pandemia.
b) Que a tecnologia associada a desinformação, pode aumentar o bem-estar a segurança das pessoas.
c) Que a tecnologia utilizada em prol da política e associação de pessoas possam trazer o bem-estar da nação.
d) Que a tecnologia usa programas com “WhatsApp” ajudando a desinformação.
Química
9-Os ácidos são compostos que fazem parte da nossa vida diária e até de nosso organismo. Por exemplo, nosso DNA e até o DNA de um vírus é formado pelo ácido (Ácido Desoxirribonucleico, daí a sigla DNA ou ADN).
Em nosso cotidiano dois ácidos muito comuns são o Ácido Clorídrico (HCL) e o Ácido Acético (CH₃COOH) que são encontrados respectivamente em:
a) limão; laranja
b) suco gástrico; vinagre
c) refrigerantes; aditivos
d) bombas; venenos
Filosofia
10- “Descobri que o País mais forte na Terceira Guerra Mundial, não é o que tem mais armas de fogo. Não é o que investiu em força bélica ou armamento celular nuclear. O país que vai ganhar a guerra é aquele que souber investir, na ciência, na saúde, e em sua infraestrutura hospitalar, porque o inimigo não morre com tiro, ele é invisível; mas, em uma coisa eu estava certa. Muitos vão morrer”.
No trecho acima de Adriana Giampietro, assinale qual das alternativas abaixo representa a correta.
a) Investindo nos trabalhadores, pois são mãos de obras baratas.
b) Criando mais emprego na agropecuária.
c) Investir na ciência, na saúde e em sua infraestrutura hospitalar
d) Defende que a ciência se baseia na ideologia e no mito social, pois representa o senso comum cientificista.
Gabarito deve ser enviado ate dia 30/06
Obs.: Cada questão tem apenas uma alternativa correta.
Envie a devolutiva do gabarito para o e-mail: joserenatomoreira@professor.educacao.sp.gov.br ,
ou para o Whats 97696-4021 Coordenador Renato
Gabarito deve ser enviado ate dia 30/06 com: nome, nº e série.
Nome: ________________________________________
Número:__________
Série:_____________
Gabarito:
1- ( )
2- ( )
3- ( )
4- ( )
5- ( )
6- ( )
7- ( )
8- ( )
9- ( )
10- ( )
Comentarios