A Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Vários fatores levaram o mundo a esse conflito mundial: a Grande Depressão que atingiu o mundo na década de 1930 e provocou crises gravíssimas em vários países; a ineficiência da sociedade das nações, formada logo após a Primeira Guerra Mundial, que não conseguiu impedir vários conflitos que marcaram a década de 1930; a busca do espaço vital e o expansionismo alemão. A doutrina do espaço vital consistia, de um lado, na integração de populações alemães que viviam na Áustria, na região de Sudetos (Tchecoslováquia) e em Dantzig, na Polônia, e, de outro, na conquista de regiões férteis e ricas em recursos minerais, necessárias ao desenvolvimento do país. Em 1938, com o apoio de grande da população austríaca, Hitler incorporou a Áustria à Alemanha. Nesse mesmo ano, anexou a região dos Sudetos. A anexação foi reconhecida pela Inglaterra e pela França na Confederação de Munique, em 1939, Hitler tomou toda a Tchecoslováquia. Em seguida, planejou a invasão do corredor Polonês, faixa de terra que dava à Polônia acesso ao mar, pelo porto de Dantzig. Essa região já havia pertencido à Alemanha. Em agosto de 1939, assinou com a União Soviética um Pacto de Não-Agressão (20 de agosto de 1939). Em 1º de setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia, provocando a reação da Inglaterra e da França, que abandonaram a política de apaziguamento e declaram guerra à Alemanha. Estava deflagrada a Segunda Guerra Mundial.
Numa luta rápida, conhecida como guerra-relâmpago, a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. O norte da França foi invadido e ocupado pelos alemães. Em junho de 1940, com a invasão de Paris, a França capitulou. O governo francês fugiu para o sul do país, onde o marechal Pétain instalou um governo de colaboração com os alemães, o governo de Vichy. Ainda em 1940, a Itália abandonou a neutralidade e aliou-se à Alemanha, formando o Eixo Roma-Berlim. A Inglaterra sofreu bombardeios da aviação alemã, mas conseguiu resistir, graças ao uso de radares e à colaboração da população civil, e impedir a conquista de Londres pelos alemães. O general De Gaulle, exilado nesse país, organizou a resistência francesa para libertar a França. Após a invasão da Grécia, da Bulgária e da Iugoslávia, as tropas alemãs, em 1941, voltaram-se contra a União Soviética, rompendo o Pacto de Não-Agressão. O inverno rigoroso, com temperaturas de 30 graus abaixo de zero, e a resistência do povo soviético obrigaram os alemães a recuar.
O Japão, em guerra com a China desde 1937, ocupou a Indochina, com o apoio alemão. Apreensivos com o avanço japonês na Ásia, os Estados Unidos suspenderam o comércio com esse país. O Japão decidiu entrar na guerra, formando-se o Eixo Roma-Berlim-Tóquio, em 1941. Até 1941, os Estados Unidos haviam permanecido neutros, mas colaboravam com ingleses e franceses, fornecendo material bélico. No dia 7 de dezembro de 1941, o ataque japonês à base naval norte-americana em Pearl Harbor, no Havaí, levou os Estados Unidos a entrar na guerra contra o Eixo. A partir de 1942, os aliados passaram a obter vitórias em várias frentes. Os norte-americanos obrigaram os japoneses a recuar e, no norte da África, as tropas inglesas venceram as alemãs. Na União Soviética, os alemães foram derrotados na Batalha de Stalingrado. Nesse mesmo ano, o Brasil declarou guerra ao Eixo, depois do afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães. Em 1943, os aliados desembarcaram na Sicília, e o rei Vitor Emanuel III destituiu Mussolini do cargo de primeiro-ministro. Ele refugiou-se no norte da Itália, onde resistiu até 1945. Em 6 de junho de 1944, ocorreu o desembarque aliado na Normandia (Dia D), apoiado por 4 mil navios e 11mil aviões. Ao mesmo tempo, os alemães abandonaram Paris. A França foi libertada do domínio nazista. Em 2 de maio de 1945, os aliados chegaram a Berlim. Dias antes Hitler havia se suicidado. No dia 8, a Alemanha se rendeu. A guerra no Pacífico, entre os Estados Unidos e o Japão, durou até agosto, quando o presidente Truman tomou a decisão de lançar bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. O Japão se rendeu em 15 de agosto de 1945, terminando, assim, a Segunda Guerra Mundial.
Com base no texto respondas às perguntas.
1. O Brasil lutou na Segunda Guerra Mundial apoiado por quais países?
2. Qual foi a posição do Japão na Segunda Guerra Mundial?
3. Hitler era o líder de qual país?
4. Quais os fatores que levaram à Segunda Guerra Mundial?
5. Qual foi o país que os alemães tiveram de recuar por motivo, que o frio era 30 graus abaixo de zero?
Enviar a devolutiva para o e-mail: joao.historia.zanei@gmail.com
Corpo do e-mail: Nome do aluno, número, série e qual aula se trata.
Exemplo: Joaquim, nº 100, 9ºA,9ºB, 9ºC, 9D.
Todas as repostas a caneta
Commentaires