Atividade 1 - Língua portuguesa - 8ºs anos A e B - Professor Anderson
Devolutivas: <<< agsantos@professor.educacao.sp.gov.br >>>>
Entrega: até 19/02/2021
Olá queridos alunos! Sejam muito bem vindos a mais um ano letivo cheio de desafios para nós.
A nossa primeira atividade segue o tema e assuntos das nossas aulas remotas via CMSP. Por isso é muito importante que você acompanhe as aulas, faça suas anotações em seu caderno e responda as questões na apostila que você recebeu.
Vamos falar sobre um gênero textual bastante conhecido pela maioria. A “entrevista”, e para tanto, preparei algumas questões iniciais para que todos estejam familiarizados com o assunto.
Informações sobre o gênero: é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.
Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, por exemplo, a notícia e a reportagem.
Trata-se de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.
As palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos).
No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de um discurso coerente.
Características da Entrevista
· Textos informativos e/ou opinativos
· Presença do entrevistador e do entrevistado
· Linguagem dialógica e oral
· Marca do discurso direto e da subjetividade
· Mescla da linguagem formal e informal
Estrutura da Entrevista
Para produzir uma entrevista esteja atento à sua estruturação:
Escolha do Tema
A entrevista pode ser um texto em que você vá utilizar para dar consistência a um outro trabalho, ou mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa.
Elaboração de Roteiro
Feito a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista.
Além disso, pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a presença de alguém, podem surgir outras perguntas durante o processo, a partir das respostas do entrevistador.
O roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for necessário.
Como fazer uma entrevista
Apresentar-se à pessoa que se quer entrevistar e expressar qual é o objetivo da entrevista,
Formular perguntas com clareza e de forma concisa.
Deixar o entrevistado falar, sem interrompê-lo nem entrar em discussão com ele.
Tomar nota das respostas ou fazer uma gravação.
Ao final da entrevista, deve-se agradecer ao entrevistado e despedir-se dele.
Agora é a sua vez! Escolha alguém para ser entrevistado por você, pode ser pessoas que convivam com você ou não.
O tema da sua entrevista será “O ENSINO REMOTO”, elabore 5 perguntas que fará a(o) seu(ua) entrevistado(a), abordando os pontos positivos e negativos de se estudar à distância. Não esqueça de utilizar seu roteiro de perguntas no momento da entrevista e tome nota de todas as respostas do seu entrevistado.
Segue abaixo um exemplo de roteiro que você poderá utilizar.
Entrevistador(a):
Entrevistado(a):
Idade do entrevistado(a):
Grau de parentesco:
Tema: O ENSINO REMOTO
Objetivo: coletar informações sobre as facilidades e possíveis dificuldades na aprendizagem à distância.
Perguntas pertinentes ao tema: (sugestão de perguntas)
1 – Você já precisou aprender alguma coisa à distância? O entrevistado deverá responder qualquer coisa que ele tenha aprendido na vida e que não tenha sido alguém, presencialmente que o tenha ensinado.
2 – Qual foi sua maior dificuldade em aprender à distância?
3 – Quais foram as facilidades e/ou praticidades que você encontrou ao estudar (aprender) à distância?
4 – Você prefere estudar presencialmente ou remotamente?
5 – O que é preciso ter para ser um bom aluno que estuda remotamente?
Seguindo esses passos da entrevista, você deverá anotar tudo em seu caderno, tirar uma foto da sua entrevista e enviar para o email do professor. Assim, eu farei as correções necessárias e darei a devolutiva para prosseguirmos com os próximos passos da nossa sequência de aulas.
Abraços! Continuem se cuidando!
prof. Anderson
Comentarios