top of page

8º C- ciências- Atividade 8- Prof. Ariane- 2º Bimestre 2021

Cada um dos pequenos textinhos descreve um personagem de um diferente bioma brasileiro ( Amazônia, caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e cerrado). Leia-os atentamente e no fim de cada um escreva o nome do bioma que está sendo representado por este texto. Obs: os nomes dos biomas não vão se repetir.


TEXTO 1

Olá! Meu nome é Anta. Sou o maior mamífero brasileiro. Chego a pesar até 300 quilos. Adoro comer frutas e ficar próximo de rios. Rio é o que tem muito aqui, também chove muito. Moro em áreas florestais. Aqui as árvores são muito altas e fazem uma sombra muito boa. Xiu! Silêncio! Eu vivo fugindo da onça-pintada. Não faço nenhum mal para ela, mas a feroz vive andando pela floresta querendo me comer. _____________________


TEXTO 2

Oi! Sou uma planta muito forte e resistente, pois consigo habitar em lugares muito quentes. Até sobre rochas eu consigo sobreviver. Aqui o Sol é sempre forte e a temperatura elevada, na grande maioria dos dias. Água aqui é difícil. Para me adaptar a isso, tenho o corpo coberto de enormes espinhos em vez de folhas, pois elas consomem muita água. As outras plantas daqui perdem as suas folhas para economizar água. Os animais não se aproximam muito de mim por causa de meus enormes espinhos; eles também me protegem. Apenas alguns insetos ou pássaros e também lagartos chegam perto. Mas nas secas eu sou a salvação para muitos animais, pois mesmo nesse período estou sempre verdinho e suculento, então o homem tira meus espinhos e me serve como alimento. Ah, já estava esquecendo! Desculpa! Meu nome é mandacaru, mas, se preferir, pode me chamar de cacto. __________________


TEXTO 3

Olá! Sou um simpático primata. As pessoas me acham muito bonito. Deve ser por minha cor dourada ou porque tenho uma juba que lembra o rei da selva. Acredita que até colocaram uma foto minha em cédulas de dinheiro? Talvez seja porque está ficando difícil de me encontrar, igual o dinheiro. Então, já sabem quem eu sou? Isso mesmo, eu sou o mico-leão-dourado. Adoro ficar sobre as árvores para me alimentar e fugir de predadores. Aqui tem muitas árvores, afinal moro numa floresta, e existem rios e cachoeiras também. ________________


TEXTO 4

Oi! Chamo-me tuiuiú, mas também me chamam de jaburu. Recebo esses nomes por causa de meu enorme pescoço que se inicia com uma listra vermelha, e o restante é de cor preta, enquanto o resto do meu corpo é branco. Também, tenho um longo bico preto. Sou uma ave consideravelmente grande. Posso atingir quase 1,5 metro de comprimento, e quando minhas asas estão abertas podem chegar a 3 metros. Fico sempre às margens dos rios e lagoas à procura de alimento (peixes, principalmente). Também costumo ficar sobre árvores esparsas, onde aproveito para construir ninhos. Felizmente, onde habito tem muitas áreas alagadas, o que facilita minha busca por alimento. Como o terreno é plano, então fica fácil o alagamento das áreas. _________________


TEXTO 5

Olá! Meu nome é lobo-guará. Sou o maior canídeo da América do Sul. Posso atingir até 90 centímetros de altura e 30 quilos. Sou fácil de ser reconhecido por minha pelagem avermelhada e minhas longas pernas. Sou um lobo diferente: geralmente vivo solitário, me alimento de frutos, além de carne. Habito áreas abertas, com muitas gramíneas (elas predominam) e vez por outra surgem algumas árvores ou arbustos isolados ou em pequenos grupos. Aqui onde moro as temperaturas são tão elevadas que chegam a provocar incêndios, inclusive as árvores desenvolveram cascas mais grossas para melhor resistir ao fogo. ____________________



A atividade deve ser entregue no email: arianecristinalima@prof.educacao.sp.gov.br até dia 05/07/2021

No assunto do email, escreva atividade 8, seu nome e a série.


35 views0 comments

Recent Posts

See All

Opmerkingen


Post: Blog2_Post
bottom of page