E.E. Profª Clothilde Martins Zanei
Profª Lucila - Arte
Atividade 03 – 1º Bimestre/2021
8º anos A, B, C
Entrega da atividade: lucilammt@gmail.com ( Colocar no campo ASSUNTO DO EMAIL, o SEUNOME COMPLETO E SUA SÉRIE
Entregar até o dia 22/03/2021
ROTEIRO DA AULA
(EF08AR21) Explorar e analisar instrumentos de matriz indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
Objetos de Conhecimento: Materialidade
● Instrumentos de matriz indígena e africana
● Timbres e características sonoras
Na atividade anterior, tivemos um encontro com a Música e seus elementos: ALTURA, DURAÇÃO, INTENSIDADE E TIMBRE.
Hoje falaremos sobre INSTRUMENTOS MUSICAIS, afinal, são eles os responsáveis pela produção sonora que o Músico conseguirá extrair deles.
Instrumentos de matriz indígena
Os instrumentos musicais e a produção musical indígenas são utilitários, apresentando composições que passam de geração em geração, baseadas no canto e em instrumentos de diferentes tipos.
Idiofones: instrumentos que vibram por percussão ou atrito (chocalho).
Aerofones: soam pela ação do ar soprado pela boca ou nariz (flautas e apitos).
Membranofones: instrumentos que soam pela vibração de uma membrana (tambores). Zumbidores: o som é obtido ao se girar rapidamente, no ar, uma corda com uma pequena peça de madeira oval na ponta.
Instrumentos de matriz africana
Os instrumentos musicais africanos baseiam-se numa grande variedade de instrumentos de percussão como os membranofones – tambores; os idiofones – reco-reco; os xilofones – instrumentos de madeiras percutidas; os aerofones – flautas; e outros instrumentos “mistos”, como a kalimba e o pandeiro, por exemplo.
Características de instrumentos musicais diversos
Os instrumentos podem ser: acústicos, elétricos e eletrônicos; aerofones, cordofones, idiofones e membranofones; harmônicos, melódicos.
Uma classificação tradicional, e até frequente no senso comum, é a que distingue instrumentos de sopro (trompete, trompa, oboé, fagote etc.), de cordas (piano, violino, viola, violoncelo, baixo, violão, viola caipira etc.) e de percussão (bongô, pandeiro, reco-reco, tamborim, caixa, atabaque etc.).
Há, ainda, uma classificação relacionada ao modo de tocar o instrumento: friccionando (cuíca, violoncelo, serrote etc.); percutindo (piano, carrilhão, pandeiro etc.); pinçando (violão, cravo, alaúde, coto etc.).
Instrumentos musicais acústicos: são todos os instrumentos que não precisam de utilização de energia elétrica ou amplificadores para serem tocados. Exemplos: atabaques, xilofones, harpas, entre outros.
Instrumentos musicais elétricos: são instrumentos musicais que necessitam de energia elétrica e/ou amplificadores elétricos para sua utilização. Exemplos: guitarras, órgãos e violinos elétricos, entre outros.
Instrumentos musicais eletrônicos: são instrumentos que necessitam, além da energia elétrica, de recursos digitais como computadores ou celulares para a sua utilização; por exemplo: os sintetizadores e samplers. Hoje o sampler é um software que se instala em computadores.
Agora é com você!!
Proposta de atividade
1 – Você já teve algum tipo de experiência com instrumentos musicais? Qual foi o instrumento?
2 -O que são instrumentos musicais acústicos? Dê exemplos
3 – Você conhece algum instrumento musical de matriz africana? Qual?
4 – Você vai construir uma ilustração onde deverá conter: um instrumento de matriz indígena, um de matriz africana e um instrumento musical elétrico. Você poderá representar essa ilustração como se fosse uma banda e os músicos tivessem tocando esses instrumentos. Divirta-se!!
Bons Estudos!!!
Comentários