top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

8A, 8B, 8C - História - Atividade 8 - Professor: João - 2º Bimestre 2021


Índios e negros no Brasil colônia – suas resistências


A violência contra os povos indígenas do Brasil começou com a conquista portuguesa em 1500, e continuou nos anos seguintes. Vítimas das doenças trazida pelos europeus e do trabalho forçado, os índios também perderam grande parte de suas terras tradicionais e foram obrigados a se refugiar em locais mais distantes da faixa litorânea.

O que muita gente desconhece é que os índios foram a principal mão de obra utilizada pelos colonos na Amazônia, e em São Paulo até o século XVIII. Na floresta Amazônica, os escravos indígenas extraiam as chamadas drogas do sertão. Já na capitania de São Paulo, muitos colonos, conhecidos como bandeirantes, organizavam expedições para capturar índios no interior e levá-los como cativos para as plantações paulistas de trigo, cana e algodão.

A violência contra os indígenas e o avanço sobre as suas terras prosseguiram após a independência do Brasil, com a expansão da lavoura cafeeira, a construção das vias férreas, a exploração de madeira e de minérios e a ampliação da fronteira agrícola.

A violência contra os povos negros no Brasil teve uma conotação semelhante as dos indígenas. Estima-se que, entre a segunda metade do século XVI e 1850, cerca de 3,5 milhões de africanos tenham sido capturados e trazidos para o brasil para trabalhar como escravos. A maior entrada ocorreu na primeira metade do século XIX, justamente o período de expansão da lavoura cafeeira no sudeste do país, mais especialmente no Vale do Paraíba e no Oeste Paulista.

A grande quantidade de africanos trazidos demostrava que o trabalho escravo continuou sendo muito rentável para a agricultura e que a expansão dos cafezais, tanto no Vale do Paraíba quanto no Oeste Paulista, deveu-se à exploração da mão de obra de origem africana.

A lavoura cafeeira começou a sentir os efeitos da falta de mão de obra a partir de meados do século XIX. Isso ocorreu devido a proibição do tráfico negreiro e ao crescimento da campanha abolicionista.


Com análise e interpretação do texto. Responda as perguntas.


1. Quais foram os malefícios que os europeus trouxeram para os índios no Brasil?

2. Pesquise o que eram as drogas do sertão que os índios extraiam para os portugueses no Brasil.

3. Explique o que os portugueses fizeram com os indígenas brasileiros a partir do século XVI.

4. Explique qual era o tipo de trabalho os índios e os negros eram obrigados a fazer na capitania de São Paulo.

5. Explique qual era a condição de vida do negro e do índio no Brasil durante o período colonial.


Enviar a devolutiva para o e-mail: joao.historia.zanei@gmail.com

Corpo do e-mail:

Nome do aluno, número, série e qual aula se trata.

Exemplo: Joaquim, nº 100, 8ºA,8ºB, 8ºC.

Todas as repostas a caneta.



94 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page