top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

7º ano A, B- Geografia- Atividade 8- Prof. Lilian Pires- 2º Bimestre 2021

7º ANO- Geografia- Atividade 8- 2º bimestre de 2021

Professora: Lilian Pires



Antes do envio, verifique se está legível e bem identificado com nome, número, série, e número da atividade.


Data: 14/06/ 2021


ATIVIDADE

1) Faça a leitura bem caprichada do texto abaixo e anote no caderno os trechos mais importantes.

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL E SUAS ATIVIDADES ECONOMICAS.


Os fluxos migratórios ocorrem desde o início da história da humanidade. Esse processo consiste na mobilidade espacial da população, podendo ocorrer em escala global, nacional, estadual e municipal. A migração ocorre por diferentes fatores, sendo desencadeada por motivos religiosos, culturais, ambientais, políticos e econômicos. No Brasil, os fatores econômicos são os principais responsáveis pelas correntes migratórias, pois, no país existem áreas mais industrializadas, sendo, portanto, mais atrativas para a população.


No entanto, parte dos imigrantes não consegue se inserir no mercado de trabalho local, por não possuírem mão de obra qualificada com vistas a atender o mercado que, a cada instante torna-se mais exigente e competitivo. Esse processo faz com que muitos deles passem por diversas dificuldades nos grandes centros urbanos.


A ocupação do Brasil meridional, atualmente chamado de Região Sul, obedeceu a um padrão um pouco distinto do restante do país. A presença do clima subtropical restringia (apesar de não inviabilizar) o plantio de cultivos típicos de clima quente, como a cana-de-açúcar ou mesmo o café. Essa característica, aliada à estratégia portuguesa de ocupação de fronteiras, atraiu imigrantes de outras localidades europeias. Ao invés da monocultura com base no trabalho escravo, foi privilegiada a organização de propriedades que praticavam a policultura com a utilização do trabalho familiar.

No Rio Grande do Sul, os luso-brasileiros se fixaram nas áreas campestres, com base nas atividades pastoris, enquanto que os imigrantes europeus nas zonas florestais, à partir das pequenas propriedades rurais. Os italianos que se fixaram na região se localizavam nas encostas superiores do Planalto (600 a 800 metros de altitude), fundando cidades como Caxias, Garibaldi, Bento Gonçalves entre outras.

Em Santa Catarina ocorreu a entrada de imigrantes alemães e italianos no século XIX, enquanto que no século XX a imigração foi mista, composta de elementos nacionais e descendentes de colonos italianos do Rio Grande do Sul. Os alemães se concentraram no Vale do Itajaí, fundando cidades como Joinville, Blumenau e Brusque, enquanto os italianos se fixaram na região do Vale do Tubarão, fundando cidades como Criciúma, Urussanga e Siderópolis.

No Paraná, ocorreram durante o século XIX imigrações de alemães, eslavos ucranianos e polacos. Italianos e holandeses também migraram para a região, mas em menor proporção. No início do século XX ocorreu um extravasamento da cafeicultura paulista, atraindo agricultores japoneses, colonos europeus e brasileiros para o norte do estado. Em seguida ocorreram movimentos desordenados de caboclos e colonos, entre Ponta Grossa e Maringá, baseados na cultura de ervas e pinhais.


2) Faça a pesquisa das características histórico-geográficas das atividades econômicas relacionadas abaixo: (pesquise separado cada item e capriche)


a) Pau-brasil;

b) Drogas do sertão (cacau, canela, castanha)

c) Café

d) Mineração (ouro, prata, diamante)

e) Cana-de-açúcar

f) Bovinos

g) Borracha

h) Algodão


OBS: PARA ESTA ATIVIDADE VOCE PODE TAMBÉM BUSCAR APOIO NA APOSTILA ¨CURRICULO EM AÇÃO¨, ENTRE AS PÁGINAS 125 ATÉ 128; ou procurar na internet sobre os produtos citados acima que influenciaram a formação da sociedade brasileira.



BOA SORTE! Se cuidem... Abraço!




47 views0 comments

Recent Posts

See All

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page