Olá, querido(a) estudante. Espero que você e sua família estejam bem.
LEIA AS ORIENTAÇÕES COM MUITA ATENÇÃO, POR FAVOR:
· No caderno, coloque a data 03/05/2021, o título “Reforma Protestante” e faça a lição. · Leia tudo antes de responder as questões. Leia com calma, atenção e mais de uma vez! · Tudo o que você precisa para responder está no roteiro. Não é obrigatório copiar os textos! · Depois de terminada a lição, tire foto e envie pelo WhatsApp 98149-9727 ou para o e-mail: professorakarinazanei@gmail.com até o dia 14/05. · Antes de enviar, veja se a foto está nítida e se nenhuma resposta saiu cortada. · Não deixe para fazer na última hora e se tiver dúvidas ou dificuldades enquanto estiver realizando a tarefa, pode me perguntar por e-mail ou pelo WhatsApp.
Roteiro de atividades: Reforma Protestante
Você já reparou que existem diferentes religiões cristãs?
Para que você não se confunda, a partir de agora nas aulas de História, chamaremos de “cristão” todo aquele que acredita em Jesus Cristo, independente da religião.
Isso porque há mais de uma religião cristã. Existem os católicos, os cristãos ortodoxos, os protestantes (comumente chamados de evangélicos), as testemunhas de Jeová etc.
É importante deixar claro que o objetivo não é julgar qual religião é “a melhor” ou é “a certa” e sim entender o contexto em que houve uma grande divisão dentro do cristianismo.
Habilidade trabalhada: (EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas (Protestante e Contrarreforma Católica) e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Texto 1: OS PRIMEIROS TEMPOS DO CRISTIANISMO
A religião cristã surgiu em um dos lugares dominados pelo Império Romano, a Palestina. Após a morte de Jesus Cristo, seus seguidores passaram a pregar seus ensinamentos e a religião cresceu muito e se espalhou pelo Império. Primeiro, os cristãos foram perseguidos, depois a religião foi permitida e, finalmente, tornou-se a religião oficial do Império.
Neste período, os cristãos pertenciam à Igreja Católica Apostólica Romana. “Católica” porque seria “universal”, ou seja, destinada a todos os povos; “Apostólica” porque seria a igreja que os apóstolos de Cristo fundaram e “Romana” porque sua sede estava em Roma. O líder da Igreja Católica Apostólica Romana é o Papa, que é o bispo de Roma.
Cisma do Oriente
Em 1054 aconteceu a primeira divisão entre os cristãos. Durante a crise do Império Romano, uma das tentativas de resolver a crise foi dividindo o Império em duas partes: o Império Romano do Oriente e o Império Romano do Ocidente. A igreja do Oriente foi se diferenciando da igreja do Ocidente em algumas crenças e costumes, até que em 1054 aconteceu a separação oficial entre as duas igrejas e no Oriente surgiu a Igreja Ortodoxa.
Texto 2: REFORMA PROTESTANTE
Estamos estudando as mudanças na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, certo?
Então, não trataremos agora da Igreja Ortodoxa (do Oriente), mas sim do que aconteceu depois na Igreja Católica Apostólica Romana.
A Reforma Protestante foi uma grande divisão que ocorreu na Igreja Católica em 1517, dando origem às igrejas protestantes. Vamos entender por que isso aconteceu.
Antecedentes
Na Idade Média, a Igreja [Católica Apostólica Romana] era rica e poderosa. Mas no início da Idade Moderna havia muitas pessoas, grupos sociais e líderes políticos e religiosos que não estavam satisfeitos com a Igreja e com o imenso poder do papa.
a) Os reis eram contra o poder universal do papa. No século XV, muitos reis passaram a achar que o papa atrapalhava o fortalecimento do poder dos reis.
b) O papa cobrava vários impostos em toda a Europa. Os reis também eram contra essa saída de dinheiro de seus reinos e principados para Roma, a sede do papado.
c) A Igreja Católica pregava contra a usura (que é o empréstimo de dinheiro com juros) e contra o livre preço das mercadorias. Os burgueses, que eram muito ricos e faziam essas coisas, eram contra a pregação dessas ideias.
d) Havia corrupção e despreparo do clero. Muitos membros da Igreja tinham comprado o cargo de bispo ou de cardeal. Vários papas chegavam à chefia da Igreja por serem de famílias poderosas. Os padres geralmente tinham pouca instrução e nenhum preparo para orientar os fiéis.
e) Venda de relíquias: alguns objetos eram vendidos como se fossem objetos sagrados, mas eram falsas relíquias. Por exemplo, vendia-se um pedaço qualquer de madeira dizendo que era um pedaço da cruz de Cristo.
f) Venda de indulgências. Indulgência significa perdão dos pecados. Bispos e padres vendiam indulgências, ou seja, em troca de uma doação em dinheiro à Igreja, os fiéis recebiam o perdão dos pecados.
g) A vida de luxo do alto clero chocava muitos fiéis, que viam nisso uma traição aos ideais de pobreza e humildade cristãos.
h) A nova atitude diante do conhecimento e do mundo (que estudamos no Renascimento) contribuiu para abalar algumas doutrinas, algumas verdades que eram consideradas inquestionáveis pela Igreja.
Martinho Lutero
Algumas pessoas como John Wycliff, fizeram críticas à Igreja e foram acusados de hereges, ou seja, de contrariarem verdades defendidas pela Igreja. Outro exemplo é o de Jan Huss, que foi acusado de herege e queimado vivo em 1415.
No início do século XVI, na região onde hoje é a Alemanha, um doutor em Teologia e monge de nome Martinho Lutero revoltou-se contra a venda de indulgências e teve a ousadia de discordar da doutrina católica; com isso deu início ao movimento conhecido como Reforma protestante.
No convento, ele fazia tudo o que achava que fosse necessário para que sua alma fosse salva: jejuava, orava e lia a Bíblia noites inteiras. Apesar disso, Lutero continuava se sentindo um pecador. Lutero só superou sua crise pessoal e espiritual quando rompeu com a Igreja e propôs uma nova doutrina cristã.
A Reforma de Lutero
Em 1517, o papa prometeu que todo aquele que desse dinheiro para construir a nova Basílica de São Pedro, em Roma, receberia em troca uma indulgência plena, isto é, o perdão de todos os pecados. Indignado, Martinho Lutero pregou na porta de sua paróquia as 95 teses, um documento com 95 ideias que eram duras críticas à Igreja.
Por insistir na defesa de suas ideias, Lutero foi excomungado (expulso da comunhão) da Igreja pelo papa. O imperador católico Carlos V, que governava a região da atual Alemanha, também considerou Lutero um herege e mandou queimar seus escritos. Perseguido, Lutero se refugiou no castelo de um nobre que apoiava suas ideias. Ali, ele traduziu a Bíblia para o alemão, possibilitando que pudesse ser lida por um número muito maior de pessoas.
Vários príncipes da região onde hoje é a Alemanha se converteram ao luteranismo e se apropriaram das terras da Igreja Católica em seus principados, aumentando seu poder e riqueza.
A Doutrina de Lutero
Lutero fundou uma igreja e uma nova doutrina, baseada nos seguintes princípios:
a) A justificação ou a salvação é apenas pela fé. A fé em Deus é que salva uma pessoa e não alguma ação, sacrifício ou boa obra que essa pessoa possa praticar.
b) Sacerdócio universal: todo cristão é capaz de interpretar a Bíblia por si mesmo.
c) A Bíblia, por meio da qual Deus se revela, é a única fonte da verdade.
d) O batismo e a eucaristia são os dois únicos sacramentos.
e) O culto aos santos e às imagens não tem fundamento.
f) Qualquer membro da igreja pode se casar.
Diante do avanço do luteranismo, o imperador Carlos V proibiu o culto luterano. Os príncipes luteranos protestaram contra essa proibição; daí a palavra “protestante” para nomear os seguidores das igrejas surgidas a partir da Reforma.
Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 7º ano: ensino fundamental: anos finais/ Alfredo Boulos Junior. – 4 ed. – São Paulo: FTD, 2018. p. 81-86.
O texto foi usado como base para a explicação redigida.
Leia todas as questões com atenção. Copie e responda.
Consulte os textos para responder.
QUESTÕES
1. Sobre a Reforma Protestante, responda as questões abaixo:
a) O que foi?________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
b) Quando aconteceu?________________________________________________________________________
c) Onde teve início?________________________________________________________________________
d) Quem deu início ao movimento?________________________________________________________________________
2. Marque com um “x” a única alternativa ERRADA sobre as causas da Reforma Protestante:
a) Muitos reis ficavam descontentes com o poder universal do papa e com os impostos que o papa cobrava nos reinos e principados.
b) Havia corrupção e despreparo no clero.
c) Os burgueses não gostavam da pregação da Igreja contra a usura e contra o livre preço das mercadorias.
d) Nunca eram vendidas indulgências e nem relíquias, embora todos os fiéis quisessem comprar.
3. Segundo o texto 2, existe alguma relação entre o Renascimento e a Reforma Protestante? Responda “Sim” ou “Não” e justifique sua resposta usando o texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Em 1517 Lutero pregou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. O que eram as 95 teses?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Abaixo estão três das 95 teses: a tese 27, a tese 36 e a tese 43. Leia-as com atenção.
Para facilitar a leitura, considere que “tilintar” significa “soar”, “fazer barulho”, que “remissão” significa “perdão” e que “procedem” significa “fazem”.
O que Martinho Lutero estava criticando nas três teses acima?
_________________________________________________________________________
6. Marque com um “x” a alternativa correta:
a) Lutero foi a primeira pessoa que fez críticas à Igreja.
b) O papa aceitou e concordou com as 95 teses que Lutero escreveu.
c) Após pregar as 95 teses, Lutero foi excomungado e perseguido.
d) Lutero desistiu de traduzir a Bíblia para o alemão.
7. Sobre a nova doutrina que Lutero fundou, marque com um “x” a alternativa ERRADA:
a) A salvação é apenas pela fé e não pelas obras.
b) Os cristãos nunca devem ler a Bíblia.
c) Todo cristão deve ler a Bíblia, única fonte da verdade, e todo cristão é capaz de interpretá-la.
d) Negação do culto aos santos e imagens. Aceitação do batismo e da eucaristia como os únicos sacramentos.
Comments