6º ANO- Geografia- Atividade 8- 2º bimestre de 2021
Professora: Lilian Pires
DEVOLUTIVA: proflilianpires2021@yahoo.com
Antes do envio, verifique se está legível e bem identificado com nome, número, série, e número da atividade.
Data: 14/06/2021
ATIVIDADE
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO: cartografia, tecnologia e movimentos da Terra.
1) COPIE OS TEXTOS EM SEU CADERNO (Ele já está bem resumido)
PONTOS CARDEAIS E COLATERAIS.
Os pontos cardeais são meios de orientação no espaço terrestre utilizados em diversos instrumentos, tais como as bússolas e os mapas. É, portanto, a partir dos pontos cardeais que podemos ter a correta consciência do lugar que ocupamos no espaço e da nossa posição relativa em relação a ele.
Além dos pontos cardeais, há também pontos mais específicos, os chamados pontos colaterais, e outros ainda mais precisos, os pontos subcolaterais, que nada mais são do que a combinação dos pontos cardeais e subcolaterais.
Os pontos cardeais – e seus respectivos símbolos – são:
Norte: N
Sul: S
Leste: L ou E (em função dessa expressão em inglês, “east”).
Oeste: O ou W (também em função de sua correspondência na língua inglesa, “west”).
Os pontos colaterais, cuja posição encontra-se entre os pontos cardeais, são:
Entre o norte e o oeste: Noroeste (NW)
Entre o norte e o leste: Nordeste (NE)
Entre o sul e o leste: Sudeste (SE)
Entre o sul e o oeste: Sudoeste (SW)
MOVIMENTOS DA TERRA:
Rotação
O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas (Figura 1, abaixo). Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre. Vale lembrar que, durante o ano, a iluminação do Sol não é igual em todos os lugares da Terra, pois o eixo imaginário, em torno do qual a Terra faz a sua rotação, tem uma inclinação de 23o 27, em relação ao plano da órbita terrestre.
Translação
Já o movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho - ou órbita - que tem a forma de uma elipse. A velocidade média da Terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, e o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos. Esse tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol é chamado "ano". O ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto.
Estações do ano
As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação. Essas datas recebem a denominação de equinócio e solstício, que veremos a seguir. Para se observar onde e com que intensidade os raios solares incidem sobre os diferentes locais da superfície terrestre, toma-se como ponto de referência a linha do Equador. As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra.
2) Responda as questões:
A) Quais evidencias indicam que o planeta Terra gira em torno do sol? Justifique sua resposta.
B) Quais são os pontos cardeais e colaterais?
C) O que é o movimento de rotação e de translação?
D) Pesquise o que é uma bússola. (Imagem 14 da página 141 da apostila ¨Currículo em Ação ¨.
(OBS: PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ TAMBÉM PODE USAR COMO APOIO A APOSTILA ¨CURRICULO EM AÇÃO¨, ENTRE AS PÁGINAS 138 ATÉ 141)
Boa Sorte e se cuidem!
Comments