top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

6º A, B, C- Geografia- Atividade 6- Prof. Lilian Pires- 2ª Bimestre 2021

6º ANO – ATIVIDADE – semana de 17/05/2021

Geografia- Professora Lilian Pires

Devolutiva por e- mail: proflilianpires2021@yahoo.com


Verifique se sua atividade esta bem identificada e legível, antes do envio.

Assistam as aulas no cmsp todas as quinta feira.


1) Leia atentamente o texto e ANOTE EM SEU CADERNO AS PRINCIPAIS PARTES: (envie á cata com letra legível)


REGIÃO METROPOLITANA


Região metropolitana é uma zona urbana com diferentes cidades interligadas que dependem estruturalmente de uma cidade maior.

A princípio, uma região metropolitana consiste em uma área formada por um conjunto de municípios próximos. Dessa forma, as cidades estão interligadas e dependem de uma cidade central, neste caso a metrópole.

Todavia, no Brasil, as regiões metropolitanas são garantidas por lei e a criação destas regiões se originou como uma forma de complementar as estruturas que formam os municípios integrantes.

Assim, as primeiras regiões deste tipo foram criadas na década de 1970. Capitais brasileiras como Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram metrópoles e acolheram municípios próximos, trazendo progresso e oportunidades para a população em geral.

Região metropolitana é uma zona com alta densidade populacional, formada por municípios vizinhos que estão interligados por uma cidade maior, chamada metrópole. Por sua vez, essa metrópole influencia todas as cidades-satélites, de maneira social, política e econômica.

Todavia, as cidades que integram determinada região metropolitana acabaram por se aglutinar de tal maneira que se tornaram uniformes visualmente, conceito esse disseminado e conhecido como conurbação.

Nesse sentido, o movimento responsável pela expansão das cidades transforma o espaço urbano, com mudanças de uma paisagem rural e menos desenvolvida, para uma paisagem com prédios, barulhos diversos, pessoas, carros e tudo o que uma grande cidade comporta.

Diferença entre cidade e município


A diferença entre cidade e município encontra-se, basicamente, no fato de um ser um conceito referente à ocupação humana e o outro estar associado à delimitação territorial por meio de divisas.

0 município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.

A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo.


Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Além disso, ele também pode conter outras cidades menores além de seu distrito-sede que não possuem autonomia política suficiente para emanciparem-se. Essas pequenas aglomerações geralmente recebem o nome de vilas, povoados e outros.



2) RESPONDA AS QUESTÕES:


A) O QUE É UMA REGIÃO METROLOPOTANA?

B) A REGIÃO METROPOLITANA TEM MUITOS OU POUCOS MORADORES? EXPLIQUE.

C) EXPLIQUE A DIFEREÇA ENTRE A REGIÃO METROPOLITANA E A REGIÃO RURAL.

D) RELATE A DIFERENÇA ENTRE CIDADE E MUNICIPIO.




Boa atividade!

Se cuidem...

Abraço!




71 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page