POSTADO EM 14/06/21 POR JAM
DEVOLUTIVA - 25/06/21 - WHATTSAP (11) 99470-4477
LEIA O TEXTO ABAIXO, RESPONDA AS QUESTOES E ENVIE AO SEU PROFESSOR PELO WATTSAP ACIMA
Célula
A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares.
A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.
O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células. De todas elas a maior é o óvulo, que possui o diâmetro de um ponto final. As demais são invisíveis a olho nu.
Estrutura das Células
A células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior.
Membrana plasmática ou membrana celular - é uma espécie de película que envolve e protege a célula.
Possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela regula a entrada e a saída de substâncias na célula. Através dela a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias.
Na célula vegetal, além da membrana celular existe ainda, mais externamente, a parede celular, formada de celulose.
O citoplasma - é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo. É constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma.
É formado por água, sais minerais, proteínas e açúcares. No hialoplasma, encontram-se várias organelas, que são estruturas responsáveis por diversas atividades da célula, tais como: nutrição e respiração da célula, além do armazenamento de substâncias. Em conjunto, elas são responsáveis pela manutenção da vida.
Entre as organelas destacam-se:
mitocôndrias - é a usina energética das células. Realizam a respiração celular e liberam a energia de que a célula necessita para as suas atividades;
ribossomos - fabricam as proteínas nas células. Organelas fundamentais ao crescimento a à regeneração celular;
retículo endoplasmático - rede de canais e reentrâncias onde circulam proteínas, gorduras, sais etc;
complexo golgiense - formado por pequenas bolsas achatadas. Produz certos "açúcares", modifica e armazena proteínas e outras substâncias. Também produz os lisossomos;
lisossomos - realizam a digestão dentro da célula;
centríolos - pequenas estruturas cilíndricas que participam da divisão da célula;
vacúolos - vesículas - pequenas bolsas que armazenam ou transportam enzimas, água etc.
cloroplastos - organelas presentes apenas em células vegetais, responsáveis pela fotossíntese.
O núcleo - é a central de comando das atividades celulares. Em geral situa-se no centro da célula. É envolvido por uma membrana nuclear ou carioteca.
No interior do núcleo estão os cromossomos,que guardam o material genético da célula (DNA). Os cromossomos ficam mergulhados na cariolinfa ou suco nuclear - material gelatinoso que preenche o espaço dentro do núcleo.
Classificação de organismos
Há inúmeras formas de classificar os organismos de acordo com os mais variados critérios, porém seguindo a teoria mais habitual, podemos destacar três grandes divisões:
Pelo número de células que os compõem: pluricelulares ou unicelulares
Como seu próprio nome diz, os organismos pluricelulares são compostos por uma grande quantidade de células, enquanto que os unicelulares estão intergrados por uma célula apenas. Entre os primeiros estão incluídos os seres humanos, os animais, as plantas, entre outros; já no grupo dos unicelulares se destacam as bactérias.
Um ponto interessante é que todos os organismos pluricelulares em sua origem já foram unicelulares, pois se trata de uma condição pela qual se vê obrigada a passagem de todos os organismos. Aliás, embora possa parecer o contrário, o grupo de organismos unicelulares contém em seu interior a grande maioria de organismos vivos do planeta.
Pelo seu modo de alimentação: autótrofos ou heterótrofos
Os organismos autótrofos são capazes de fabricar seu próprio alimento, como acontece no caso das plantas. Em contrapartida, os heterótrofos precisam ingerir substâncias orgânicas fabricadas por outros organismos; este é o caso dos animais que podem nutrir-se tanto de organismos autótrofos como de outros heterótrofos.
Uma qualidade particular dos seres humanos é que graças a seu desenvolvimento podem ingerir alimentos fabricados através de matérias primas que sofrem um processo de elaboração em plantas de produção.
Por ouro lado, o sistema de alimentação dos organismos autótrofos consiste em criar as substâncias necessárias para viver a partir de substâncias inorgânicas como a luz. Por isso é importante ressaltar que mesmo sem precisar de outros organismos para alimentar-se são necessários outros fatores externos para realizar corretamente seu ciclo metabólico.
Pelo seu metabolismo: aeróbicos ou anaeróbicos
Aqueles organismos que precisam de oxigênio para sobreviver pertencem ao grupo dos aeróbicos, como mostram os seres humanos. Em contrapartida, os organismos anaeróbicos são aqueles que não precisam de oxigênio em seu metabolismo.
No segundo grupo, dependendo da substância que substitui o oxigênio, pode ser realizada uma nova classificação para diferenciar os organismos que realizam uma fermentação ou uma respiração anaeróbica.
RESPONDA
1 - O QUE UMA CELULA?
2 - QUE DIFERENÇA HA ENTRE A CELULA ANIMAL E A VEGETAL?
3 - QUE ESTRUTURAS ENCONTRAMOS NA CELULA?
4 - O QUE SAO CROMOSSOMOS?
5 - COMO SAO CLASSIFICADOS OS ORGANISMOS?
6 - COMO OS SERES SAO CLASSIFICADOS PELA ALIMENTAÇÃO?
7 - COMO OS SERES SÃO CLASSIFICADOS PELO METABOLISMO?
Comments