top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

6A - 6B - 6C - CIENCIAS - ATIVIDADE 7 - PROF. JOSE ANTONIO - 2º BIMESTRE 2021

POSTADO EM 31/05/21 POR JAM

DEVOLUTIVA - 11/06/21 - WHATTSAP (11) 99470-4477


LEIA O TEXTO ABAIXO, FAÇA UM PEQUENO RESUMO DO QUE ENTENDEU E ENVIE AO SEU PROFESSOR PELO WATTSAP ACIMA


Conheça os pratos típicos das cinco regiões brasileiras


No desenvolvimento da culinaria brasileira verificamos as diferentes ofertas de alimentação de acordo com a região onde se vive, os aspectos sociais envolvidos na escassez de alimento provocada pelas condições ambientais ou pela ação humana.

Tambem e preciso adaptar e propor um cardápio equilibrado utilizando os alimentos regionais pela sua sazonalidade.

Confira abaixo o roteiro preparado com alguns pratos típicos que podem ser encontrados e degustados em feiras, vilas, mercados municipais e restaurantes nas cinco regiões brasileiras:

Norte

Em Manaus o tacacá mais famoso é o da banca da Gisela, que fica na praça do Teatro Amazonas. O prato, que vem numa cuia com decoração indígena, leva tucupi, goma, folha de mandioca, jambu e camarão seco. A sensação é única ao provar o caldo, que dá uma leve dormência na boca causada pelas folhas de jambu.

Um grande sucesso marca da culinária manauara é o X-Caboquinho, sanduíche tucumã com queijo coalho e banana pacovã frita. O açaí, fruto típico das palmeiras amazônicas, é muito utilizado no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.

Entre os pratos típicos do Pará estão: vatapá feito com caldo do camarão salgado e temperado com alfavaca, chicória, alhos e cheiro verde, além das tradicionais gomas para tapioca ou beijus, que tem a forma de uma panqueca e pode levar vários tipos de recheio, como chocolate, queijos ou geleia.

Nordeste


O café da manhã nordestino é bastante variado, tendo como pratos típicos o cuscuz, a tapioca, o curau e o queijo coalho na brasa, entre outros. No almoço, a carne de sol com mandioca é bastante comum em estados como o Rio Grande do Norte e Alagoas.

Os nordestinos também apreciam um bom peixe frito, moqueca e outros pratos com frutos do mar. De sobremesa, não deixe de provar o bolo de rolo – rocambole de goiabada bem fininho, típico de Pernambuco – e a rapadura, feita do açúcar da cana, comum em todo o Nordeste.

O sertão baiano reserva novas misturas, aguça novos sabores e endossa o tempero da culinária baiana. Carne seca, pirão, mingau, cuscuz, bolos e doces variados de todas as frutas dão o tom da mesa farta do sertanejo emrestaurantes espalhados pelo estado.

No estado, a presença da cozinha tradicional afro-brasileira ainda é muito forte onde encontramos acarajés, abará, vatapás de peixe e galinha, bobós, carurus, entre tantos outros pratos.

Centro-Oeste


Galinhada com pequi, empadão goiano, pamonha frita ou cozida, gueroba e baru são produtos típicos do cerrado com sabores de muita personalidade. Dentre as frutas, ela enumera o baru (tipo de castanha), o jenipapo e a cagaita. As duas últimas podem ser usadas para fazer um delicioso molho adocicado e picante no estilo indiano, o chutney.

A gastronomia das cidades que ficam no cerrado mato-grossense é uma saborosa mistura entre as frutas da região (pequi, banana, caju e mamão) com os peixes dos rios da região.


Sudeste


Quem nasceu em Vitória (ES) não abre mão do orgulho do prato tradicional, a moqueca, um dos ícones da história do estado, juntamente com a panela de barro em que a receita é preparada de acordo com a tradição indígena e o secular costume da fabricação paneleira artesanal.

Em Minas Gerais, é possível degustar a cachaça mais famosa do Brasil: a Anísio Santiago, envelhecida em bálsamo e premiada internacionalmente.

Em São Paulo não pode deixar de visitar o tradicional Mercado Municipal de São Paulo e degustar uma série de iguarias, como o pastel de bacalhau e o famoso sanduíche de mortadela, além de possuir um universo de temperos e de sabores para os apreciadores da boa gastronomia.

Sul

Em Florianópolis, devido a colonização açoriana há diversos restaurantes especializados em frutos do mar como ostras, robalo ou algum prato à base de camarão, tudo bem fresquinho.

A culinária catarinense também recebeu influencia dos imigrantes poloneses, ucranianos, austríacos, húngaros e holandeses onde é possível experimentar pratos típicos, como sopa de batatas com leite, pastéis de batata e requeijão, além do tradicional café colonial, que pode ser encontrado na cidade de Jaraguá do Sul.

Localizada numa área de colonização alemã, a rota da cerveja em Santa Catarina envolve 11 cervejarias.

Na tradicional cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, famílias de origem italiana apresentam sabores da culinária local, na bucólica Estrada do Sabor. O roteiro oferece a oportunidade de estar em contato com a paisagem, de caminhar pelos vinhedos e provar os deliciosos pães cozidos em forno a lenha, geleias, grapa e licores caseiros, produzidos através da agricultura ecológica.




67 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page