( aulas do CMSP 24-02 e 03-03-2021 ) Habilidade Retomada
A Partilha da África ( século XIX )
Para justificar a colonização, o imperialismo europeu criou uma ideologia racista, segundo a qual os brancos eram superiores às demais raças, cabendo a eles a "missão civilizadora" de resgatar os povos colonizados de sua condição de barbárie. Durante séculos a África representou para os europeus apenas uma fonte inesgotável de escravos e, em menor escala, de ouro e de marfim,
ATIVIDADES
1- Responda baseado em seus conhecimentos já adquiridos, ou se precisar faça uma pesquisa:
a) O que foi a "missão civilizadora" ?
b) Quais foram os elementos usados pelos grupos sociais interessados na expansão europeia que justificavam essa "missão" ?
2-Leia o texto abaixo e depois responda o que for proposto:
( Texto extraído do "Caderno do Aluno" VOL. 1 )
"Quando pensamos no continente africano, somos muitas vezes compelidos a cair em estereótipos. A África dispõe de recursos como ouro, diamantes e urânio, que circulam pelo mundo, além das reservas de petróleo.
Tendemos a perceber esse enorme continente de um lado como uma África que representa a pobreza, a fome, e, de outro, como uma África idílica, parada no tempo, com suas tradições, savanas e animais exóticos. Para uma reflexão que parte do presente para o passado precisamos analisar como esse olhar foi construído historicamente.
Depois de ler o texto, reflita e responda as questões a seguir:
a) A África é um continente com importantes recursos naturais e econômicos. Mesmo assim, o senso comum sobre o continente remete a um lugar pobre e exótico. Por que temos essa percepção?
b) O contexto envolvendo a partilha da África e o neocolonialismo podem ter contribuído para que tenhamos ainda hoje, essa imagem sobre o continente africano? De
Lembrete: Assistam todas as aulas do Centro de Mídias, nossas atividades estarão apoiadas nelas.
Não esqueça de responder todas as questões com a caneta.
Devolutiva até dia 22-03-2021 pelo e-mail elisabetevera@professor.educacao.sp.gov.br
SE CUIDEM...
Comments