top of page

( EJA) 3º Termo A - Geografia- Atividade 6- Professora Lilian Pires- 2º bimestre 2021

3º termo A– ATIVIDADE – semana de 17/05/2021

Geografia- Professora Lilian Pires

Faça com atenção e antes de enviar verifique se está legível.

Assistam as aulas no CMSP.


1) Leia atentamente o texto reflexivo e se necessário ANOTE EM SEU CADERNO AS PRINCIPAIS PARTES. (Este não precisa enviar).


Choque das civilizações em sua conotação religiosa.


Grande parte dos conflitos mundiais tem origem a partir de questões religiosas. É bom ressaltar que existem fatores de caráter político, econômico, territorial, geopolítico, entre outros. Atualmente existem inúmeras religiões sendo praticadas no mundo, as principais são: Cristianismo: possui aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos no mundo - essas pessoas são consideradas cristãs. Esse nome advém de Jesus Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio para trazer a salvação para o homem. Essa religião é monoteísta (adora apenas um deus). Dentro do cristianismo ocorrem divisões, formando ramificações denominadas de: • Catolicismo: representa as pessoas que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana, que possui como autoridade máxima o papa. No mundo são contabilizados cerca de um bilhão de católicos.


Ortodoxo: é uma religião cristã oriunda de uma separação que aconteceu na Igreja Católica Romana no século XI e que se dispersou no oriente. As principais igrejas são a Católica Ortodoxa e Ortodoxa Russa.


Protestantes: emergiu a partir de divergências de opiniões dentro da Igreja Católica no século XVI. O surgimento dessa ramificação cristã está ligado à Reforma Protestante. Martinho Lutero foi quem liderou a revolta contra a venda de perdão por parte do clero, além de ser contrário aos dogmas praticados pela Igreja Católica, como a impossibilidade de engano por parte do papa e também a veneração a santos. Islamismo: é uma religião monoteísta que surgiu no século VII, foi criada por Maomé, seu principal líder. O livro sagrado é o Corão, atualmente possui cerca de um bilhão de adeptos no mundo e é a que mais cresce. O islamismo é difundido especialmente na Ásia e na África, porém existem muitos seguidores em países como a Inglaterra e a Espanha. Budismo: é uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Sidarta Gautama. Surgiu na Índia, no século VI a.C. Dentro do budismo não existe hierarquia, até porque não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. No mundo existem cerca de 400 mil seguidores, sobretudo, na Ásia. Hinduísmo: é uma religião praticada fundamentalmente na Ásia, possui um conjunto de preceitos, doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas, livro que guarda textos, hinos, louvores e rituais. Judaísmo: teve início na Palestina, ainda no século XVII a.C. É uma religião monoteísta, seu patriarca é Abraão. Atualmente são aproximadamente 14 milhões de seguidores no mundo.


ATIVIDADE ( para enviar)

1) Pesquise se atualmente existe conflitos referentes a religião no Brasil e no mundo, e quais?


2) Você acredita ou percebe alguma discriminação religiosa atualmente? Explique e dê seu parecer/opinião.


3) Leia o texto abaixo e faça uma interpretação COM AS SUAS PALAVRAS. Capriche!


Choque das Civilizações

São as práticas culturais e religiosas, as características sociais numa época num espaço.

Logo após o Fim da Guerra Fria (1947-1991) o Mundo sai de uma Guerra de Ideologias Políticas de Poder que era a Bipolaridade, pensava-se que o Mundo estaria vivendo uma paz pois agora estaria vivendo uma Nova Ordem Mundial. O Mundo se deparou com a eclosão de conflitos isolados, motivados por rivalidades étnicas- religiosas e culturais.

Samuel Philips Huntington-nascido em Nova York no dia 18 de Abril de 1927 importante Cientista Norte- Americano retomou a fórmula “Choque de Civilizações” escrevendo uma obra sobre o tema que teve notoriedade mundial. Nessa obra ele defende que o futuro da humanidade poderá ser determinado pelo confronto entre diferentes civilizações, com adesão a religiões e características comuns. Na Guerra Fria a os países se relacionavam por ideologias após os países passaram a se relacionar pelas diferenças culturais. Grandes Civilizações vão se relacionar pelas grandes culturais sendo elas :Civilização Ocidental, Ortodoxa, Islâmica, Hindu, Chinesa e a Budista, as Civilização Latina Americana e Africana com característica própria ou sendo muito interna devido a colonização, também as civilizações do Haiti, Europa e Japão mais singulares. Para ele os conflitos seriam mais por Choque de Culturas, os estados se aliam ou não com o sentimento de pertencimento civilizacional.

Em contramão o crítico literário e ativista da causa palestina Edward Said(1935-2003) entende que os conflitos mundiais atuais e do Futuro continuarão a ser essencialmente ideológicos, mais do que econômicos e sociais e critica dizendo Huntington por tratar a cultura como algo imutável e homogênea, por não considerar as inquietações existentes dentro de cada cultura. Said salienta que não há uma rigorosa separação entre as culturas, não levando em conta os fluxos que caracterizam o mundo atual, e isso torna impossível a qualquer um, ou a qualquer cultura, manter-se isolado das outras (como, por exemplo, as migrações e o intercâmbio cultural).

A teoria ¨Choque de Civilizações ¨ possui limitações quando contraposta à realidade geopolítica mundial, expressando uma visão reducionista diante das verdadeiras causas de muitos conflitos em curso. Os conflitos religiosos ainda são muito presente no dia dia da humanidade, infelizmente.




Boa atividade!

Se cuidem...

Abraço!



34 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page