Bom dia, Galera
O prazo desta atividade vai até dia 03/04 (sexta-feira).
As questões e as respostas podem ser escritas num documento "word" que deve ser renomeado com o nome e serie do aluno (Exemplo: MICAEL_SAMEQUE_3TERMOA) e enviada no e-mail abaixo, também pode ser elaborada como texto corrido no corpo do e-mail, ou se optarem pela impressão, respondam, fotografem e enviem as imagens no e-mail <sameque@prof.educacao.sp.gov.br>
Não esqueçam de especificar no assunto do e-mail, de qual atividade se trata (o número e o tema estão em azul, geralmente no topo do documento).
Estarei a disposição.
Micael Sâmeque
(11) 9 6359-7501
ATIVIDADE 5 – OUTRAS FACES
Objetivos da aula:
• Reconhecer, no gênero textual romance, aspetos relativos à vida familiar e social à época; • Distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre este e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político
1. Leia o excerto do texto literário “Senhora”, de José de Alencar, escritor romântico do século XIX.
Senhora
Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros. Aurélia era órfã; tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina. Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse. Constava também que Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade era desconhecida, a julgar pelo caráter da pupila, não devia exercer maior influência em sua vontade, do que a velha parenta.
ALENCAR, José. Senhora. Domínio Público. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2020
2. Depois da análise e discussão acerca do texto, responda às perguntas a seguir:
a. Como a sociedade é descrita pelo autor?
b. Como a personagem Aurélia se coloca no papel de transgressora?
c. A condição feminina à época se apresenta do mesmo modo na atualidade?
d. Identifique e descreva as personagens dos excertos dos romances lidos, sendo, “Iracema” estudado na aula anterior e, agora, “Senhora”, ambos do escritor José de Alencar, que atribui à literatura nacional temas que caracterizam o país à época.
Boa Semana!!!
Commentaires