Postado por Wellington: 14/06/2021 - 28/06/2021
Devolutiva no meu email: wellingtonwesley@prof.educacao.sp.gov.br
Ginástica Laboral
É uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
A ginástica laboral se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre em um curto período; assim, não cansa nem sobrecarrega os funcionários.
• Preparatória: Realizada no início da jornada de trabalho, ela ativa fisiologicamente o organismo, prepara para o trabalho físico e melhora o nível de concentração e disposição, elevando a temperatura do corpo, oxigenando os tecidos e aumentando a frequência cardíaca.
• Compensatória: Com duração de 5 a 10 minutos durante a jornada de trabalho, sua principal finalidade é compensar todo e qualquer tipo de tensão muscular adquirido pelo uso excessivo ou inadequado das estruturas músculo-ligamentares.
• Relaxamento: Realizada no final da jornada de trabalho durante 10 ou 12 minutos, tem como objetivo a redução do estresse, o alívio das tensões e a redução dos índices de desavenças no trabalho e em casa, com consequente melhora da função social.
• Corretiva: Sua finalidade é estabelecer o antagonismo muscular, utilizando exercícios que visam fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados.
Os benefícios da Ginástica Laboral são: melhora a saúde, diminui o sedentarismo, diminui as tensões adquiridas no trabalho, previne lesões, previne doenças causadas por trauma cumulativo, aumenta o desempenho do funcionário, evita doenças do trabalho, além de outros benefícios
Atividades
1. O que é Ginástica Laboral?
2. Explique os benefícios da ginástica laboral?
3. Faça dois alongamentos da ginástica laboral e descreva o exercício.
4. Você recomendaria esse exercício para outra pessoa, porquê?
Comments