top of page

3A,B,C - QUÍMICA - ATIVIDADE 3 - PROFESSOR ALEXANDRE - 1º BIMESTRE 2021

Updated: May 3, 2021

POSTADO POR ALEXANDRE - Prof de QUÍMICA

Oi car@ alun@, espero que você e sua família estejam bem.

DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: quimicaalexandre2020@gmail.com

Prazo: 19/03/2021

Você pode mandar as questões e respostas digitadas ou se preferir faça no caderno, tire foto (legível) e envie para o email acima, sempre com seu nome, número e série, para eu saber quem é você.

Também peço que repasse essa atividade a demais colegas que não estejam conseguindo ter acesso. Obrigado.


Fatores que interferem na velocidade das reações químicas

O estudo da velocidade das reações, ou cinética química, é muito importante nas aplicações da Química.

Imagine-se o responsável pela produção de um produto que é o resultado de uma reação química, por exemplo a cal. Ou então imagine um medicamento que deve provocar uma reação química em nosso organismo para alívio imediato de uma doença qualquer. Essas reações são consideradas desejáveis, por que nós queremos que elas aconteçam.

Por outro lado, há as reações químicas indesejáveis que queremos não que ocorram ou ocorram muito lentamente, como o enferrujamento do ferro, ou o apodrecimento dos alimentos.

Assim, é importante podermos acelerar as reações químicas desejáveis e retardar (frear) as reações químicas indesejáveis.

Para entendermos os fatores que influenciam uma reação química, vamos primeiro entender algumas coisas sobre as reações químicas: As substâncias que existem antes da reação e que reagem entre si são chamadas de reagentes. Já as novas substâncias formadas com a reação química recebem o nome de produtos.


1) Superfície de Contato

Sabemos que um sólido é mais compacto que um líquido que, por sua vez, é mais compacto que um gás. Dessa forma, um dos fatores que influenciam a velocidade de uma reação é seu estado físico, de modo que esperaremos que a reação entre sólidos seja mais lenta do que entre líquidos (ou entre um sólido e um líquido) e esta, mais lenta que entre gases.

Além disso, supondo que os reagentes ou ao menos um deles seja sólido, quanto mais contato tivermos entre os reagentes, melhor. Percebemos então que um sólido triturado deve reagir mais rápido do que em uma peça única. Imagine a seguinte experiência: pegue um antiácido em pastilha (tipo Sonrisal) e outro em pó (tipo Eno). Se você despejá-los simultaneamente em dois copos com a mesma quantidade de água, perceberá que aquele que se encontrava em pó reage muito mais rápido com a água do que aquele que está em pastilha. Este fator que altera a velocidade da reação é chamado de superfície de contato entre os reagentes.


2) Temperatura

Lembre-se que as moléculas (partículas que formam os materiais) se movimentam tanto mais rápido quanto maior for sua temperatura. As moléculas se movendo mais rapidamente, maiores serão suas chances de colisão/interação com outras moléculas e maior a velocidade da reação. Assim, a temperatura também é um fator de grande influência na velocidade de uma reação.

Quer fazer outra experiência? Pegue mais duas pastilhas de antiácido e prepare dois copos com a mesma quantidade de água, só que coloque água gelada em um deles e, no outro, água quente. Mergulhe simultaneamente as pastilhas nos copos e observe. A reação será mais rápida na água quente, não é?


3) Concentração dos reagentes

Há um terceiro fator que interfere na velocidade das reações químicas: a concentração dos reagentes. É óbvio que quanto mais concentrados os reagentes, mais rápida uma reação se processa, pois maior é a chance de haver colisões entre as moléculas dos reagentes. Portanto, quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade da reação.

O vídeo abaixo explica bem esses 3 ítens acima:

To play this video, view this post from your live site.


4) Uso de um Catalisador

Podemos alterar a velocidade de uma reação química de uma outra forma, usando um catalisador. Um catalisador é uma substância que, uma vez adicionada à reação química, é capaz de fazê-la ocorrer mais rapidamente do que sem ele. O catalisador não interfere no resultado da reação, apenas na sua velocidade. Há vários tipos de catalisador. A água por exemplo é um catalisador que acelera certas reações químicas no interior de nossas células. Adaptado de: http://www.mundovestibular.com.br

Vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=3zcaf4SBnnQ


Copie, responda essas questões e envie para o email que está no cabeçalho lá em cima

1) Dê dois exemplos de reações desejáveis e dois exemplos de reações químicas indesejáveis

2) Resuma com suas palavras os quatro fatores que interferem na velocidade das reações químicas.

3) Para que a reação química de um comprimido em seu organismo seja mais rápida, há pessoas que amassam, trituram ele. Essas ações estão relacionadas com que aspecto acima que interfere na velocidade das reações?

4) No caso de querermos acelerar a rapidez da reação química de amadurecimento de um cacho de bananas, o que podemos fazer? Isso está relacionado com qual fator que interfere na velocidade das reações químicas?

5) Para que a reação química e o efeito de um remédio seja mais rápido, sua concentração é importante? Justifique sua resposta à luz do 3º fator acima

6) O que é um catalisador?

113 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page