top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

3A 3B 3C – BIOLOGIA – ATIVIDADE 8 – ELAINE – 2°BIMESTRE 2021

Postado por Elaine


Roteiro de estudos

- As respostas podem ser digitadas ou escritas no caderno.

- A cópia do texto e os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente o texto.

- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com.

- Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou tel 951041803

OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem o número da atividade realizada.

Entrega até 25/06


Animais vertebrados


Pertencentes ao reino Animalia e filo Chordata, os animais vertebrados fazem parte do grupo de seres vivos mais evoluídos do planeta. São classificados em três grandes subgrupos ou subfilos: Urochordata (urocordados), Cephalochordata (cefalocordados) e Craniata (craniados, grupo que inclui os vertebrados). Todo cordado apresenta algumas características em comum: cauda pós anal, fendas branquiais, tubo nervoso dorsal e notocorda.

Os craniados são formados por indivíduos que têm crânio protegendo o encéfalo. É representado pelos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Esses animais habitam os mais diversos ambientes, como o terrestre, aquático ou aéreo. Os vertebrados podem ser avistados em desertos, florestas, mares, rios, cavernas, brejos, etc. São animais com ótima capacidade adaptativa, sendo encontrados nos mais variados climas, desde regiões com temperaturas muito frias ou muito quentes.

Características dos animais vertebrados

Os vertebrados têm como característica principal a medula espinhal e a coluna vertebral, que é formada por vértebras. Esses animais possuem músculos e esqueleto, fazendo com que realizem movimentos complexos. A maior parte dos vertebrados possui o sistema nervoso bem desenvolvido, tendo o sistema central composto pelo cérebro e medula espinal, e simetria bilateral, o que possibilita um maior desempenho na realização de atividades complexas.



Ectotérmico: dependem principalmente de fontes externas de calor, e sua temperatura corporal muda com a temperatura do ambiente.

Endotérmico: mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais.

Respiração branquial: Nesse tipo de respiração, típica de animais aquáticos, as trocas gasosas ocorrem nas brânquias, órgãos em formato de lâmina e bastante vascularizados. Para que ocorra a respiração branquial nos peixes, por exemplo, a água entra pela boca e sai pelas fendas brânquias.

Respiração cutânea: processo em que os animais realizam trocas gasosas diretamente entre sua superfície corporal e o ambiente. Ocorre em animais que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos e acontece através de difusão.

Respiração pulmonar: acontece através de dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar até o pulmão, e a expiração, que permite a saída do ar do corpo. Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica.






Questões


1- Elabore um mapa mental sobre os Vertebrados. Especifique os grupos e as principais características de cada um.



2- Quais são as principais características comuns a todos os vertebrados?


3- Explique a importância das seguintes características para os animais:

a) Respiração pulmonar:

b) Fecundação interna:



73 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page