Postado por Elaine
Roteiro de estudos
- As respostas podem ser digitadas ou escritas no caderno.
- A cópia do texto e os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente o texto.
- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com.
- Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou tel 951041803
OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem o número da atividade realizada.
Entrega até 14/05
Atividade de retomada do conteúdo do 2°ano
Núcleo celular
O núcleo é considerado o centro de controle das atividades da célula e também o local onde estão armazenadas as informações genéticas.
• Envoltório nuclear (carioteca): membrana que envolve o núcleo
• Poro nuclear: servem de porta de entrada e saída para algumas substâncias nucleares.
• Nucléolo: fabrica ribossomos
• Cromatina: Formado por DNA e proteínas. São os cromossomos descondensados. Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou seja, dos caracteres que são transmitidos de pais para filhos.
Divisão celular
As células são originadas a partir de outras células que se dividem. A divisão celular é comandada pelo núcleo da célula. Ocorrem no nosso corpo dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.
O período entre uma divisão e outra é chamado de intérfase. É o momento de duplicação dos cromossomos no núcleo. Formam-se dois novos núcleos.
Mitose: tipo de divisão celular que ocorre em células somáticas, em que uma célula origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos existentes na célula mãe. A mitose permite o crescimento do indivíduo, a substituição de células que morrem por outras novas e a regeneração de partes lesadas do organismo.
Câncer é a denominação dada a um vasto número de doenças que têm como principal característica o crescimento desordenado de células. As células saudáveis seguem um ciclo reprodutivo bem determinado, se renovando e morrendo a depender das necessidades do organismo. Quando, em meio a esse ciclo, a taxa de mitose aumenta descontroladamente, ocorre o câncer. Por conta da alta velocidade que essas células se dividem, elas tendem a ser extremamente agressivas e desordenadas. O tumor pode se desenvolver em qualquer tecido do corpo humano e comprometer qualquer órgão. Sendo assim, a determinação do tipo do câncer vai depender do tipo de célula em que ele se instalou. A velocidade de multiplicação do câncer também é uma característica capaz de diferenciar os tipos de câncer, bem como a capacidade de o tumor invadir, ou não, tecidos e órgãos, vizinhos e distantes.
Meiose: tipo de divisão celular que gera células germinativas, em que uma célula origina quatro células-filhas, com metade do material genético da célula-mãe. Na meiose o núcleo se divide duas vezes. Na primeira divisão, originam-se dois novos núcleos; na segunda, cada um dos dois novos núcleos se divide, formando no total quatro novos núcleos. A mitose permite a formação das células reprodutivas, os gametas (ex. óvulo e espermatozóide).
Questões
1- Com suas palavras diferencie os processos de interfase, mitose e meiose e dê a importância de cada um.
2- Uma célula bovina possui 60 cromossomos. Qual o número cromossômico apresentado após uma intérfase, mitose e meiose?
3-Marque a alternativa que completa as frases abaixo.
I. A ___________ é uma fase marcada pela condensação dos cromossomos que se tornam progressivamente mais curtos e grossos.
II. Na ____________ os cromossomos se descondensam e uma nova carioteca surge ao redor de cada conjunto cromossômico.
III. A _____________ inicia-se após a desagregação da carioteca, que liberta os cromossomos altamente condensados que se posicionam na placa equatorial da célula.
IV. A ______________ é a fase em que as cromátides-irmãs se separam, puxadas para polos opostos pelo encurtamento dos microtúbulos do fuso.
a) Telófase, anáfase, prófase e metáfase.
b) Anáfase, metáfase, prófase e telófase.
c) Prófase, telófase, metáfase e anáfase.
d) Prófase, telófase, anáfase e metáfase.
4- Qual a relação entre mitose e câncer?
Comentários