Devolutiva: Entrega até dia 14/06/2021. Não se esqueçam de tirar foto legível contendo nome, número e série e enviar para o e-mail: profkaren3ano@outlook.com
Motores e Geradores Elétricos
MOTOR ELÉTRICO
Um Motor Elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica – baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. A tarefa reversa, aquela de converter o movimento mecânico na energia elétrica, é realizada por um gerador ou por um dínamo. Em muitos casos os dois dispositivos diferem somente em sua aplicação e detalhes menores de construção. Os motores de tração usados em locomotivas executam frequentemente ambas as tarefas se a locomotiva for equipada com os freios dinâmicos. Normalmente também esta aplicação se dá a caminhões fora de estrada, chamados eletrodiesel. A maioria de motores cescos trabalha pela interação entre campos eletromagnéticos, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético. A força é descrita pela lei da força de Lorentz e é perpendicular ao fio e ao campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor.
A maioria de motores magnéticos são giratórios, mas existem também os tipos lineares. Em um motor giratório, a parte giratória (geralmente no interior) é chamada de rotor, e a parte estacionária é chamada de estator . O motor é constituído de eletroímãs que são posicionados em ranhuras do material ferromagnético que constitui o corpo do rotor e enroladas e adequadamente dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o estator. Os motores elétricos servem de base para o funcionamento de vários aparelhos, como liquidificadores, ventiladores, motores de geladeira, entre outros. Geralmente, esses equipamentos trabalham juntos, como quando os geradores são impulsionados por motores à explosão (automóveis), cataventos (geradores eólicos) ou turbinas e rodas d’água (geradores hidrelétricos).
GERADOR ELÉTRICO
Gerador é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica.O tipo mais comum de gerador elétrico, o dínamo (gerador de corrente contínua) de uma bicicleta, depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica, a lei básica de indução eletromagnética é baseada na Lei de Faraday de indução combinada com a Lei de Ampere que são matematicamente expressas pela 3º e 4º equações de Maxwell respectivamente. O dínamo funciona convertendo a energia mecânica contida na rotação do eixo do mesmo que faz com que a intensidade de um campo magnético produzido por um imã permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que pela Lei da indução de Faraday leva a indução de tensões nos terminais dos mesmos. A energia mecânica (muitas vezes proveniente de uma turbina hidráulica, à gás ou a vapor) é utilizada para fazer girar o rotor, o qual induz uma tensão nos terminais dos enrolamentos que ao serem conectados a cargas levam a circulação de correntes elétricas pelos enrolamentos e pela carga.
No caso de um gerador que fornece uma corrente contínua, um interruptor mecânico ou anel comutador alterna o sentido da corrente de forma que a mesma permaneça unidirecional independente do sentido da posição da força eletromotriz induzida pelo campo. Os grandes geradores das usinas geradoras de energia elétrica fornecem corrente alternados e utilizam turbinas hidráulicas e geradores síncronos. O mesmo não ocorre nos geradores que operam baseados em princípios eletromagnéticos, pois os mesmos permitem uma concentração volumétrica de energia bem maior. Um dos exemplos de aplicação é no fornecimento de energia para os aceleradores de partículas. No dia a dia, convivemos com geradores de corrente contínua, como as pilhas e baterias, e de corrente alternada, que é a energia fornecida pelas empresas de eletricidade.
RESPONDA:
1) DEFINA MOTOR ELÉTRICO.
2) DEFINA GERADOR ELÉTRICO.
3) QUAL É FUNÇÃO DO DÍNAMO NA CONVERSÃO DE ENERGIA?
4) ONDE OS MOTORES ELÉTRICOS SÃO USADOS?
Comments