Devolutiva: Entrega até dia 31/05/2021. Não se esqueçam de tirar foto legível contendo nome, número e série e enviar para o e-mail: profkaren3ano@outlook.com
ENERGIA ELÉTRICA
Antes de falar de energia elétrica, temos que entender o que é energia. Não existe uma definição concreta para energia, o que sabemos é que ela representa a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.Uma característica fundamental da energia é que ela sempre se conserva, ou seja, ela nunca surge nem desaparece do nada. O que pode ocorrer é uma transformação de energia, ou seja, a energia pode mudar de forma.
Existem diversas formas de energia. Alguns exemplos são: elétrica, mecânica, térmica, química e nuclear.
A energia elétrica é um bem de extrema importância para nossas vidas cotidianas. Ela é baseada em um conceito simples: a diferença de potencial elétrico entre dois pontos permite o estabelecimento de uma corrente elétrica entre ambos.
Tá, mas como esse tipo de energia é gerado? Para responder essa pergunta, precisamos primeiro entender alguns conceitos do eletromagnetismo.
Fluxo Magnético
A grandeza física conhecida como fluxo magnético é definida como a medida do campo magnético total que atravessa uma área específica.
Indução Eletromagnética
O fenômeno chamado de indução eletromagnética dita como a interação entre um campo magnético e um circuito elétrico produz uma diferença de potencial elétrico.
Basicamente, toda variação de fluxo magnético sobre uma espira (fio condutor dobrado em forma circular) fará aparecer sobre essa uma diferença de potencial elétrico e consequentemente uma corrente elétrica.
Existem diversas formas de alterar um fluxo magnético. Por exemplo, modificando a área da espira por onde o fluxo magnético passa ou alterando a intensidade do campo magnético.
No entanto, a forma mais simples de fazê-lo é criar um movimento relativo entre a fonte de campo magnético e a espira.
Observe a figura abaixo:
Observe que, ao movimentar um ímã com relação a uma bobina (composta por diversas espiras), uma corrente aparece na bobina. Vale notar também que o sentido desse movimento altera o sentido da corrente nas espiras.
Gerador de Energia Elétrica
Um gerador é um equipamento que se utiliza da indução eletromagnética para gerar energia elétrica utilizável.
Sua composição é bem parecida com o sistema ímã-bobina que discutimos anteriormente. No entanto, para fins práticos, mover uma espira sobre um campo magnético estático é uma opção melhor do que mover um campo mantendo a espira estática.
Observe o esquema de um gerador simples:
Note que em cada posição da espira, a quantidade de linhas de campo magnético que passam dentro dela muda, ou seja, o fluxo magnético muda. Por exemplo, quando o plano da espira fica paralelo às linhas de campo, o fluxo magnético é nulo. Já quando esse plano é perpendicular às linhas, o fluxo magnético é máximo.
Dessa forma, a diferença de potencial produzida por esse gerador sobre a espira se alterna. Como consequência, o tipo de corrente elétrica induzida é a chamada corrente alternada.
RESPONDA :
1)Defina indução eletromagnética.
2)Qual é a função do gerador de energia elétrica?
3) Quando o fluxo magnético dentro de uma espirra é considerado nulo e máximo?
4)Cite algumas formas de energia?
Comments