( Aulas do CMSP dias: 24-02 e 03-03-2021 ) Habilidade Retomada, Renascimento
Renascimento Comercial e Urbano - Parte II; Renascimento Cultural.
"Nova proposta de ser e viver"
Entre o final da Idade Média e o início dos tempos modernos, a lenta desconstrução do feudalismo e o reaquecimento do comércio, assim como a conquista da América, trouxeram mudanças para o modo de pensar e viver de muitas pessoas de diversas cidades e regiões europeias.
Nas artes, nas ciências e na filosofia, destacavam-se novas ideias e valores. Em vez de exaltar excessivamente a fé religiosa, os intelectuais desejavam explicações mais racionais. Em vez da ênfase no " mundo de Deus", desenvolveram o antropocentrismo (homem como centro), valorizando a obra humana. O ser se redescobre como criatura e criador do mundo em que vive. Isso leva ao racionalismo e ao Humanismo. Em contraposição à mentalidade medieval, em que as pessoas eram vistas coletivamente, incluídas no mundo cristão, os tempos modernos permitiram brechas para as manifestações do individualísmo, seja na economia, nas artes, na filosofia, nas ciências etc.
Isso se reflete no Humanismo, uma reação, por exemplo, ao dualismo entre corpo e espírito, ressaltado na religiosidade medieval.
ATIVIDADES
1- Apoiados pelas aulas do CMSP e pelo texto faça uma pesquisa e responda: O que é ?
a) Racionalismo b) Humanismo c) Antropocentrismo d) Individualismo e) dualismo f) Teocentrismo g) Geocentrismo H) Héliocentrismo
2- Quem eram os Mecenas?
3- Pesquise alguns dos principais artistas Renascentistas.
Lembrete: Assista as aulas do CMSP, pois nossas atividades estarão apoiadas nelas.
Não esqueça de fazer todas as respostas com a caneta.
Devolutiva até 22-03-2021 pelo e-mail elisabetevera@professor.educacao.gov.br
Comentários