top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

2ºs E.M. A, B, C, D - HISTÓRIA - ATIVIDADE 5 - PROFª ELISABETE - 2º BIMESTRE 2021

Aula do CMSP 28-04-2021

Habilidades: Retomada - Reforma e Contrarreforma (Novas Doutrinas Cristãs)


Reforma Religiosa

A Igreja católica censurava a usura e o lucro excessivo. Para ganhar dinheiro o alto clero iludia a boa fé de milhares de cristãos por meio da simonia, comércio de relíquias sagradas em geral falsas. Também vendiam as indulgências, isto é, o perdão dos pecados, mediante a determinado pagamento. A ignorância e o mau comportamento do clero representavam problemas, pois, de acordo com a doutrina católica, os sacerdotes eram intermediários entre os homens e Deus.

Os reis passaram a encarar a Igreja, cujo idioma oficial era o "latim", por ser sua sede em Roma, como "entidade estrangeira" que interferia em seus países. O papa e membros do Clero insistiam que a Igreja era uma instituição universal (católica, significa "universal"). Em regiões da Europa que hoje correspondem ao Norte da Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Suiça, Holanda, Inglaterra e Escócia, os Estados procuravam afirmar sua independência em relação à Igreja. A Reforma Protestante, atendeu a esses interesses.

Em 1511 e 15l3, Lutero aprofundou-se nos estudos religiosos e amadureceu novas ideias teológicas. Nas epistolas de São Paulo, incluídas na Bíblia, encontrou uma frase que lhe pareceu fundamental: "O justo se salvará pela fé". Concluiu que o homem corrompido, pecador, só poderia salvar-se pela fé em Deus e pelo arrependimento de seus pecados, que a ´" fé ", e não as obras, seria o instrumento de salvação, e sim pela "graça de Deus", por sua misericórdia divina.

Iniciava-se assim, a longa discussão entre Lutero e as autoridades católicas, que terminou com a sua excomunhão, em 1520. Para demonstrar seu desprezo pela Igreja Católica, Lutero queimou em praça pública a bula papal que o condenava (Exsurge), assim fundou a Igreja Luterana.

Em1529, nobres alemães luteranos protestaram contra as medidas que impediam cada Estado de adotar sua própria religião. Foi a partir desse protesto que se difundiu o nome "protestante", para designar os cristãos não-católicos.


ATIVIDADES

Após a leitura do texto responda as questões. Se julgar necessário faça uma pesquisa.

1- Quais as razões das divergências entre as autoridades religiosas e os países europeus nesse século?

2- Identifique os principais aspectos divergentes entre a doutrina Luterana e a Católica.

3- Explique os motivos que levaram Lutero a questionar as autoridades religiosas de Roma.

4- Qual a origem da palavra protestante?


Devolutiva até 16/05/2021 pelo e-mail elisabetevera@professor.educacao.sp.gov.br

(RESPONDA COM A CANETA, TIRE FOTO COM A CAMERA BEM PRÓXIMO DA ATIVIDADE, AS FOTOS PRECISAM SER EM PÉ)

POR FAVOR, SE CUIDEM. ABRAÇOS

77 views0 comments

Recent Posts

See All

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page