Habilidade: Retomada - Aula do CMSP de 12-05-2021
FORMAÇÃO DOS ESTADOS ABSOLUTISTAS
O absolutismo foi um sistema político que se desenvolveu a partir do século XV e que se consolidou na Europa Ocidental. Esse sistema manifestou-se por meio de monarquias, que defendiam a ideia de uma posição absoluta do monarca. Isso significava que, dentro das monarquias absolutistas, o monarca, isto é, o rei, possuía poderes plenos sobre o Estado.
Grande Modelo de monarca absolutista foi o rei francês Luís XIV.
Durante a existência das monarquias absolutistas, todo um aparato ideológico foi formulado para justificar os poderes quase absolutos que os monarcas possuíam. Essas justificativas procuravam demonstrar o poder do rei como a garantia do "bem comum", e muitos o justificavam apresentando o rei como um escolhido de Deus.
Um intelectual, Thomas Hobbes, escreveu um livro chamado "O Leviatã", onde afirma que somente o poder do rei é capaz de garantir a defesa das pessoas contra ataques estrangeiros.
O surgimento do absolutismo tem relação direta com a formação do Estado Nacional Moderno, e o surgimento do Estado Nacional aconteceu de maneira paralela ao estabelecimento da burguesia e dos seus interesses. Nessa classe havia uma demanda considerável pela centralização do poder e unificação do Estado, porque isso atendia aos interesses mercantis.
( Dica: Quem puder assista no Neetflix a série "Versalhes", vai ajudá-los e perceber bem o que foi o absolutismo, conta a História do Rei Luiz XIV da França).
ATIVIDADES
1- O que foi o absolutismo?
2- Como era justificado o poder dos reis absolutistas?
3- Em "Leviatã", Thomas Hobbes lembrou a frase "O homem é o lobo do próprio homem", pesquise e responda o que Hobbes quis dizer com essa frase.
4- A formação dos Estados nacionais modernos aconteceu paralelamente ao estabelecimento da burguesia e seus interesses mercantis.
O que era o Mercantilismo e como funcionava esse sistema?
Devolutiva até 30-05-2021, pelo e-mail elisabetevera@professor.educacao.sp.gov.br
RESPONDA com a caneta, tire fotos EM PÉ, e com a câmera bem próxima da atividade.
Abraço e se cuidem
Comments