Devolutiva no meu e-mail: meiremachado@prof.educacao.sp.gov.br até 08/03/2020
Por gentileza, não esqueça de colocar o nome, número e série.
Carlos Drummond de Andrade (1902–1987) foi um dos maiores poetas brasileiros do século XX. Nasceu em Itabira de Mato Dentro, interior de Minas Gerais, no dia 31 de outubro de 1902. Filho de Carlos de Paula Andrade e Julieta Augusta Drummond de Andrade, proprietários rurais. Foi poeta, contista e cronista, além de funcionário público. É um dos grandes nomes da literatura modernista brasileira. Morreu em 17 de Agosto de 1987, na cidade do Rio de Janeiro.
Confidência do Itabirano
Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas calçadas. Oitenta por cento de ferro nas almas. E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho, vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.
De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço: esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil, este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval; este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas; este orgulho, esta cabeça baixa...
Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionário público. Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói!
Questões:
1) Drummond nasceu em Itabira, Minas Gerais. E você, em que cidade, estado e país nasceu?
2) Pensar em Itabira desperta uma série de sentimentos no poeta. Para você, como é pensar em seu lugar de origem?
3) Pensando na cidade em que você nasceu, quais elementos da cultura fazem parte dessa região? Descreva uma comida, uma forma de artesanato, ou relembre uma canção, um artista, ou outros aspectos culturais pertencentes a sua cidade ou região.
4) Qual a influência dos hábitos e costumes do local em que você vive na formação de sua identidade?
Comments