POSTADO POR ALEXANDRE - Prof de QUÍMICA
Oi car@ alun@, espero que você e sua família estejam bem.
DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: quimicaalexandre2020@gmail.com
Prazo: 25/06/2021
Você pode mandar as questões e respostas digitadas ou se preferir faça no caderno, tire foto (legível) e envie para o email acima, sempre com seu nome, número e série, para eu saber quem é você.
Também peço que repasse essa atividade a demais colegas que não estejam conseguindo ter acesso. Obrigado.
Modelo Atômico de Rutherford (1911)
O modelo atômico de Rutherford é baseado nos resultados da experiência que Rutherford e seus colaboradores realizaram: bombardearam uma lâmina muito fina (delgada) de ouro (Au) com partículas radioativas alfa (que são emitidas por materiais radioativos). Rutherford e seus colaboradores verificaram que, aproximadamente cada 10.000 partículas alfa que incidiam na lâmina de ouro, apenas uma (1) era desviada ou refletida. Ou seja, os átomos não são maciços! Apenas seu núcleo é maciço.
Surgiu então em 1.911, o modelo do átomo nucleado, conhecido como o modelo planetário do átomo: o átomo é constituído por um núcleo central positivo, muito pequeno em relação ao tamanho total do átomo porém com grande massa. Ao seu redor e girando, localizam-se os elétrons com carga negativa e com pequena massa (compondo a "enorme" eletrosfera). As cargas opostas do núcleo e da eletrosfera tornam o átomo neutro. Por isso a matéria não dá choque, pois as cargas opostas dos prótons (+) e elétrons (-) se anulam.
“Modelo Planetário”: apenas o núcleo do átomo é maciço (prótons e nêutrons). Os prótons possuem carga positiva (+) e os nêutrons, como seu nome indica, não possuem carga (apenas massa). Já em volta do núcleo, giram os elétrons com carga negativa (-), mas praticamente sem massa.
1) Como foi a experiência que Rutherford e seus colaboradores realizaram?
2) O que eles perceberam nessa experiência?
3) Como eles passaram a interpretar que seriam os átomos? Que tipo de modelo (ideia) eles criaram para tentar imaginar como seriam os átomos?
Commenti