top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

2º A,B,C,D - QUÍMICA - ATIVIDADE 5 - PROFESSOR ALEXANDRE - 2º BIMESTRE 2021

POSTADO POR ALEXANDRE - Prof de QUÍMICA

Oi car@ alun@, espero que você e sua família estejam bem.

DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: quimicaalexandre2020@gmail.com

Prazo: 14/05/2021

Você pode mandar as questões e respostas digitadas ou se preferir faça no caderno, tire foto (legível) e envie para o email acima, sempre com seu nome, número e série, para eu saber quem é você.

Também peço que repasse essa atividade a demais colegas que não estejam conseguindo ter acesso. Obrigado.



Soluções e Concentração de Soluções:

Em Química, solução é toda mistura homogênea (com 1 só aparência ou 1 só "fase").

Exemplos de soluções: água do mar (água + cloreto de sódio), soro fisiológico, cafezinho (água + pó de café + sacarose), tinta látex dissolvida em água, dipirona em água, etc. Todas essas misturas são homogêneas (com apenas 1 só aparência ou fase). Repare que são soluções líquidas.


Há também as soluções sólidas (aço = ferro + carbono) e as gasosas (Ar = Nitrogênio + Oxigênio + outros gases).



Uma solução tem pelo menos dois componentes: soluto e solvente.

Soluto é a substância que está dissolvida em um

meio chamado solvente;

Solvente é substância em que o soluto está dissolvido.


Por exemplo: em um copo com água + cloreto de sódio (sal de cozinha) teremos a água como solvente e o cloreto de sódio como soluto.

Com relação à quantidade de soluto e solvente que compõe a solução classificamos as mesmas em:

· Soluções insaturadas: ainda podem dissolver bem mais quantidade de soluto. Ex: um suco bem aguado, pode ser colocado mais pó e açúcar.

· Soluções saturadas: estão com a máxima quantidade de soluto para aquela quantidade de solvente. Ex: um suco concentrado, "forte".

· Soluções supersaturadas: Possuem soluto a mais do que pode ser dissolvido. O excesso de soluto se deposita no fundo (corpo de fundo). Ex: suco com pó e açúcar no fundo que não se dissolvem por que estão em excesso em relação à quantidade de solvente (água).

Concentração de Soluções

As soluções apresentam uma característica muito importante: a concentração.

O conceito concentração é amplamente utilizado em nosso cotidiano. Cansamos de ler rótulos de produtos tais como "suco concentrado" ou "detergente concentrado", e ainda ouvimos muito falar em concentração de um remédio ou uma tinta. Quer ver como é simples?

Você vem me visitar e eu lhe ofereço um café. Pergunto a você: quantas colheres de açúcar (ou quantas gotas de adoçante)? O que eu quero saber, quimicamente falando, é se você quer uma solução de café com açúcar muito ou pouco concentrada. Se você é um "formigão", provavelmente gostará de seu café com grande quantidade (massa em g, ou mg) de açúcar por xícara (volume em mL ou L) de café. Se estiver de dieta me pedirá um café com baixa concentração de açúcar, ou seja, pouca quantidade (massa) de açúcar por xícara (volume) de café.


Copie, responda as questões:


1) O que é uma solução?

2) Dê 5 exemplos de soluções do seu dia-a-dia e do que são formadas

3) Quais os dois componentes de uma solução? Explique-os

4) Foi preparada uma salmora (água + cloreto de sódio) em que mesmo após mexer bastante com a colher, ficou cerca de 1 cm de cloreto de sódio no fundo. Essa solução é classificada como: a) saturada b) insaturada c) supersaturada

5) Um café "fraco" dito "chafé" pode ser considerado uma solução:

a) saturada b) insaturada c) supersaturada

6) A concentração de dipirona para crianças é geralmente de 20 gotas para 50 mL de água. Essa concentração é importante ou pode ser dada qualquer concentração? Pesquise e explique.


68 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page