Postado por Mazé.
E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”
Série: 2ª A
Disciplina: Arte
Devolutivas das atividades por e-mail para: professoramaze2020arte@gmail.com
- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.
- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta.
Data de Entrega: 18/03/2021
Orientações de estudo: a organização do seu caderno, portfólio ou pasta (digital) é fundamental para o sucesso do andamento dos seus estudos durante o ano 2021.
TEMA: CURADORIA
Leitura
Mas, afinal, o que faz um curador de arte?
Basicamente, o curador é a pessoa que pensa, prepara, organiza e monta uma exposição. Trabalhando nos bastidores, os curadores exercem uma enorme influência sobre a arte que vemos em museus e galerias e acabam por determinar as pautas sobre as quais os críticos de arte vão escrever. Hans Ulrich Obrist, curador e diretor da Serpentine Galleries de Londres define o significado da profissão em quatro pontos principais: preservar, no sentido de salvaguardar a herança da arte; selecionar os novos trabalhos; conectar à história da arte; e organizar e exibir o trabalho. Sendo assim, os curadores estão envolvidos em praticamente todos os aspectos das atividades de um museu, além de terem papel fundamental no processo de seleção e aquisição das instituições, decidindo como destinar o orçamento e quais trabalhos exibir. (Fonte https://blog.blombo.com/como-funciona-a-curadoria-de-arte/)
Exemplo – Observe o papel do curador na Exposição ‘Pelé 80’ narra a trajetória do Rei do Futebol” ⚽
“Com curadoria do cenógrafo Gringo Cardia, a exposição mostra como o rei construiu sua imagem diante do mundo inteiro e virou rapidamente um ícone pop. Essa brilhante carreira é contada por meio de animações, instalações e 444 fotografias históricas, que retratam a vida do jogador desde os primeiros anos no município de Três Corações, no interior Minas Gerais”. (Fonte - https://catracalivre.com.br/agenda/exposicoes-em-sao-paulo-sp/)
LINGUAGEM DANÇA - TEMA: FLASH MOB
Anotar no caderno - “Atualmente, pessoas dançam em espaços variados, explorando diferentes movimentos, misturando diversos estilos musicais. Não existe mais um padrão de quem pode dançar, onde e o que dançar. Todos se beneficiam dos encantos dos movimentos da dança. Podemos ser surpreendidos com apresentações de dança em lugares inusitados (metrô, avenidas, praças, etc.), apresentando coreografias individuais e/ou coletivas e convidando a participação do público. Essa ação é chamada de flash mob.” Fonte: caderno do Aluno –Páginas 81 e 82.
FLASH MOB? O QUE É ISSO?
Você já ouvir falar em Flash Mob? Não?! É porque você vive no Brasil onde esse movimento não é tão popular, porém, é muito significativo.
O Flash Mob é uma manifestação instantânea de um grupo de pessoas que se reúnem em um mesmo local público para poderem realizar uma determinada ação, ou seja, pessoas que se organizam através de e-mails ou redes sociais para mostrar de forma lúdica seu protesto, divulgações de filmes, músicas, homenagearem algum cantor, entre outros.
Mas o Flash Mob já existia antes mesmo de sabermos que ele existia, com a Revolução Francesa, o povo querendo pressionar a monarquia invadiu o palácio da Tulherias fazendo a família Real de refém, entre outras manifestações políticas que sempre motivava pessoas a irem a um mesmo local para promover ações inesperadas.
O Primeiro Flash Mob surgiu em Manhattan, quando o jornalista Bill Wasik enviou e-mails convidando 50 amigos para irem em frente à uma loja de acessórios femininos, com a intenção de que as próprias pessoas se tornassem o show em um mob anônimo e sem liderança, mas a polícia descobriu antes mesmo de ocorrer o movimento e nada foi feito.
Já o segundo mob aconteceu no ano de 2003 com a iniciativa do mesmo jornalista, mas dessa vez foi bem-sucedida.
O interessante desses eventos é que são ocorridos de maneira inesperável, no meio de uma praça, de um supermercado, em escolas, aonde quer que seja, eles aparecem do nada e começam a dançar, atuar, e principalmente mobilizar o público que os assiste, e depois vão embora como se nada tivesse acontecido, simples assim.
Muitos dos Flash Mobs são caracterizados por coreografias e músicas de fundo para colaborar com a ação.
Atividade 3
1-Agora que você sabe que o curador de Arte é a pessoa que pensa, prepara, organiza e monta uma exposição de Arte:
Pesquise na internet, livros, revistas, etc, obras de arte de alguns desses artistas contemporâneos: Ron Mueck, Eduardo Srur, Vik Muniz, Patrícia Piccinini, Ai Wei Wei, Nathan Sawaya, Hélio Oiticica, Arthur Bispo do Rosário, Cildo Meireles ou Nele Azevedo. Escolha alguns destes e realize uma montagem bem criativa!
Exemplo de montagem – Utilize APP dos celulares, computador, notebook ou colagem
2- Faça um rascunho (esboço) sobre uma ideia sua de como poderíamos realizar um projeto virtual na escola, o que seria? Todos os alunos poderiam participar? Você escolhe!
Sugestões de ideias possíveis - Escolha abaixo, todas as alternativas ou apenas algumas dessas ideias poderiam fazer parte da sua curadoria? Como você faria essa programação cultural?
a-Convidar os alunos que tenham habilidades em: desenhos, pinturas, anime, história em quadrinhos, grafite, fotografias digitais para realização dessa exposição virtual?
b- Fotografias específicas sobre paisagens urbanas, animais ou flores.( Fotografias coloridas, preto e branco ou com efeitos de APP)?
c- Selecionar YouTuber que fala sobre Arte, mídias e tecnologia.
d- Performance que envolva as artes visuais, dança, teatro e tecnologia.
Você pode acrescentar outras alternativas culturais se preferir!
Quais meios de divulgações você usaria para realização desse trabalho?
3- Responda: em arte contemporânea podemos envolver o encontro da arte e o público? Sim ou não? Justifique a sua resposta!
4- Faça uma conclusão sobre o que você entendeu sobre “Flash Mob?
5- Cite alguns exemplos de Flash Mob famosos.
Dica para você assistir:
Grande Dança Brasil (Flash Mob) - São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=waBnO34AK6c. Acesso em: 21 out. 2019.
Bons estudos!
“A arte é uma forma de crescimento para a liberdade, um caminho para a vida”. Fayga Ostrower.
Comments