Postado por Mazé
E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”
Séries: 2ª A
Disciplina: Arte
Devolutivas das atividades por e-mail para: professoramaze2020arte@gmail.com
- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.
- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta.
Data de Entrega: 03/03/2021
Aprofundamento das habilidades e dos objetos dos conhecimentos
Campo Patrimonial no Brasil:
1º O que é SPHAN? Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1937) – tombamento histórico patrimônio material.
2º Criação do CNRC – Centro de Referência Nacional Cultural (1975) Bem cultural – Patrimonialização das diferenças: grupos indígenas, afrodescendente, classes populares em gerais e dos imigrantes, etc.
3º Constituição Brasileira (1988) – art.216. Direito à memória como Cidadania.
Curiosidade:
Instituição do Registro (2000) – Patrimônio Imaterial
· São registrados em livros: dos saberes, celebrações, das formas de expressão.
Decreto 3.551/2000 - O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) define a política de Patrimônio Imaterial: os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Exemplo: Círio de Nazaré - Existe há 228 anos a celebração acontece em Belém - Pará.
Curiosidades:
Dia do Patrimônio Histórico
A Lei nº 378, de 1937, no governo Getúlio Vargas, criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta proteger e preservar os bens culturais do país, marcando a assim o 17 de agosto como o Dia do Patrimônio Histórico.
A data foi escolhida em razão do nascimento do historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969).
Vamos refletir - A arte como identidade.
Atividade 2 - Projeto Inicial
Mão na Massa
Preservação e restauro. A arte como identidade!
Sobre fenômenos da natureza, preservação, tragédias. Pesquise lugares e acontecimentos que a mídia noticiou (Ex.: São Luís do Paraitinga, Cunha, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Mariana, Brumadinho), algo que aconteceu nessas cidade ou região, lugares que foram modificados por ações naturais ou pela ação do homem.
1- Escolher e pesquisar apenas UM desses lugares culturais apresentados abaixo:
a- São Luís do Paraitinga (“O centro histórico de São Luís do Paraitinga - no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo - com arquitetura em estilo colonial, preserva características da época dos barões do café”).
b- Angra dos Reis – (“são mais conhecidas pela suas ilhas e pela beleza natural, Angra dos Reis possui um rico acervo patrimonial, com inúmeros prédios tombados pelo IPHAN. Seu conjunto arquitetônico é composto por grandes sobrados coloniais, como a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis e edifícios religiosos, como a igreja de Santa Luzia e a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, assim como as ruínas do convento de São Bernardino de Sena e o convento do Carmo de Angra dos Reis. Na igreja de Nossa Senhora da Lapa, de 1752, funciona um museu de arte sacra com rico acervo”).
c- Rio de Janeiro (“O patrimônio cultural carioca abrange várias cidades históricas - conjuntos urbanos tombados - e centenas de monumentos em municípios, além de conjuntos arquitetônicos e paisagísticos. Integram o acervo desde os consagrados cartões-postais da capital, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Maracanã até as fazendas, fortalezas, casas, sobrados, igrejas e obras de arte. Além disto, desde 1º de julho de 2012 a cidade do Rio de Janeiro passou a ser conhecida como a primeira área urbana do mundo reconhecida pela Unesco por sua paisagem urbana entre a montanha e o mar”).
d- Mariana (“Mariana - primeira capital de Minas Gerais - é a única de traçado planejado entre as cidades coloniais mineiras. O seu centro histórico, tombado pelo Iphan, em 1945, apresenta um acervo arquitetônico composto por monumentos que marcam os anos áureos da opulência do passado marcado pela mineração de ouro. O traçado urbano policêntrico - pontilhado por igrejas, Passos da Paixão e chafarizes - revela o efeito cênico típico da estética barroca de influência portuguesa”.
e- Brumadinho (“Uma significativa representação do Patrimônio Cultural Brasileiro está estampada entre as montanhas de Minas Gerais. São quase incontáveis as igrejas e templos católicos incrustados entre as ruas das cidades históricas do Estado, formando um cenário singular, que é retrato da história do processo de ocupação do interior do Brasil, da exploração das minas de ouro e diamantes, e da simbólica arte e arquitetura religiosa que moldou o interior do país. Parte desse tesouro mineiro será restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de seis novas intervenções”).
2 - Com a utilização de ilustrações, vídeos ou performance, justifique porque é importante preservar a história desse lugar?
3- Qual é a relação da Arte e a identidade desse lugar? (Aponte o contexto histórico, artístico, arquitetônico ou monumental).
4- Fica como opcional, caso você quiser utilizar a dramatização (performance), mídias, linguagens artísticas para apresentação dessa pesquisa. Não precisa ser só digitalizado ou manuscrito. Você pode ser criativo: gravar vídeos curtos, slides, usar recursos de aplicativos, efeitos fotográficos, musicais, etc. Não tenha medo de ousar e usar os vários recursos existentes em Arte.
Comments