Postado por Meire 13/06/2021
Devolutiva no meu e-mail: meiremachado@prof.educacao.sp.gov.br
Tudo começa pelo respeito
Quando falamos em convivência, seja ela na escola, no bairro ou na cidade em que moramos, na residência que dividimos com os nossos entes queridos e até mesmo a convivência em nosso local de trabalho, sempre nos vem à mente a palavra “respeito” como norteadora das nossas ações.
Quando pensamos em nosso Projeto de Vida, sempre nos vem à mente uma sociedade harmônica, na qual as diferenças sejam respeitadas.
Falar em respeito com os nossos adolescentes os incentiva a construir relacionamentos sólidos e saudáveis, valorizando as diferenças e preparando-os para viver em um mundo cada dia mais globalizado e diverso.
Diferença entre Preconceito, Discriminação e Racismo
O preconceito é o ato de julgar sem conhecimento. Ou seja, há uma sensação de que já se sabe o que a outra pessoa vai fazer ou falar só pela primeira impressão. Isso impede que ideias sejam compartilhadas e que novos conhecimentos sejam adquiridos através de pessoas diferentes.
A discriminação segregação acompanhada de injúria e humilhação.
Na escola, situações de discriminação acontecem quando um estudante é excluído por outros estudantes ou até quando algum estudante sofre ataques e provocações de outros.
O racismo é considerar que existe uma raça superior à outra, ou seja, pessoas da raça/cor superior são consequentemente superiores a outras.
Na escola, o racismo atinge as crianças e os adolescentes de forma contundente, minando sua autoestima para que pensem que não são capazes de obter sucesso na vida pessoal e profissional.
1) Você já sofreu algum tipo de preconceito, discriminação ou racismo?
2) Nascemos sem preconceitos e discriminações. Como então nos tornamos preconceituosos e desrespeitosos uns para com os outros?
Comments