top of page

2A 2B 2C 2D – BIOLOGIA – ATIVIDADE 8 – ELAINE – 2°BIMESTRE 2021

Postado por Elaine


Roteiro de estudos

- As respostas podem ser digitadas ou escritas no caderno.

- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com.

- Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou tel 951041803

OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem o número da atividade realizada.

Entrega até 25/06



Sistema ABO e Fator RH


O sistema ABO são classificações do sangue humano nos quatro tipos existentes: A, B, AB e O. Enquanto que o Fator Rh é um grupo de antígenos que determina se o sangue possui o Rh positivo ou negativo.

A herança sanguínea, ou seja, o tipo sanguíneo de uma pessoa, é determinada geneticamente, sendo um caso de alelos múltiplos, pelos genes IA, IB e I.


Como foram descobertos os Sistemas ABO e Rh?

Em 1902, o médico austríaco Karl Landsteiner e alguns cientistas conseguiram classificar o sangue humano em quatro tipos: A, B, AB e O. Durante as pesquisas, descobriu-se que alguns tipos sanguíneos eram incompatíveis, e essa incompatibilidade devia-se a uma reação imunológica entre substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo e substâncias presentes nas células do sangue, as hemácias. Passou-se então a chamar as substâncias aglutinógenas da membrana das hemácias de aglutinogênios; e as substâncias aglutinadoras do plasma de aglutininas.

A descoberta do Sistema ABO foi um marco importante da história da medicina. Por causa deste estudo, o médico e biólogo Karl Landsteiner ganhou, em 1930, o “Prêmio Nobel de Fisiologia”.

Além de desvendar a tipologia sanguínea, Karl Landsteiner (1868-1943) descobriu o Fator Rh (anticorpos), derivado do nome do “macaco do gênero Reshus”. Este animal foi utilizado como cobaia nas investigações para o avanço do sistema ABO.

As pesquisas apontam que determinados tipos de sangue possuem ausência do fator Rh. Isso acontece pois os indivíduos que apresentaram as hemácias aglutinadas pelo anticorpo Rh foram classificadas como Rh positivas (Rh+). Em contrapartida, as hemácias dos que não se aglutinaram foram chamadas de Rh negativas (Rh-).


Tipos de Sangue


Tipos sanguíneos e suas características

Os grupos sanguíneos, de acordo com o sistema ABO, são classificados em: A, B, AB e O.

Os tipos diferenciam-se pela presença ou ausência de aglutininas, no plasma sanguíneo, e de aglutinogênios, na membrana das hemácias.

· Tipo A: O sangue do tipo A apresenta aglutinina (anticorpos) anti-B no plasma. Assim, indivíduos com esse tipo de sangue podem receber dos tipos A e O, contudo, não recebem do tipo B e nem do tipo AB.

· Tipo B: O sangue do tipo B apresenta aglutinina (anticorpos) anti-A no plasma. Assim, indivíduos com esse tipo de sangue podem receber de B e O, porém, não podem receber sangue dos tipos A e AB.

· Tipo AB: O sangue do tipo AB é o “Receptor Universal”, de forma que AB não possui aglutininas no plasma e pode receber qualquer tipo de sangue. Em outras palavras, o sangue AB possuem os antígenos A e B, entretanto, nenhum anticorpo.

· Tipo O: O sangue do tipo O é o “Doador Universal”, uma vez que possuem os dois tipos de aglutininas (anticorpos) no plasma, anti-A e anti-B, e não apresentam aglutinogênios (antígenos) dos tipos A e B. A despeito de serem os doadores universais, ou seja, podem doar seu sangue para qualquer grupo sanguíneo, esses indivíduos só recebem sangue do tipo O.


Questões


Esses exercícios encontram-se na apostila


Pag.100

1. O que significa ser do grupo O+ (O positivo), por exemplo, em relação à transfusão sanguínea?

2. Já ouviu falar em doador universal e receptor universal de sangue? O que significam esses termos?

3. Você se encaixa como doador ou receptor universal? Comente.

4. Há casos em que se pode excluir a paternidade de supostos pais comparando o tipo sanguíneo do pai, mãe e criança. Como isso é possível? Esse tipo de conclusão é sempre confiável? Qual a relação da genética com essa situação?


Pag.102

APLICANDO O CONHECIMENTO

“Bancando” o detetive: Um caso famoso que podemos citar aconteceu com Charles Chaplin (1889 -1977), o ator e comediante que imortalizou o personagem Carlitos. Em maio de 1943, sua namorada, Joan Barry, pediu a ele que assumisse a paternidade do filho que ia nascer. Contudo, foram feitos exames de sangue após o nascimento que comprovaram que Chaplin não era o pai, mas na época tais exames não eram validados e ele foi obrigado a pagar 75 dólares por semana até a criança completar 21 anos. Informamos que o sangue da criança era do tipo B; o da mãe, do tipo A; e o de Chaplin, O.

Com essas informações, resolva a situação:

a) Explique, por meio de conhecimentos genéticos, o fato de Charles Chaplin não poder ser o pai da criança.

b) Quais tipos sanguíneos a criança, caso fosse filha de Chaplin, poderia ter? Indique os possíveis genótipos.

66 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page