top of page

2A 2B 2C 2D - BIOLOGIA - ATIVIDADE 1 - ELAINE - 1°BIMESTRE 2021

Postado por Elaine


Olá! Sejam bem vindos! Meu nome é Elaine e sou professora de biologia. Em biologia a gente aprende tudo que é relacionado a vida. O conteúdo do segundo ano é voltado para o estudo das células. Mas, nessa primeira atividade, iremos retomar alguns conteúdos vistos no primeiro ano. Leiam os textos disponibilizados e sempre que possível assistam as vídeo aulas. Se ficarem com dúvidas podem perguntar no e-mail profbioelaine@outlook.com. Tenham uma boa aula!


Roteiro de estudos

- As atividades podem ser digitadas ou escritas no caderno.

- Os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente os textos.

- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com.

- Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail.

OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem o número da atividade realizada.

Entrega até 19/02/2021


Ecologia


Ecologia é uma ciência. É a parte da Biologia que estuda as interações dos seres vivos uns com os outros e com o meio ambiente. O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si.

A cadeia alimentar corresponde à relação de alimentação, ou seja, à absorção de nutrientes e energia entre os seres vivos. Os componentes da cadeia alimentar correspondem a toda parte viva que a compõe. Eles são classificados em produtores, consumidores e decompositores, cada um deles representa um nível trófico.




Nos ecossistemas, enquanto a matéria é reciclada, graças a ação de decompositores e produtores, a energia tem fluxo unidirecional, ou seja, não é reciclada: inicialmente na forma de luz, converte-se em energia química dos alimentos e perde-se, finalmente, na forma de calor, que não é reutilizado. A energia obtida pelos organismos é parcialmente utilizada para a manutenção da vida, sendo transferida apenas uma parcela para o nível trófico seguinte, assim a quantidade de energia diminui a cada transferência.


Os Ciclos Biogeoquímicos


O fluxo de energia é unidirecional, exigindo uma fonte de energia externa ao ecossistema. Já o fluxo de matéria é cíclico, ou seja, após a ação de decompositores, a matéria retorna para os produtores. O trajeto das substâncias do ambiente abiótico para o mundo dos seres vivos e o seu retorno ao mundo abiótico completam o que chamamos de ciclo biogeoquímico.

O Ciclo da Água: A água no estado líquido está continuamente evaporando. Nas altas camadas atmosféricas ela se condensa, formando as nuvens, de onde resultam as chuvas, neve ou granizo. A precipitação pluvial ocasiona a formação de lençóis subterrâneos e de nascentes de rios até os mares. Parte dessa água é absorvida e utilizada pelos seres vivos. Através da transpiração, respiração e excreção os seres vivos devolvem a água para o ambiente.

O Ciclo do Carbono: Essencial para a fotossíntese e para a manutenção do calor fornecido pelo Sol. A atividade respiratória dos seres vivos e as combustões em geral, lançam anualmente mais de cinco bilhões de toneladas desse gás na atmosfera, provocando poluição. O aumento significativo de gás carbônico na atmosfera vem provocando um aquecimento cada vez maior do planeta, reduzindo a perda de calor para o espaço exterior (efeito estufa). Nos seres vivos, o carbono tem um papel estrutural e seus compostos são consumidos como reservatórios de energia. Ao fim dos processos respiratórios, que visam a liberação da energia contida nas moléculas orgânicas, o gás carbônico reaparece com um dos produtos finais, sendo devolvido ao meio abiótico para reiniciar o ciclo.

O Ciclo do Oxigênio: Seu ciclo está intimamente ligado ao ciclo do carbono. Durante a fotossíntese, os organismos retiram CO2 do ambiente e desprendem oxigênio (O2). O oxigênio liberado para a atmosfera é proveniente da quebra de moléculas de água durante a fotossíntese. Durante a respiração, os seres aeróbios, consomem O2 e liberam CO2 para o ambiente.

O Ciclo do Nitrogênio: Encontrado no ar atmosférico numa proporção de 78,09%, o nitrogênio (N2) é indispensável à formação dos aminoácidos que constituem as proteínas, porém os organismos superiores não conseguem absorvê-lo diretamente do ar. Bactérias nitrificantes transformam o nitrogênio em amônia (NH3) que pode ser absorvido pelos vegetais, constituindo os aminoácidos das plantas. Através da cadeia alimentar, todos os níveis adquirem nitrogênio. Através da decomposição e excreção a amônia volta para o ambiente, onde pode ser reabsorvida pelas plantas ou decomposta pelas bactérias desnitrificantes. As bactérias desnitrificantes decompõem a uréia e a amônia, liberando nitrogênio molecular para a atmosfera.






Questões


1- Imagine uma cadeia alimentar constituída por vegetais, gaviões, gafanhotos, rãs e cobras. Os organismos que ocuparão o nível trófico mais alto (menos energia) e o nível mais baixo (mais energia) serão, respectivamente:

a) Gavião e vegetais

b) Cobras e vegetais

c) Vegetais e gaviões

d) Rãs e gafanhotos


2- Em uma cadeia alimentar, o homem poderá ser classificado como consumidor primário e secundário quando se alimentar, respectivamente, de:

a) Leite e queijo.

b) Salada e arroz.

c) Arroz e feijão.

d) Batata-doce e fígado de vaca.


3- Monte as cadeias alimentares que justifiquem sua resposta da questão anterior.


4- Qual a importância dos ciclos biogeoquímicos para os seres vivos?


5- Atualmente, o planeta vem enfrentando um grave problema em relação ao ciclo da água. O problema é quantitativo ou qualitativo? Justifique.



172 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page